CRM e dados EP [93] Analytics Talks

Fala analítico e analítica de plantão, beleza?

No episódio dessa semana do Analytics Talks, recebemos o Pedro Ivo para bater um papo sobre CRM e dados.

Se você quer saber como utilizar os dados ao seu favor no CRM, principais fontes de dados, erros que as empresas cometem no relacionamento com o cliente e muito mais, vem conferir um pouco sobre o episódio dessa semana.

Table of contents

O que é CRM?

CRM é a sigla usada para Customer Relationship Management e se refere ao conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente.

Um dos pontos principais em CRM é identificar quem é o seu consumidor, e através dos dados, você consegue identificar essa persona e elaborar uma estratégia.

Porém, os dados utilizados precisam ser autorizados pelo consumidor, seguindo a Lei LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, Lei nº 13.709/2018, é a legislação brasileira que regula as atividades de tratamento de dados pessoais.

Um dos principais pontos de entender o cliente, começa na fase do atendimento, que deve ser oferecido a melhor solução para o cliente do seu nicho.

Entender as necessidades do cliente é o primeiro passo para a retenção, oferecendo a experiência ao consumidor. O objetivo nessa primeira fase é gerar essa conexão com o cliente, e assim conquistar a lealdade do cliente.

Confira esse trecho, onde falamos sobre essa experiência:

O CRM pode começar da maneira mais simples, como por exemplo, você ligando para cada cliente, gerando uma conexão, que seja por ligação, e aos poucos você vai escalando o negócio e utilizando ferramentas para esse contato. O importante é começar esse atendimento, que seja de pouco em pouco.

Quais fontes de dados podemos utilizar em CRM?

O primeiro passo antes de começar algum projeto é identificar a fonte de dados que vai ser utilizada, e quais interações serão realizadas através das fontes.

Quantos estamos falando de empresas on e offline, costumamos utilizar dados como: cpf, e-mail, telefone, porque são dados que conseguimos principalmente em lojas físicas, o CPF que é um dado que é recomendado a utilização. Ele não muda ao longo da vida, é um número fixo desse cliente.

Através desses dados, você consegue isolar esses dados e utilizá-los.

Principais erros no relacionamento com o cliente

Um dos principais erros das empresas nesse relacionamento é, colocar o produto em primeiro lugar,na frente do consumidor. Entender o que o seu consumidor necessita, e ofertar no momento certo esse produto é a chave para gerar essa conexão e confiança.

Vem conferir o trecho, onde o Pedro Ivo trouxe um exemplo que ele já viveu

Quer saber mais sobre CRM e dados? Vem conferir o episódio completo

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