Como contar história com dados?

Neste artigo, vamos relembrar uma palestra incrível da última edição do Analytics Summit 2022, ministrada pelo time de Business Analytics da Métricas Boss.

Como transformar os dados em uma narrativa clara?

O primeiro passo para você começar uma análise de dados é entender qual o objetivo da análise, depois coletar os dados e a etapa principal em uma análise, que é transformar esses dados em insights. É nessa etapa, que precisamos aprender como contar uma história com dados de maneira clara e objetiva para o espectador.

A habilidade de contar histórias com dados é essencial para comunicar insights e envolver seu público de forma significativa. Com essa narrativa podemos agregar um novo nível de impacto e persuasão aos nossos relatórios e apresentações. Ao trazer uma narrativa analítica convincente, podemos transformar dados complexos em informações acessíveis e memoráveis.

A chave para contar histórias com dados está em encontrar o caminho que envolve o seu espectador. Os dados atuam como personagens e enredos, e cada gráfico, tabela ou visualização oferece uma oportunidade para transmitir uma mensagem clara e envolvente.

Entre diversas técnicas para contar história com dados, a Métricas Boss utiliza em suas análises, a técnica do O.P.C você conhece? Vem que vou te explicar mais sobre esse assunto:

Metodologia de análise de dados O.P.C

O - O quê estamos levando?

Essa etapa você irá deixar claro o que esta sendo levado no relatório e por isso sempre incluímos o período analisado e qual é a informação que estamos levando.

Nesse caso, a informação fica em uma descrição que possa ser fácil de entender o que está sendo levado, como por exemplo:

Período: Janeiro 2019 x Janeiro 2018

Taxa de conversão em queda de 20%

Dessa forma todos que analisarem seu relatório ou participarem da sua reunião sabem que você está falando sobre a queda na taxa de conversão e aí entra a parte do P.

P - Por que é importante analisar isso?

Um dos pontos obrigatórios é explicar por que é importante analisar o que você está levando. Nesse ponto é onde começa a análise explicando o que foi identificado para essa queda na taxa de conversão (que é o nosso exemplo), e o mais importante é explicar ao seu cliente/espectador o que você de fato está querendo dizer e é nesse momento que é preciso colocar a linha de raciocínio da explicação no material.

O mais importante é explicar detalhadamente, com gráficos, abrindo as ferramentas onde estão contidos os relatórios e chamando o espectador para seu lado.

Sendo assim, quando alguém perguntar:

O que é aquela métrica ali? Como ela funciona? Responda que isso pode ser explicado no final da reunião ou em outro relatório pois não tem relação com o exposto.

C - Como resolvemos ou mantemos isso?

Na última linha da metodologia OPC, temos a definição da nossa análise. Agora que explicamos o que estamos levando, por que é importante, temos que dar a nossa decisão final onde explicamos o insight tirado dessa explicação.

É aqui que você define as próximas informações a serem testadas e ou executadas por você e pelo cliente e é essa lista final que ambas as equipes precisam ter documentada com o responsável por cada uma delas.

Como elevar o valor das análises para o cliente?

Antes de começar a criar sua história, é fundamental conhecer seu público-alvo. Compreenda suas necessidades, desejos e objetivos para adaptar sua narrativa de forma mais eficaz.

Defina sua mensagem central e determine o objetivo principal da sua história e certifique-se de que todos os elementos de dados estejam alinhados a essa mensagem. Isso ajudará a manter o foco e evitar distrações desnecessárias.

Após isso, escolha a estrutura adequada, assim como uma história tradicional tem um começo, meio e fim, sua narrativa analítica também deve ter uma estrutura clara. Comece estabelecendo o contexto, desenvolva a trama dos dados e conclua com uma mensagem impactante.

Utilize visualizações de dados eficazes com gráficos e visualizações, que são ferramentas poderosas para transmitir informações de maneira clara e concisa. Escolha as visualizações certas para ilustrar seus dados e certifique-se de que sejam fáceis de entender.

Mantenha-se simples e conciso, e evite o excesso de informações e mantenha sua narrativa clara e concisa. Lembre-se de que o objetivo é envolver e transmitir a mensagem de forma eficaz.

Não deixe de conferir o episódio do podcast Analytics Talks, disponível no link abaixo. Nele, exploramos o tema de como contar histórias com dados. Falamos sobre as técnicas e estratégias para criar narrativas envolventes e impactantes, tudo embasado em análises de dados. Clique no link e aproveite o episódio do Analytics Talks sobre como contar histórias com dados.

Conclusão

Lembre-se de que a narrativa analítica não se trata apenas de dados brutos, mas sim de conectar-se emocionalmente com o seu espectador e transmitir insights relevantes de uma maneira impactante. Utilize os dados e as histórias e transforme seus dados em uma jornada clara e objetiva.

Analytics Summit 2023

Você está pronto para uma experiência transformadora no mundo do Digital Analytics? O Analytics Summit 2023 está se aproximando e promete ser o evento do ano para profissionais e entusiastas de analytics!

O Analytics Summit é um evento anual organizado pela Métricas Boss, onde especialistas, líderes e profissionais de todo o mundo se reúnem para explorar as últimas tendências e práticas em analytics.

Neste ano, o evento está agendado para o dia 01 de julho, uma data marcante que coincide com o encerramento do Google Analytics Universal. Prepare-se para vivenciar momentos intensos e empolgantes durante o evento.

O evento deste ano vai além dos conceitos básicos e mergulha profundamente em estratégias avançadas e insights que impulsionam resultados excepcionais. E o melhor de tudo, desta vez será presencial em São Paulo!

Não perca essa oportunidade única de se atualizar com as melhores práticas, explorar novas ideias e conectar-se com profissionais de destaque no campo da análise de dados. Prepare-se para uma jornada transformadora no Analytics Summit 2023!

Se você trabalha com dados, seja como analista, cientista, líder de equipe ou executivo, o Analytics Summit é o evento ideal para você.

Notícias de Digital Analytics para quem não tem tempo de ler notícias.
Junte-se a turma de 9000 leitores ativos

Métricas Boss: © 2021 - Versão 4.0 - Web Analytics é mais que um gráfico bonitinho!

WhatsApp