O que é Product Analytics?

Fala aí analítico e analítica de plantão, belezinha? Com certeza você já sabe que a área de analytics está cada vez mais se fazendo presente em diversas carreiras, como por exemplo a de profissionais de produto, os POS(Product Owner) e PMS (Product Manager) e vamos nesse artigo em parceria com a Amplitude revelar e te ensinar tudo o que você precisa saber sobre Product Analytics!

Table of contents

O que é Product Analytics?

Product Analytics é o processo usado para entender como os clientes se envolvem com produtos digitais. É uma estrutura para colocar os clientes no centro de um negócio, analisando dados comportamentais, identificando oportunidades de conversão e criando experiências digitais impactantes que trazem alto valor ao longo do tempo do cliente .

A análise de produtos permite que sua equipe rastreie, visualize e analise dados comportamentais e de engajamento em tempo real para que você possa otimizar toda a jornada do cliente. Você pode ir além das métricas de vaidade e vincular cada etapa do ciclo de vida do cliente a um ponto de dados concreto, capacitando sua equipe a melhorar a experiência digital, conquistar a fidelidade do cliente e vincular as apostas digitais ao impacto nos negócios.

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Por que Product Analytics é importante?

Os líderes de negócios devem adotar uma abordagem digital em primeiro lugar para manter uma vantagem competitiva e atrair e reter clientes. Essa mentalidade é uma mudança de simplesmente colocar os clientes na porta e, em vez disso, se concentra na criação de uma experiência digital que agregará valor ao cliente.

Product Analytics ajuda você a criar essa experiência digital sem adivinhação. Ele fornece informações concretas para otimizar conversões, aumentar a retenção e maximizar a receita.

De acordo com o G2 , "o software de análise de produtos fornece às empresas visibilidade das interações de seus usuários com seus produtos, incluindo visitas, eventos e interação". Ele fornece acesso não apenas aos dados do cliente, mas também a painéis e relatórios para analisar essas informações.

Aproxime-se da era digital em primeiro lugar

Para vencer a concorrência, empresas de todos os tipos – e em todos os setores – devem adotar a mentalidade digital em primeiro lugar. A pandemia do COVID-19 acelerou uma transição já em andamento: clientes que buscam a experiência digital como seu principal ponto de contato com uma empresa. Agora, os clientes têm expectativas elevadas para a experiência do produto. Eles esperam que as empresas forneçam recursos de alto valor em um ritmo rápido e, se o produto ou serviço digital não atender às suas necessidades, eles procurarão em outro lugar.

A análise de produtos é o epicentro de como as empresas que priorizam o digital descobrem as necessidades dos clientes e medem o impacto de seus produtos. Ele fornece às empresas insights em tempo real sobre como os usuários estão interagindo com seus produtos, para que possam responder a qualquer problema com agilidade.

Digamos que um usuário que acabou de se inscrever em seu produto não conclua a próxima etapa esperada. As empresas podem usar o software de análise de produtos para descobrir por que isso está acontecendo e como podem redirecionar os usuários para realizar ações valiosas.

Definir estratégia de negócios e produtos

Muitas vezes, as empresas desenvolvem recurso após recurso sem pensar em como esses recursos atendem aos objetivos gerais de negócios. Para realinhar, eles precisam se concentrar em sua métrica North Star - a principal medida de sucesso para as equipes de produto. Ele fica na interseção do valor do cliente e do valor comercial e reflete o problema do cliente que seu produto está tentando resolver.

A análise do produto é inestimável ao definir uma estratégia para atender a essa métrica da Estrela do Norte. A estratégia de produtos informados por dados é guiada pelo princípio de que quanto mais você entender seus clientes, melhor poderá atendê-los.

Apresenta insights imediatos e de autoatendimento sobre o comportamento do cliente

As empresas costumam ter uma infinidade de perguntas sobre seus clientes e sobre o desempenho de seus produtos, como:

  • Quem são meus clientes mais valiosos?
  • Que ações esses clientes valiosos realizam?
  • Quem são os clientes que churn?
  • Quais ações os usuários com rotatividade executam?
  • Quais são as características dos usuários altamente engajados?
  • Quais são os pontos problemáticos dos meus usuários?

Esses dados podem ser esmagadores para as equipes, especialmente se as habilidades analíticas variarem muito entre o grupo. Você não quer estar em uma situação em que os insights ficam bloqueados por outra equipe ou por uma solicitação de tíquete. Essa demora em obter respostas às perguntas sobre o produto leva a uma confiança excessiva no instinto ou à incapacidade de reagir rapidamente.

Uma abordagem de análise de autoatendimento torna os dados e análises comportamentais do cliente amplamente acessíveis. Com uma plataforma como a Amplitude, as equipes não precisam ter habilidades de SQL para explorar dados e formar insights. Eles estão preparados para o sucesso por terem acesso imediato e direto aos dados e uma plataforma navegável para analisá-los com apenas alguns cliques.

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Quem usa Product Analytics?

Toda empresa pode e deve se inclinar para a era digital em primeiro lugar. Como parte dessa mudança, os membros da equipe de todos os tipos se beneficiarão da compreensão dos clientes por meio dos dados do produto. Uma ampla variedade de setores, funções e equipes está usando análises de produtos para formar essas percepções dos clientes e compartilhá-las em toda a organização.

Indústrias que usam análises de produtos

Todos os setores com uma plataforma digital podem aproveitar a análise de produtos para gerar insights sobre a experiência do cliente . Indústrias como B2B , tecnologia de consumo , comércio eletrônico , fintech , mídia e muito mais colocaram a análise de produtos para trabalhar para expandir suas empresas. Algumas maneiras de usar a análise de produtos incluem:

  • Identificar quais clientes estão mais engajados e usar essas informações para melhorar a retenção
  • Realização de testes A/B de novos recursos para tomar decisões rápidas sobre o produto
  • Descobrindo o gancho de retenção que mantém os usuários voltando a um aplicativo
  • Rastreamento de usuários na Web e em dispositivos móveis para obter uma visão completa da página de destino ao checkout
  • Segmentação de usuários com base em seu comportamento para oferecer produtos ou serviços relevantes
  • Identificar visualizações ou leitores para direcionar decisões de conteúdo
  • Combinando insights de clientes com dados sobre programas de fidelidade para criar ofertas personalizadas

As possibilidades são tão variadas quanto todas as indústrias que usam análises de produtos.

Funções que usam Product Analytics

Os insights de dados não pertencem a uma equipe. Do C-suite aos gerentes de produto e profissionais de marketing, todos podem usar insights de clientes em tempo real. Algumas funções comuns que usam análises de produtos incluem:

  • Gerentes de produto
  • Profissionais de marketing
  • engenheiros
  • Analistas
  • UX/UI Designers e Pesquisadores
  • Cientistas de dados
  • CEOs e Liderança Executiva
  • Líderes de operações
  • Gerentes de sucesso do cliente
  • Líderes de Vendas

Todos os membros da equipe devem trabalhar juntos para revelar e compartilhar descobertas que afetam a jornada do cliente. Se você está tentando entender o comportamento atual do cliente ou fazer uma previsão sobre o que vem a seguir, a resposta está na análise do produto.

O mais importante é o papel que seus clientes desempenham. Como fonte de seus dados, eles também se beneficiam com o que você aprende. A análise de seu produto pode fornecer os dados exatos necessários para orientar sua tomada de decisão e continuar a fazer melhorias que encantam seus clientes.

Tipos de produtos que usam Product Analytics

A análise de produtos beneficia muitos tipos de produtos, incluindo aplicativos da web, aplicativos móveis, sites e IoT (Internet das Coisas) ou hardware inteligente. Muitas vezes, as empresas usam análises de produtos para analisar o desempenho de vários produtos ou canais digitais. Afinal, a jornada do cliente não começa e termina em um único dispositivo. Os clientes podem começar na web e mudar para o celular, e você deve entender as diferenças em como eles interagem com sua empresa em cada ambiente digital.

Principais métricas que você pode medir com análise de produtos

Medir tudo e qualquer coisa leva a dados que são incontroláveis e simplesmente é um ato preguiçoso. Isso transfere o fardo para sua equipe para tentar entender os resultados. Em vez disso, você deve definir e medir as métricas que têm maior impacto nos negócios. Em vez de gastar tempo compilando os dados necessários para suas principais métricas, a análise de produtos pode simplificar esse processo de revisão . Isso permite que você se concentre nos números e não no processo de coleta de dados.

Ouça o Podcast sobre Métricas de Produtos Digitais

Engajamento

No passado, as empresas usavam o Net Promoter Score (NPS) para avaliar se os clientes estavam engajados e satisfeitos com seus produtos. Mas o NPS e outras pesquisas não fornecem uma imagem completa de sua experiência com seu produto. Atualmente, apenas 16% dos executivos consideram o NPS uma importante medida de sucesso digital.

Além disso, as empresas tradicionalmente contam com visualizações de página e cliques para rastrear o sucesso das interações digitais. Mas essas métricas de vaidade apenas roçam a superfície do insight. Para entender verdadeiramente o engajamento, você precisa de uma visão completa da jornada do cliente. Em vez de apenas medir as exibições de página, por exemplo, você precisa ver como os clientes passaram da exibição de página à inscrição, realizando uma ação crítica para se tornar um usuário recorrente ao longo do tempo. .

A análise de produtos mostra todas as maneiras como seus clientes usam seu produto, bem como quais interações agregam mais valor, para que você possa avaliar com precisão o envolvimento. Você pode identificar quais recursos os clientes mais utilizam, com que frequência eles retornam ao seu aplicativo e quais ações estão realizando. Com esses insights, a análise de produtos pode ajudá-lo a aumentar o engajamento , tornando seu produto mais atraente para clientes novos e existentes.

Retenção

A retenção — um dos fatores mais importantes para o sucesso de uma empresa — está ligada à experiência do cliente. Você precisa entregar valor em seu produto em um período de tempo específico para manter seus clientes voltando. Caso contrário, seu produto se tornará um balde furado: você pode investir tanto dinheiro quanto quiser na aquisição, mas não fará diferença se você não estiver retendo esses clientes ao longo do tempo.

O uso da análise de produtos pode ajudá-lo a descobrir a maneira certa de medir a retenção para seu modelo de negócios. Você pode definir parâmetros como identificar qual porcentagem de usuários retorna em ou após um determinado dia ou rastrear usuários que retornam em qualquer período de tempo. Ao examinar quando os clientes retornam ao seu produto , bem como os fluxos de usuários de seus clientes antigos e antigos , você pode criar estratégias para melhorar a retenção ao longo do tempo. Você também pode identificar os momentos de atrito que levam os clientes a desistir e implementar correções para melhorar a experiência digital.

Seus clientes com o maior valor vitalício (LTV) têm mais em comum do que a receita que trazem para o seu negócio. Eles também atingiram determinados marcos , contam com recursos ou fazem compras repetidas que levam a relacionamentos mais longos com os clientes.

Ao analisar o comportamento de seus clientes de alto LTV, você pode usar a jornada do produto para aumentar as conversões , melhorar as avaliações gratuitas ou criar campanhas direcionadas com novos clientes. Identifique os comportamentos desses clientes de alto LTV e você poderá levar outros clientes a resultados semelhantes.

Análises que você pode executar com o Product Analytics

Ao procurar uma solução de análise de produto, tenha em mente seus objetivos finais. Você deseja saber quais ações os clientes estão realizando no produto, o que esses clientes têm em comum e como você pode usar essas informações para melhorar a experiência do cliente.

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Análise de Coorte

A análise de coorte é uma análise que permite segmentar seus usuários em grupos com características comuns. Por exemplo, você pode agrupar seus usuários por ações que eles realizaram desde a inscrição ou diferentes comportamentos exibidos em um período de tempo específico. A partir daí, você pode começar a entender quais clientes são de alto valor e quais podem precisar de incentivos para se tornarem clientes de alto valor.

Análise de churn

Embora outras soluções possam mostrar que sua taxa de rotatividade é alta, a análise de produtos pode ajudá-lo a descobrir como corrigi-la. A análise de churn mostra quantas pessoas estão aderindo ou abandonando seu produto. Quer eles se afastem de seu produto logo após começarem a usá-lo ou se desfaçam lentamente, a análise de churn ajudará você a descobrir quais partes da jornada do cliente são mais afetadas pelo churn.

Análise de Retenção

Uma análise de retenção ajudará você a entender quantos de seus clientes estão retornando ao seu produto ao longo do tempo: no dia 1, dia 2 e semanas ou meses depois. Ao usar suas coortes, você também pode executar uma análise de retenção para entender quais comportamentos levam à retenção geral do produto. Você pode usar esses dados para desenvolver estratégias de retenção e aprimorar os esforços de marketing de retenção.

Análise de funil

Se você puder visualizar e medir como seus usuários progridem em uma série de etapas, poderá identificar novas oportunidades de melhoria e crescimento. A análise de funis é fundamental para melhorar a conversão. Você pode descobrir que os usuários estão desistindo durante o fluxo de integração ou que os clientes não estão concluindo o checkout depois de adicionar itens aos carrinhos.

Análise de conversão

Com uma análise de conversão, você pode observar os usuários que concluíram todas as etapas do seu funil em uma "janela de conversão" e compará-los com os clientes que não realizaram a conversão. Uma análise de conversão analisa os detalhes do seu funil para descobrir informações sobre o que os clientes convertidos têm em comum.

Em Amplitude, o recurso Conversion Drivers leva a análise de conversão para o próximo nível, analisando todas as ações no produto que ocorrem entre um ponto inicial e um ponto final bem-sucedido e indicando quais dessas etapas intermediárias estão mais correlacionadas com a conversão ou desembarque. Dessa forma, você pode ver exatamente quais ações tendem a gerar sucesso entre os diferentes estágios do funil.

Análise de Milestones

Os clientes se apaixonam pelo seu produto quando atingem o "momento aha". Nesse ponto, eles se tornam mais engajados e têm maior probabilidade de permanecer clientes. Você pode conhecer os marcos do seu produto e precisar validar suas suposições, ou pode precisar explorar os dados do produto para descobrir os marcos do cliente. Com a análise de marcos , você pode identificar as ações que seus clientes de alto valor realizam e incentivar mais usuários a seguirem o mesmo caminho.

Análise da experiência do cliente

A experiência do cliente segue toda a jornada do cliente , embora o caminho raramente seja linear. Você precisa examinar todos os pontos de contato, desde seus esforços iniciais de marketing até a retenção contínua e a fidelidade à marca.

A cada passo, é mais provável que os clientes respondam se seus esforços forem personalizados. Ao entender quais táticas de personalização levam os clientes a realizar ações específicas de alto valor em seu produto, você pode usar o teste A/B para estimular outros clientes a fazerem o mesmo.

Personalize a experiência de marketing

Hoje, os clientes esperam personalização em todos os canais digitais. Os dados comportamentais permitem que você crie experiências personalizadas em escala. Você pode encontrar seus melhores clientes por meio da segmentação, automatizar as melhores mensagens para diferentes coortes e monitorar o desempenho de seus anúncios, e-mails, experiências no aplicativo e muito mais.

Com um sistema unificado para análise e personalização de marketing , você pode não apenas simplificar seus esforços de personalização, mas também medir com segurança o impacto de seu produto ou campanha.

Como aumentar sua pilha de análises de produtos com sua organização

Estágio Inicial

Nesta fase, a principal coisa que você precisa saber é se está no caminho certo para poder iterar rapidamente e melhorar as principais métricas do produto. O Amplitude pode ajudá-lo a rastrear os principais eventos em seu produto para colaborar e enviar análises de alta qualidade com mais rapidez.

Estágio intermediário (20 a 100 funcionários)

Parabéns: você encontrou o produto adequado ao mercado. Nesse estágio, você provavelmente contratou alguns membros da equipe que dependem desses dados para realizar seu trabalho. analise o uso de dados para experimentação, automação de marketing, personalização etc., por isso é importante incorporar a análise no processo da equipe e tratá-la como um recurso do seu produto. Você provavelmente desejará começar a estabelecer uma disciplina analítica melhor para ajudar a impulsionar o crescimento futuro; isso inclui a contratação de um líder de análise para se apropriar desse avanço.

Comece a incorporar a análise na definição de pronto da equipe e trate-a como um recurso do seu produto. Certifique-se de que seja testado e que as equipes sejam incentivadas a incluir o rastreamento em cada novo lançamento de produto.

Estágio de crescimento (mais de 100 funcionários)

Esta é uma fase crítica. Sua equipe cresceu significativamente junto com sua pilha de dados. Nesta fase, algumas coisas que você deve ter em mente para garantir uma experiência de navegação tranquila.

Configure um processo para qualidade de dados. Como os dados provavelmente vêm de uma dúzia de fontes, você precisa garantir que os dados sejam precisos e confiáveis. Documente tudo. À medida que a equipe cresce, é importante documentar suas ferramentas e processos e criar um catálogo de dados.

Como ser bem-sucedido em Product Analytics?

As empresas mais bem-sucedidas com análises de produtos enfatizam a adoção por toda a equipe. Disponibilizar análises de produtos para todos ajuda as equipes a se moverem com agilidade e tomarem decisões mais informadas sobre o produto.

Seguindo as orientações abaixo, você pode preparar o terreno para o sucesso com sua plataforma de análise de produtos.

Promova a colaboração multifuncional

Quando você reúne pessoas com diferentes áreas de especialização para um projeto, sua equipe pode permanecer focada no objetivo geral. Essa colaboração multifuncional permite que cada membro da equipe forneça contexto relevante para insights de dados. A maneira mais fácil de fazer isso com análise de produto é dar acesso a todos os usuários.

Ao começar, considere como permitir que todas as equipes confiem nos dados para tomar decisões. Sua equipe técnica pode estar focada em tornar o produto escalável. O C-suite quer prever a receita. A equipe de marketing quer reduzir o tempo médio que um cliente leva para converter. Você deseja que suas equipes adotem a colaboração que a análise de produto fornecerá.

Priorize o gerenciamento de dados

Ao conectar seus dados a uma plataforma de análise de produtos, você precisará de processos eficazes de gerenciamento de dados . É fundamental que seus dados permaneçam utilizáveis ​​e não se tornem pesados. A estrutura para o gerenciamento de dados deve incluir:

  1. Identificar quais dados serão coletados para a análise do seu produto e como eles permanecerão precisos e confiáveis
  2. Armazenar seus dados analíticos de produtos para que sejam organizados, limpos e evite silos de dados
  3. Garantir que os dados sejam acessíveis para que as necessidades de cada equipe sejam atendidas na análise do produto

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Planeje sua instrumentação analítica de produtos

A instrumentação analítica do produto é o processo de configurar suas fontes de dados e tomar decisões sobre o que rastrear em seu produto. Essas decisões não devem ser tomadas em silos, mas sim envolver membros de todos os departamentos com o conhecimento de domínio correto. Sua equipe de instrumentação deve garantir que as necessidades de todas as equipes sejam atendidas.

Seu processo de instrumentação pode incluir membros da equipe:

  • Reunir perguntas que cada equipe deseja responder
  • Identificar KPIs e métricas específicas para medir
  • Começando com um fluxo de trabalho sobre o qual eles desejam aprender mais
  • Criando uma meta ou objetivo que desejam atingir
  • Desenvolvendo um modelo para testes futuros

A instrumentação deve começar com a resposta à questão comercial mais premente. A partir daí, os membros da equipe podem usar sua solução de análise de produto para encontrar uma resposta. Então, sua equipe de instrumentação deve ter a liberdade de aprender e aplicar análises de produtos a outros casos de uso. Observe que a instrumentação incluirá algum trabalho inicial de engenharia, mas é esse investimento que permite que sua equipe explore dados claros e úteis nos próximos anos.

Implemente uma governança de dados eficaz

A democracia de dados significa que todas as equipes têm acesso à análise de produtos e podem confiar nos resultados. Manter esse acesso é responsabilidade dos governadores de dados , que definem os padrões de como os dados serão usados ​​e educam a equipe. Normalmente, essa função fica na equipe de ciência de dados e trabalha em estreita colaboração com engenheiros e gerentes de produto.

Seus administradores de dados possuem a taxonomia de dados e se tornam as pessoas a quem recorrer para perguntas sobre rastreamento. Eles também são responsáveis ​​por atualizar os padrões com quaisquer alterações que ocorram nos dados ao longo do tempo.

Conecte vários produtos por meio de integrações

Embora seu produto seja a principal fonte de dados, você pode ter dados armazenados em outras plataformas. Integre sua plataforma de análise de produtos com ferramentas populares para combinar conjuntos de dados diferentes e formar uma imagem completa de seus clientes.

  • A integração do Salesforce CRM pode analisar contas e criar propriedades em nível de grupo
  • A integração do Zendesk permite que sua organização compartilhe todos os dados do usuário para rastreamento de círculo completo
  • A integração do Amazon Redshift permite consultas ad hoc sem processos ETL
  • A integração do MParticle pode rastrear eventos e usuários ao longo de todo o ciclo de vida do cliente
  • A integração do Facebook Ads pode criar públicos personalizados a partir de dados comportamentais
  • A integração de intercomunicação pode atingir os clientes com campanhas e mensagens personalizadas
  • Aprenda com histórias de sucesso

Mesmo com essas etapas, você ainda pode ficar se perguntando como implementar melhor a análise de produtos em sua empresa. Os estudos de caso são uma ótima fonte para aprender como outras empresas usam análises de produtos para aumentar seus produtos digitais.

A HubSpot usou uma estratégia combinada de análise de produtos de construção e compra para entender o comportamento do usuário e criar ótimos produtos digitais.

A Instacart usou a análise de produtos para aumentar as conclusões do checkout.

O GoFundMe concluiu a experimentação do produto com testes A/B para aumentar as doações.

A Slate usou dados para lançar efetivamente um modelo de paywall.

Aprenda Amplitude e Product Analytics na Prática

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