Métricas de produto: principais e importância

Fala aí analítica e analítico, beleza?

Analisar dados na área de produto é essencial para uma estratégia bem sucedida. Seja um novo produto, ou evoluindo um já existente é fundamental para a tomada de decisões mais assertivas.

Neste artigo, vamos explorar as métricas essenciais para avaliar o desempenho de produtos.

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Table of contents

O Que são Métricas?

Métrica é um número, prém em um conceito mais definido, métricas são sistemas de mensuração para quantificar uma tendência ou o comportamento de consumo. Através das métricas, conseguimos mensurar um negócio, uma ação de marketing, uma campanha e qualquer objetivo.

As métricas desempenham um papel fundamental na avaliação do sucesso e na tomada de decisões informadas.

Quais são as principais métricas de produto?

Para a evolução constante de um produto, é necessário a análise constente dos seu resultados, e acompanhamento com novas estratégias para o desenvolvimento de produtos.

É necessário ter um conjunto de métricas e um acompanhamento bem conectado aos objetivos do negócio é crucial para direcionar estratégias eficazes de crescimento.

Existem alguns frameworks que auxiliam na definição de métricas para essa análise,

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Métricas Piratas [Framework AARRR | Pirâmide do Crescimento]

Esse framework é formada por métricas para entender e otimizar as fases do funil de vendas do cliente, onde olhamos a experiencia do usuario de forma quantitativa, com foco em experiencia do usuario. Esse conjunto de etapas é o funil seja de compra, acesso, onde o cliente conhece o seu produto e você mostra os pontos atrativos para esse cliente. Isso requer uma segmentação detalhada, onde é possível entender quem é seu usuário, como ele está se comportando, e como ele fideliza ao seu produto.

Esse funil é dividido em:

  1. Aquisição: Mede quantos usuários visitam seu produto.
  2. Ativação: Avalia quantos usuários encontram valor e engajam-se com o produto.
  3. Retenção: Mede quantos usuários retornam e continuam a usar o produto.
  4. Receita: Avalia como os usuários contribuem financeiramente.
  5. Referência: Mede quantos usuários recomendam o produto a outros.

É possível analisar detalhadamente as ações que são necessárias para a evolução do seu produto.

Framework de North Star Metric:

É a métrica que fornece mais informações sobre o seu produto, através dessa métrica é possível analisar o andamento do seu produto, sendo realmente a “estrela do norte” para a sua equipe.

São métricas que engloba todas as áreas da empresa, se essa métrica está evoluindo, quer dizer que o seu produto está no caminho certo.

Framework de One Metric That Matters (OMTM):

One Metric That Matters (OMTM) são alavancas que mantem North Star Metric no topo, essas são métricas que andam em conjunto na análise de métricas de produto.

Por exemplo, temos o case do uber, onde a North star metric do uber é a quantidade de corridas por semana, quanto mais os usuários tiverem corrida por semana, melhor o resultado para o aplicativo.

Uma das OMTM, é o tempo de espera do carro, se o tempo de espera do carro está crescendo, isso influencia no comportamento do usuario de escolher outro meio de transporte, por sua demora, certo?

Entãos o framework de One Metric That Matters (OMTM) nesse caso, precisa ser menor comparado a North Star Metrics, que estará maior, que é o uso do aplicativo.

O OMTM simplifica o foco e evita a dispersão de recursos em muitas métricas secundárias.

Em vez de gastar tempo compilando os dados necessários para suas principais métricas, a análise de produtos pode simplificar esse processo de revisão . Isso permite que você se concentre nos números e não no processo de coleta de dados.

Confira o episódio sobre Métricas de produtos no canal do Analytics Talks

O que são OKRS?

OKRs, é a sigla para "Objectives and Key Results", são um conjunto de metas que pode ser trimestral, semestral focadas para definir e medir o desempenho e o progresso de uma equipe, negócio ou produto.

Os OKRs é utilizado como uma abordagem de gerenciamento de metas e direcionamento estratégico. A ideia é atingir um objetivo que é definido para um time, equipe alcançar esses objetivos de negócio.

Com essa metodologia, é possível entender caminhos errados para rercalcular a rota ou caminhos de sucesso.

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Principais métricas para análise de produtos

Engajamento

Para entender oengajamento, é necessária uma visão completa da jornada do cliente. Ao invés de apenas medir as exibições de página, por exemplo, você precisa ver como os clientes passaram da exibição de página à inscrição, realizando uma ação crítica para se tornar um usuário recorrente ao longo do tempo.

Com essa métrica é possível analisar quais interações agregam mais valor, para que você possa avaliar com precisão o envolvimento. Você pode identificar quais recursos os clientes mais utilizam, com que frequência eles retornam ao seu aplicativo e quais ações estão realizando.

Retenção

A retenção é um dos fatores mais importantes para o sucesso de uma empresa, e está ligada à experiência do cliente. Você precisa entregar valor em seu produto em um período de tempo específico para manter seus clientes voltando, caso contrário, seu produto se tornará um balde furado: você pode investir tanto dinheiro quanto quiser na aquisição, mas não fará diferença se você não estiver retendo esses clientes ao longo do tempo.

O uso da análise de produtos pode ajudá-lo a descobrir a maneira certa de medir a retenção para seu modelo de negócios. Você pode definir parâmetros como identificar qual porcentagem de usuários retorna em ou após um determinado dia ou rastrear usuários que retornam em qualquer período de tempo, entre outras possibilidades.

Customer Lifetime Value (LTV)

LTV é receita média gerada por um cliente enquanto ele permanecer cliente. Essa métrica relaciona-se intimamente com o CAC, gerando informações importante sobre o retorno sobre o investimento de um produto e potencial de ganho de escala do negócio.

Seus clientes com o maior valor vitalício (LTV) têm mais em comum do que a receita que trazem para o seu negócio. Eles também atingiram determinados marcos , contam com recursos ou fazem compras repetidas que levam a relacionamentos mais longos com os clientes.

Ao analisar o comportamento de seus clientes de alto LTV, você pode usar a jornada do produto para aumentar as conversões , melhorar as avaliações gratuitas ou criar campanhas direcionadas com novos clientes**.**

Churn

O termo "churn" em métricas para produto é a taxa de cancelamento ou evasão de clientes de um serviço ou produto oferecido pela empresa. É uma métrica crítica para avaliar a retenção de clientes e a saúde geral do negócio. A taxa de churn mede quantos clientes estão deixando de usar o produto ou serviço em um determinado período de tempo, geralmente mensal ou anual.

O churn é particularmente relevante para negócios baseados em assinaturas, serviços recorrentes ou modelos de pagamento mensal, nos quais os clientes continuam a usar os produtos ou serviços desde que considerem valiosa a sua oferta. Uma alta taxa de churn pode ser um sinal de que os clientes não estão satisfeitos, não estão percebendo valor suficiente ou estão encontrando alternativas melhores.

A análise de churn mostra quantas pessoas estão aderindo ou abandonando seu produto. Quer eles se afastem de seu produto logo após começarem a usá-lo ou se desfaçam lentamente, a análise de churn ajudará você a descobrir quais partes da jornada do cliente são mais afetadas pelo churn.

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Análise de funil

Se você puder visualizar e medir como seus usuários progridem em uma série de etapas, poderá identificar novas oportunidades de melhoria e crescimento. A análise de funis é fundamental para melhorar a conversão. Você pode descobrir que os usuários estão desistindo durante o fluxo de integração ou que os clientes não estão concluindo o checkout depois de adicionar itens aos carrinhos.

Análise de conversão

Com uma análise de conversão, você pode observar os usuários que concluíram todas as etapas do seu funil em uma "janela de conversão" e compará-los com os clientes que não realizaram a conversão. Uma análise de conversão analisa os detalhes do seu funil para descobrir informações sobre o que os clientes convertidos têm em comum.

Em Amplitude, o recurso Conversion Drivers leva a análise de conversão para o próximo nível, analisando todas as ações no produto que ocorrem entre um ponto inicial e um ponto final bem-sucedido e indicando quais dessas etapas intermediárias estão mais correlacionadas com a conversão ou desembarque. Dessa forma, você pode ver exatamente quais ações tendem a gerar sucesso entre os diferentes estágios do funil.

Análise de Milestones

Os clientes se apaixonam pelo seu produto quando atingem o "momento aha". Nesse ponto, eles se tornam mais engajados e têm maior probabilidade de permanecer clientes. Você pode conhecer os marcos do seu produto e precisar validar suas suposições, ou pode precisar explorar os dados do produto para descobrir os marcos do cliente. Com a análise de marcos , você pode identificar as ações que seus clientes de alto valor realizam e incentivar mais usuários a seguirem o mesmo caminho.

Análise da experiência do cliente ou satisfação do cliente

Um dos métodos mais utilizados é O Net Promoter Score (NPS), que é uma métrica que mede a satisfação e lealdade dos clientes em relação a um produto, serviço ou empresa. Ele é amplamente utilizado como uma ferramenta para avaliar o desempenho e a qualidade da experiência do cliente.

O NPS não apenas fornece insights sobre a satisfação atual, mas também pode prever o crescimento futuro do negócio com base no grau de recomendação dos clientes. A experiência do cliente segue toda a jornada do cliente , embora o caminho raramente seja linear. Você precisa examinar todos os pontos de contato, desde seus esforços iniciais de marketing até a retenção contínua e a fidelidade à marca.

A cada passo, é mais provável que os clientes respondam se seus esforços forem personalizados. Ao entender quais táticas de personalização levam os clientes a realizar ações específicas de alto valor em seu produto, você pode usar o teste A/B para estimular outros clientes a fazerem o mesmo.

Conclusão

Estabelecer métricas e um acompanhamento bem conectado aos objetivos do negócio é fundamental para o crescimento sustentável de um produto.

As métricas citadas acima são estratégias valiosas que podem ajudar as equipes de desenvolvimento a definir métricas relevantes, focar seus esforços e avaliar o sucesso de suas estratégias de crescimento. Cada framework oferece uma perspectiva única sobre como medir e impulsionar o crescimento do produto, e a escolha do framework certo dependerá das características do produto e dos objetivos da empresa.

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