Inteligência Artificial e Digital Analytics

Fala aí analítica e analítico, beleza?

Você acredita que a inteligência artificial pode auxiliar o dia a dia do profissional de digital analytics? No artigo de hoje, vamos falar mais sobre esse assunto que é pauta no momento.

Benefícios da Inteligência Artificial

A inteligência artificial nos ajuda a analisar um grande volume de dados de forma rápida, através da automação dessa leitura e assim extrair insights com maior agilidade. Você concorda?

Outro ponto interessante, é a detecção de padrões, tendências e insights ocultos em dados complexos, acelerando o processo de análise e permitindo que os profissionais de analytics tomem decisões com base em informações confiáveis, analisando essas informações de uma maneira mais rápida.

Além do ponto anterior, é possível extrair o reconhecimento de sentimentos e feedbacks de satisfação de clientes. Além da democratização de acessos a conteúdos, e fornecer recomendações personalizadas com base em padrões de comportamento e preferências do usuário.

Isso é particularmente útil em marketing e e-commerce, onde os profissionais de analytics podem recomendar produtos, ofertas ou conteúdo específico para cada cliente, aumentando a relevância e melhorando a experiência do usuário.

Com algoritmos avançados, a inteligência artificial, pode realizar previsões e análises sofisticadas. Isso inclui técnicas como aprendizado de máquina, redes neurais e algoritmos de mineração de dados. Os profissionais de analytics podem usar essas capacidades para prever tendências de mercado, realizar análises preditivas e otimizar processos empresariais.

Lembrando que a inteligência artificial não substitui um ser humano, precisamos de alguem enviando os comandos para a inteligência artificial. A combinação da inteligência humana com as capacidades da IA pode impulsionar a eficiência das atividades de analytics

O princípio básico para extrair os melhores insights da inteligência artificial, é elaborar perguntas corretas para a plataforma, que é uma habilidade que precisamos ter no nosso dia a dia como profissional de analytics.

Cases de sucesso da inteligência artificial e area de dados

No episódio “Inteligência artificial e profissionais de analytics” do podcast Analytics Talks, falamos sobre um case de sucesso do uso de inteligência artificial e dados.

Um desses dados, é de empresas como Netflix e Spotify. Tenho certeza que você utiliza ou já utilizou uma dessas plataformas. Agora vamos analisar a sua experiência, o que mais chamou a sua atenção nesse serviço? No meu caso, foi a personalização de conteúdo conforme o meu comportamento de utilização.

E foi assim que essas plataformas uniram a IA e os dados, através dessa junção, é possível personalizar a experiência do usuário com a plataforma, o que gera uma aproximação com a empresa e um serviço personalizado com as características do consumidor.

Confira mais cases no episódio completo no link abaixo:

Ética e inteligência artificial

Existem alguns pontos éticos que devemos ter atenção na utilização da IA, entre elas: Transparência, privacidade de dados e consentimento.

A ética desempenha um papel fundamental no desenvolvimento, implantação e uso da inteligência artificial, cuidados como:

  1. Transparência e explicabilidade: Os sistemas de IA devem ser transparentes e explicáveis, ou seja, as decisões tomadas pela IA devem ser compreensíveis e rastreáveis. Isso é especialmente importante em áreas críticas, como saúde e justiça, onde é necessário entender como a IA chegou a determinadas conclusões ou recomendações.

  2. Viés e discriminação: A IA pode ser influenciada por preconceitos e discriminações presentes nos dados utilizados para treiná-la. É importante realizar uma análise cuidadosa dos dados de treinamento e implementar medidas para mitigar viés e discriminação, garantindo a equidade e a justiça na tomada de decisões.

  3. Privacidade e proteção de dados: A coleta e o processamento de dados pela IA devem estar em conformidade com as regulamentações de privacidade e proteção de dados. É necessário obter o consentimento apropriado

Esses são apenas alguns dos cuidados éticos que devem ser considerados ao trabalhar com IA. É importante que a comunidade de IA, pesquisadores, desenvolvedores e legisladores trabalhem em conjunto para estabelecer diretrizes e regulamentações éticas para garantir o uso responsável e benéfico da inteligência artificial.

Conclusão

A inteligência artificial é uma ferramenta poderosa, mas ainda requer a orientação e a expertise dos profissionais de analytics para interpretar os resultados, definir os objetivos da análise e garantir que os insights gerados sejam aplicados corretamente.

A combinação da inteligência humana com as capacidades da IA pode impulsionar a eficiência e a eficácia das atividades de analytics.

Quer saber mais? Confira o episódio sobre “Inteligência artificial e o profissional de Analytics” no link abaixo:

https://open.spotify.com/show/4qP97l3OJO9vH37fWhrbB7?si=ff4bbb068a2e4ec2

Notícias de Digital Analytics para quem não tem tempo de ler notícias.
Junte-se a turma de 9000 leitores ativos

Métricas Boss: © 2021 - Versão 4.0 - Web Analytics é mais que um gráfico bonitinho!

WhatsApp