Fala aí analítico e analítica de plantão, beleza? Se liga nessa notícia MARAVILHOSA!
O Google Analytics agora permite criar grupos de canais personalizados, do zero ou usando o grupo de canais padrão do Google como ponto de partida, para que você possa criar e personalizar seus próprios canais. Grupos de canais personalizados estão disponíveis para todos os clientes e você pode usá-los em relatórios e explorações personalizados para obter visualizações atuais e históricas de seus canais de campanha.
Você pode editar os nomes dos canais de acordo com as preferências da sua empresa, ajustar os critérios de qualquer canal e adicionar ou remover canais para permitir visualizações mais amplas ou específicas dos dados do seu canal.
Um grupo de canais é um conjunto de canais, que são categorias baseadas em regras das fontes de tráfego do seu site. O Analytics tem um grupo de canais padrão de canais predefinidos .
Você também pode criar seus próprios grupos de canais personalizados, sobre os quais aprenderá neste artigo.
Você pode usar grupos de canais personalizados em qualquer um dos relatórios que já oferecem suporte ao grupo de canais padrão como uma dimensão principal (por exemplo, os relatórios de Aquisição). Você pode usar grupos de canais personalizados como dimensões primárias ou secundárias.
Grupos de canais personalizados também estão disponíveis como dimensões em relatórios personalizados, explorações e quando você está criando condições para públicos.
Limites dos Agrupamento de Canais
O grupo de canais predefinido padrão não conta para o limite de grupos.
Exemplo Você pode criar um grupo de canais para categorizar seus dados de origem de tráfego de qualquer maneira que atenda às suas necessidades de relatórios.
Digamos que sua empresa, example.com, esteja realizando uma campanha de verão para roupas de praia e seu grupo seja responsável por monitorar os dados da campanha que se concentra na exposição na mídia social.
Você cria um novo grupo de canais Summer Swim Social Media.
Você mantém o canal Social pago existente para capturar todos os dados de origem de tráfego relacionados a anúncios de mídia social.
Você cria novos canais regionais para cada uma das páginas de mercado do Facebook que cria para conteúdo localizado (por exemplo, Côte d'Azur, Ligúria, etc.)
Você pode configurar cada um de seus novos canais regionais da seguinte maneira:
Para ver os dados associados ao seu novo grupo de canais, use os relatórios Aquisição > Aquisição de usuários e Aquisição > Aquisição de tráfego e use seu novo grupo de canais como a dimensão principal ou secundária do relatório.
Cada um dos canais em seu grupo é um valor de dimensão e aparece como uma linha separada no relatório, por exemplo:
Cada linha contém dados como número de novos usuários, taxa de engajamento e conversões associadas ao canal.
Consulte as seções a seguir para obter instruções sobre como criar e editar grupos de canais.
A tabela lista o grupo de canais padrão e quaisquer grupos adicionais que você criou.
A partir deste local, você pode:
Você cria um grupo de canais copiando um grupo existente e fazendo modificações. Se você ainda não criou nenhum grupo, comece com uma cópia do grupo padrão. Se você criou outros grupos, pode começar com uma cópia de um deles ou com uma cópia do grupo padrão.
O tráfego é incluído no primeiro canal cuja definição corresponda dada a ordem atual dos canais no grupo.
OU
Na linha de um grupo existente, clique em > . Clique em Reordenar . Arraste os canais para seus novos locais na ordem do grupo. Clique em Salvar grupo . O tráfego é incluído no primeiro canal cuja definição corresponda dada a ordem atual dos canais no grupo.
PRONTO! Agora abra o seu GA4 e comece a criar os seus canais personalizados do Google Analytics! :)