Métricas Preditivas GA4

Lançado em 2020, o Google Analytics 4 coloca as empresas em uma longa lista de infinitas possibilidades e oportunidades. Graças aos recursos que acompanham a nova propriedade, as pessoas agora podem aproveitar os benefícios do aprendizado de máquina.

O GA4 pega o Universal Analytics normal e o leva um passo adiante com suas métricas preditivas, um recurso usado para quantificar o avanço de uma conversão. O GA4 utiliza Machine Learning para coletar e analisar dados sobre seus clientes ou usuários. Os resultados da análise ajudam a prever o comportamento de compra futuro.

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Tipos de métricas preditivas no Google Analytics 4

As métricas preditivas permitem que você identifique quais usuários têm maior probabilidade de converter ou fazer uma compra. O oposto também é verdade; as métricas permitem identificar quais usuários têm baixa probabilidade de conversão.

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O GA4 usa três tipos de métricas preditivas:

Probabilidade de Compra A probabilidade de compra é a probabilidade de um usuário ativo nos 28 dias anteriores acionar uma compra nos sete dias seguintes. Você deve observar que o GA4 suporta apenas três eventos: compras de comércio eletrônico, eventos de compra no aplicativo e compras .

Probabilidade de desistência A probabilidade de um usuário que esteve ativo nos sete dias anteriores ficar inativo nos sete dias seguintes.

Receita Estimada Ele prevê a receita estimada nos próximos 28 dias a partir de compras ativas de usuários nos 28 dias anteriores.

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Pré-requisitos

Como o GA4 é um sistema sofisticado vinculado ao aprendizado de máquina, você deve atender a um conjunto de requisitos para treinar as métricas preditivas.

Esses requisitos de qualificação são mais uma lista de pré-requisitos padrão que precisam ser atendidos para acionar métricas preditivas. Eles são:

O menor número possível de amostras positivas e negativas é de 1.000, com o menor número de usuários não operacionais ou inativos também de 1.000. Por positivo, queremos dizer que você tem 1.000 compradores ou conversões, enquanto negativo significa que os outros 1.000 usuários não compraram nada.

O Google exige que a qualidade do modelo seja mantida por um período específico. Por qualidade do modelo, queremos dizer que os eventos de compra que acionam o tráfego dos usuários permanecem regulares ao longo do tempo. Embora o Google não tenha especificado o período necessário, o número normal de dias costuma ser 28.

O GA4 usa três tipos de métricas preditivas - Receita Estimada, Probabilidade de Desistência e Probabilidade de Compra. Para acionar essas métricas, você deve configurar o evento de compra e enviá-lo para a propriedade do GA4.

Lembre-se, depois de atender aos pré-requisitos, você receberá atualizações de métricas preditivas diariamente. No entanto, quando os números ficam abaixo dos requisitos padrão, você deixa de receber atualizações.

Como Ativar as métricas preditivas?

Quando sua propriedade do GA4 estiver configurada, ative o compartilhamento de dados de comparação . Isso fornecerá dados anônimos aos modelos de aprendizado preditivo e, como resultado, melhorará a qualidade das previsões de sua conta.

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Siga o passo a passo acima para configurar! E lembre-se, as métricas preditivas só funcionam com os eventos de conversão marcados.

Para fazer isso, primeiro clique no entupimento Admin no canto inferior esquerdo da sua conta analítica.

Como usar as métricas preditivas do GA4?

Vá para o GA4. No menu Relatório do Analytics, clique em Explorar .

Entre os muitos modelos de exploração, clique no sinal de mais (+) para escolher um modelo em branco.

No console recém-aberto, clique em Configurações da guia no menu suspenso em Técnica .

Depois de clicar no menu suspenso, você terá várias opções; escolha Vida útil do usuário .

Na guia Variável, clique no sinal de mais (+) em Métricas.

Uma sobreposição de pesquisa aparecerá com uma lista de opções abaixo dela. Clique na opção Métricas preditivas .

Depois de fazer o que foi dito acima, um menu suspenso na opção Métricas Preditivas aparecerá. Terá Probabilidade de Churn, Compra e Compra In-App.

Você pode verificá-los e selecionar quaisquer submétricas que se enquadrem nas opções de métricas principais. As submétricas são opções na forma de diferentes percentuais, incluindo uma opção de média de submétricas.

Clique duas vezes em qualquer uma das opções de métrica. Clicar duas vezes irá adicioná-los ao relatório do Analytics.

É isso; você criou um relatório de tempo de vida do usuário usando métricas preditivas.

Além disso, as métricas preditivas permitem criar públicos preditivos, confira aqui.

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