Métricas para Email Marketing

As métricas de email são importantes para que você possa avaliar o desempenho das suas estratégias e campanhas de marketing e mensurar quantas pessoas estão visitando seu site, landing page ou aplicativo. Essas são métricas importantes para você conseguir analisar a sua estratégia! :)

Table of contents

O que é Taxa de Entrega?

A taxa de entrega se refere à quantidade de pessoas que receberam o seu email. Pois é! Quem acredita que todo mundo da lista receberá seu email se engana. E é justamente para isso que a Taxa de Entrega funciona e é tão importante.

Essa métrica é usada da seguinte maneira: Imagine que seu email foi enviado para 10 mil pessoas e que 9 mil receberam. Isso significa que sua taxa de entrega foi de 90%.

Como usar a Taxa de Entrega?

Como falei, engana-se quem acha que todo email será entregue, principalmente na caixa de entrada do usuário. Justamente por isso a taxa de entrega é algo tão importante, pois ela te ajuda a entender alguns pontos que passariam normalmente despercebidos. É importante entender que existem diversos motivos para que a sua taxa de entrega não seja 100%, e alguns principais são:

Caixa de entrada do destinatário lotada Email inválido Conta de Email inexistente Provedor que identifica seu domínio como Spam Qualidade do Servidor de disparo Reputação do domínio

Por isso é muito importante enviar emails para as pessoas que autorizaram. Evitar fazer spam e não usar termos como "grátis'' também são boas dicas, já que, em geral, são pontos que podem prejudicar a sua taxa de entrega.

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O que é a Taxa de Abertura?

Taxa de Abertura é a porcentagem de pessoas que abriram seu email marketing. Essa métrica é calculada com base na quantidade de pessoas que abriram o email, dividindo pela quantidade de pessoas que receberam os emails.

Exemplo: (1.000 aberturas / 10.000 pessoas na lista ) *100 = 10% de taxa de abertura.

Como usar a Taxa de Abertura?

Segundo o Campaign Monitor, ferramenta de email marketing largamente utilizada, as taxas de abertura tem média de 17,8%. Esse é um ótimo parâmetro para você entender como está a sua taxa de abertura.

Essa métrica também ajuda a entender como foi o Subject (assunto) do email enviado, uma vez que ele é o grande responsável por induzir e gerar o desejo nos receptores em abrir sua mensagem.

Utilize essa métrica como norte para te ajudar a entender quais assuntos mais geram aberturas de emails e se baseie nisso para conseguir idealizar novas chamadas.

O que é List Growth Rate?

O List Growth Rate (taxa de crescimento da lista) é a métrica que calcula a quantidade de crescimento que a sua base de emails teve.

Basicamente, pegamos a quantidade de usuários que se descadastraram da base e diminuímos a quantidade de novos usuários que assinaram a sua newsletter ou se cadastraram em seu negócio.

Como usar o List Growth Rate?

Sabe aquela máxima de que você não agradará todo mundo? Pois é, é normal que pessoas se descadastrem da sua base de emails. Segundo a Hubspot, essa taxa pode ser de até 25% ao ano.

Essa métrica é muito importante para você conseguir analisar, de fato, se está trocando usuários da base, ou se está crescendo de verdade a lista, pois se a quantidade de pessoas que se inscrevem é a mesma de usuários que se descadastram, você está apenas substituindo alguns leads por outros (o que não é necessariamente ruim).

O que é Taxa de Spam?

Essa métrica exibe a porcentagem dos seus emails disparados que foram parar na caixa de spam dos usuários da base.

Os provedores de email tentam controlar ao máximo os tipos de ataques que possam ocorrer aos seus usuários, e com isso é normal que cada vez mais surjam exigências para que as empresas façam um bom trabalho. Nesse sentido, a Taxa de Spam é muito importante para você, que realiza ações de email marketing.

Como usar a Taxa de Spam?

Tente ficar bastante atento com essa métrica, pois ela pode fazer com que o seu domínio seja definitivamente associado a spam e seus emails não cheguem mais na caixa de entrada das pessoas.

Busque sempre fazer um trabalho íntegro, disparando emails apenas para quem autorizou, deixando visível a opção de descadastramento e seguindo as boas práticas do mercado.

Que tal apertar o play no nosso podcast de dicas?

Espero que esse artigo possa te ajudar a dar um norte em como essas métricas são calculadas, o que elas querem dizer e como interpretá-las :)

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