Como criar um funil personalizado no GA4

Fala aí analítica e analítico de plantão, belezinha? Nesse artigo vamos aprender a criar um relatório de funil personalizado no GA4.

O que são funis personalizados no GA4?

Os relatórios de funil personalizados permitem que você veja as etapas que os usuários executam para concluir uma tarefa e avalie quantos usuários desistem entre cada etapa. Você pode usar essas informações para melhorar seu site ou aplicativo, reduzindo viagens ineficientes ou abandonadas.

Como funcionam os funis personalizados do GA4?

Você cria relatórios personalizados de funil usando explorações de funil . Primeiro, você precisa criar uma exploração de funil e, em seguida, salvar a exploração como um relatório de funil. Desta forma, o Google Analytics trata a exploração como o modelo ou molde para construir o relatório.

O Google Analytics salva o relatório de funil em sua biblioteca de relatórios . A biblioteca de relatórios inclui todos os relatórios da sua propriedade. Na biblioteca de relatórios, você pode adicionar o relatório de funil à navegação à esquerda para facilitar o acesso.

Pré-requisitos

Você deve ser um Editor ou Administrador para criar um relatório de funil e adicioná-lo à sua navegação.

Como criar um relatório de funil?

  1. No menu à esquerda, clique em Explorar.
  2. Abra ou crie uma exploração de funil.
  3. Clique em Salvar no canto superior direito para salvar a exploração como um relatório.
  4. Insira um nome e uma descrição para o novo relatório.
  5. Clique em Salvar.

Seu relatório salvo inclui estas configurações da exploração do funil:

  • Os filtros aplicados
  • As definições de passo
  • O tipo de funil (ou seja, aberto ou fechado)
  • A divisão da dimensão
  • As edições avançadas (incluindo o tempo decorrido e a próxima ação) não são salvas no relatório.

Adicione um relatório em sua navegação

  1. Abaixo da exploração salva, clique em Visualizar relatório na biblioteca, ou...
  2. No menu à esquerda, acesse a biblioteca de relatórios .
  3. Na seção Coleções , clique em Editar coleção abaixo da coleção onde deseja adicionar o relatório.
  4. No cartão Arrastar relatórios para criar coleção , localize o relatório de funil.
  5. Arraste o relatório de funil do cartão à direita e solte-o em um tópico à esquerda.
  6. Clique em Salvar.

Se a coleção não for publicada, clique em Mais [ ] > Publicar na biblioteca de relatórios para publicar a coleção.

Analisando o Funil no GA4

Taxa de abandono

A taxa de abandono mostra a porcentagem de usuários que você reteve entre a etapa atual e a próxima etapa em um funil. A taxa de abandono aparece abaixo de cada barra que tem um próximo passo no funil.

Por exemplo, se 100 usuários iniciarem uma sessão (a etapa atual) e apenas 48 usuários visualizarem um produto (a próxima etapa), a taxa de abandono abaixo da etapa atual seria de 48 (48%).

Taxa de conclusão

A taxa de conclusão é o inverso da taxa de abandono. Refere-se à porcentagem de usuários que vieram da etapa anterior. O cabeçalho da próxima etapa mostra a taxa de conclusão. No exemplo anterior, o cabeçalho na próxima etapa seria de 52%.

Ao passar o mouse sobre uma etapa no relatório, você pode ver o número de usuários que concluíram a etapa atual. No exemplo anterior, ao passar o mouse sobre a etapa atual, você verá 100 usuários e, ao passar o mouse sobre a próxima etapa, verá 52 usuários.

Veja as etapas do funil

Para abrir uma exibição somente leitura das etapas que compõem o funil, clique em Exibir etapas do funil . Você não pode alterar as etapas ou condições do funil nesta visualização.

Examine seus dados usando a tabela

A tabela abaixo do gráfico de barras ajuda você a analisar os dados no funil e permite segmentar os dados por uma dimensão.

As dimensões no seletor de dimensões vêm do que está na seção Dimensões da exploração original do funil. As métricas na parte superior da tabela são o número de usuários ativos que concluem cada etapa do funil.

Ajustar o Tamanho do Gráfico

Você pode ampliar e reduzir o gráfico de barras usando + e - no canto inferior direito do gráfico. Aumentar o zoom aumenta o tamanho de cada barra para que você veja as barras menores com mais detalhes.

Observação : se você aumentar o zoom para que a altura de uma barra seja maior que a altura do gráfico, o Analytics adicionará uma curva à barra. A curva indica que a barra não está desenhada em escala.

Funil Aberto x Fechado

Um funil fechado significa que um visitante pode entrar apenas pela primeira etapa. Ele não pode entrar no funil em nenhuma outra etapa.

Por outro lado, funis abertos permitem que visitantes/usuários entrem no funil em qualquer etapa. (não apenas pela primeira) As quedas na exploração do funil relatam que são contadas quando o visitante não continua para outras etapas. Se o visitante/usuário entra no funil na primeira etapa e vai para a segunda etapa, e então completa a terceira, a última etapa não será contada e a saída será vista depois da primeira etapa.

Visitantes/usuários não podem pular etapas no Google Analytics 4. Para as coisas ficarem um pouco mais fáceis de entender, eu preparei um exemplo visual. Estas situações foram retiradas das documentações do Google e eu visualizei. (Portanto, espero ter deixado claro). Propriedades do Google Analytics 4 foram capturados por quatro usuários, e configurei o funil que consiste em três etapas.

imagem 2.png

Usuário 1 completa todas 3 etapas Usuário 2 entra no funil na etapa B e também completa a etapa C Usuário 3 entra no funil na etapa A, pula para etapa B, completa a etapa C Usuário 4 entra no funil na etapa C

Agora vamos olhar como o Google Analytics 4 irá tratar estas ações quando essas informações chegarem na exploração de funil, que etapas serão contadas?

Limites ao criar Funis

Você pode criar até 200 relatórios personalizados por propriedade.

Você não pode salvar uma exploração de funil como um relatório nestas circunstâncias:

  • Um filtro, na coluna Filtros de Configurações da guia, tem uma condição que não é compatível com Relatórios
  • Mais de 5 filtros são aplicados na coluna Filtros das Configurações da guia
  • Os segmentos são aplicados na coluna Comparações de segmento das Configurações da guia
  • O funil inclui dimensões, métricas ou operadores que não são compatíveis com relatórios
  • Você criou um funil de tendências em vez de um funil padrão

Limites para relatórios salvos

Ao salvar uma exploração de funil como um relatório de funil, você só pode excluir ou renomear o relatório de funil e adicionar ou remover o relatório de funil das coleções de relatórios. Para editar o relatório de funil, você deve editar a exploração de funil original e salvá-la como um novo relatório.

Um aviso "Dados parciais mostrados para o intervalo de datas" aparece quando o intervalo de datas em um relatório de funil está fora da retenção de dados do evento para a propriedade. Por exemplo, se uma propriedade tiver uma retenção de dados de 2 meses, esse aviso aparecerá para um relatório com um intervalo de datas de 6 meses. Para resolver o aviso, ajuste o intervalo de datas .

O relatório salvo reflete a exploração do funil quando você salvou o relatório. Ou seja, o relatório salvo é desvinculado da exploração. Depois de salvar o relatório, quaisquer alterações feitas na exploração não afetarão o relatório. Da mesma forma, quaisquer alterações no relatório não afetam a exploração.

Notícias de Digital Analytics para quem não tem tempo de ler notícias.
Junte-se a turma de 9000 leitores ativos

Métricas Boss: © 2021 - Versão 4.0 - Web Analytics é mais que um gráfico bonitinho!

WhatsApp