Amplitude vs Google Analytics 4

Com o próximo lançamento do Google Analytics, previsto para 1º de julho de 2023, muitas empresas buscam ferramentas alternativas para análise de dados, por isso trazemos uma análise abrangente sobre as vantagens da Amplitude comparado ao Google Analytics 4, para que você possa conhecer outras soluções.

Colaboração e Data Story

Amplitude se destaca em promover a colaboração e a narrativa de dados como um esforço de equipe. Em vez de trabalhar isoladamente, as equipes podem usar ferramentas como Notebooks, que são como páginas do Confluence incorporadas ao Amplitude, onde todas as análises e resultados são registrados em um só lugar.

Os espaços de trabalho também são um recurso valioso para as equipes, pois permitem que os usuários salvem e organizem todo o conteúdo relacionado a um projeto ou equipe em um só lugar.

Além disso, os relatórios têm tópicos de comentários onde os membros da equipe podem discutir as análises e compartilhar informações adicionais. Integrações nativas com plataformas populares como Slack, Jira, Notion e Miro também são oferecidas para aprimorar a colaboração e a comunicação entre as equipes.

Funis de Conversão

Os funis de conversão do Amplitude se destacam em comparação com os do GA4 por vários motivos. Em primeiro lugar, o Amplitude permite criar funis com até 30 etapas, em comparação com as 5 etapas do GA. Isso oferece grande flexibilidade para analisar o comportamento do usuário em um processo complexo, desde o conhecimento até a conversão ou qualquer outro objetivo que você definir.

Além disso, o Amplitude usa aprendizado de máquina para identificar eventos que podem estar causando conversões ou desistências entre as etapas de um funil. Isso significa que a ferramenta é capaz de analisar grandes quantidades de dados e encontrar padrões significativos para ajudar a otimizar os funis de conversão.

Relatório de Conversão

Em termos de análise de retenção, o Amplitude oferece uma vantagem significativa sobre o Google Analytics.

Enquanto o GA4 fornece apenas alguns relatórios básicos de retenção que exigem a aplicação de segmentos, o Amplitude oferece uma ampla gama de relatórios avançados de retenção que fornecem uma visão detalhada da jornada do usuário ao longo de seu ciclo de vida. Por exemplo, o relatório Lifecycle do Amplitude mostra usuários novos, atuais, ativos e inativos e oferece opções de retenção como N-Day, Unbounded Retention, Retention Overtime e muitos outros.

‍ No GA4, os usuários teriam que recriar manualmente mais de 20 permutações de relatórios de retenção via SQL no BigQuery, enquanto no Amplitude tudo está disponível em uma interface de usuário intuitiva que pode ser usada em qualquer nível de habilidade.

Governança de Dados

Na Amplitude, a governança de dados é uma prioridade.

Com a capacidade de visualizar facilmente todo o seu plano de monitoramento, você pode identificar e corrigir problemas de qualidade de dados, bem como monitorar quaisquer aumentos ou reduções nos dados.

O Amplitude ajuda a evitar a proliferação de erros comuns, como métricas e segmentos duplicados, que podem causar problemas de implantação e análise. A plataforma também facilita a combinação de eventos e propriedades, o que simplifica a depuração e análise de dados. Além disso, o Amplitude oferece controle rígido sobre a ingestão de eventos e propriedades, o que significa que apenas informações planejadas e autorizadas são coletadas. Isso garante que o consumo de eventos seja preciso e eficiente.

User Profile e Profile API

A Amplitude fornece a seus usuários identificados e anônimos um perfil que inclui todos os atributos conhecidos sobre eles, bem como seu histórico completo de eventos e as propriedades associadas a cada um. Ao contrário do Google Analytics, que permite apenas visualizar os eventos do usuário no modo de depuração, o perfil do usuário do Amplitude fornece uma visão mais completa e detalhada da atividade do usuário.

Além disso, a API de identidade do Amplitude permite que você enriqueça o perfil de qualquer usuário adicionando atributos de clientes de sistemas ou bancos de dados de CRM. Isso é especialmente útil em situações em que há necessidade de rastrear informações de identificação pessoal (PII) que não podem ser coletadas via JavaScript ou SDK devido a regulamentos de privacidade. Uma vez enriquecidos os perfis de usuário, os dados agregados podem ser usados ​​em relatórios analíticos. Por exemplo, você pode fazer upload de informações sobre o número de filhos de cada cliente e comparar os dados de conversão dos que têm filhos e dos que não têm.

De perfis avançados de usuários e ferramentas de governança de dados a relatórios detalhados de retenção, funis de conversão avançados e ferramentas de colaboração, o Amplitude provou ser uma ferramenta de análise de dados muito poderosa para equipes de dados de qualquer tamanho.

Confira tudo sobre esse assunto no episódio do podcast Dicas de Analytics, realizado pela Métricas Boss.

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