6 dicas de como evitar (other) em seus relatórios do GA4 (cardinalidade)

Fala aí analítico e analítica de plantão, belezinha?

O que é o (other) no GA4?

O (other) no Google Analytics 4 pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Nesta novo post, você aprenderá várias estratégias para evitar esse problema o máximo possível.

O Google Analytics 4 tem um limite de cardinalidade. Cada dimensão do relatório (por exemplo, Origem do usuário, Mídia do usuário, Campanha do usuário, Gênero etc.) tem vários valores que podem ser atribuídos a ela. O número total de valores exclusivos para uma dimensão é conhecido como sua cardinalidade.

Gênero é um exemplo de dimensão de baixa cardinalidade. Por outro lado, o caminho da página é uma dimensão de alta cardinalidade, pois geralmente contém muitos valores exclusivos diferentes.

O Analytics consulta diferentes tabelas antes de mostrar uma tabela em um relatório. Esteja ciente de possíveis discrepâncias quando uma consulta das tabelas de dados agregados ou de nível de evento retornar mais linhas do que o Analytics pode renderizar.

O resultado é que parte do conjunto de dados está sendo agregado em (other).

Quando você usa uma dimensão de alta cardinalidade (uma dimensão com muitos valores diferentes em potencial) ou várias dimensões, a tabela de dados subjacente pode atingir o limite de linha não especificado. Isso faz com que todos os dados que ultrapassem o limite de linhas sejam informados na linha (other) nos relatórios do GA4.

GA4-other-exemplo.png

No restante desse artigo, você verá maneiras de viver ou evitar o (other) em seus relatórios do GA4.

Table of contents

1. Use a exportação do BigQuery

A melhor maneira de evitar '(other)' e analisar grandes conjuntos de dados (além dos limites de amostragem do GA4 no Explorar) é usar a exportação do BigQuery.

A exportação do BigQuery fornece acesso ao evento bruto e aos dados no nível do usuário. As tabelas de dados do BigQuery não sofrem de cardinalidade ou problemas de amostragem de dados.

Algumas vantagens relacionadas:

  • Evite problemas de retenção de dados.
  • Acesse eventos brutos sem amostra e dados no nível do usuário.
  • Assuma a propriedade de seus dados.
  • Manipule os dados do GA4 da maneira que precisar.
  • Integre os dados do GA4 com muitas outras fontes de dados.

2. Evite dimensões de alta cardinalidade

É uma prática recomendada em relação a (other) e cardinalidade evitar o uso de dimensões de alta cardinalidade em seu relatório.

Registrar dimensões personalizadas como Event ID, Event Timestamp, Session ID ou User ID pode levar facilmente a problemas de cardinalidade. Isso provavelmente levará a (outros) problemas de linha em seus relatórios do GA4.

O Google já está avisando sobre possíveis problemas quando você está prestes a criar uma nova dimensão personalizada.

Google-Analytics4-infos-personalizadas.png

3. Use a Interface padrão do GA4

Use relatórios padrão sempre que possível.

Os relatórios padrão têm tabelas agregadas que diminuem a probabilidade de condensar os dados na linha de (other).

Infelizmente, aplicar várias comparações , filtros e dimensões secundárias a um relatório padrão resulta facilmente em problemas de cardinalidade.

É uma opção melhor criar relatórios complexos por meio de relatórios e modelos de exploração ou por meio de integração e relatório do BigQuery .

  1. Use o Relatório Explorar do GA4

Como regra geral, recrie seu relatório padrão por meio de uma Exploração se seu relatório padrão tiver o (other).

Porém, uma grande desvantagem é que você pode sofrer com problemas de amostragem (exemplo abaixo).

Etapa 1 : Revise o relatório padrão no GA4.

GA4-other-nos-relatórios-padrão.png

Etapa 2: Tente Recriar esse relatório na Aba Explorar

MAS TOME MUITO CUIDADO!

O (other) desapareceu, mas o relatório pode não ser muito preciso (podem estar sendo aplicadas amostragens).

Nesse caso, claramente não é uma solução para resolver os problemas de cardinalidade.

  1. Evite a amostragem de dados

Os possíveis problemas dependem do tipo de relatório que você está usando:

Relatórios padrão do GA4 : não estão sujeitos à amostragem de dados, mas o (other) geralmente fica visível quando o GA4 faz uma amostra dos dados (em segundo plano).

Relatórios de exploração do GA4 : não estão sujeitos a cardinalidade/(other), mas a amostragem de dados pode ser um problema. Os dados relatados são muito distorcidos nesse caso, pois a amostragem pode ter sido aplicada.

  1. Atualize para o GA4 360

A atualização para o GA4 360 não é para todos, mas oferece limites de amostragem e cardinalidade muito maiores em comparação com a versão gratuita do GA4.

Amostragem de dados

“O limite de cota é de 10 milhões de eventos para usuários do produto Google Analytics gratuito e até 1 bilhão de eventos para usuários do Google Analytics 360.”

Cardinalidade / (other)

“No GA4, a maioria dos relatórios vem com tabelas personalizadas automáticas habilitadas, o que significa que é muito menos provável que você sofra com o (other).”

Consideração Final

Tudo se resume ao seu investimento em Digital Analytics, seu volume de tráfego e quanto de valor você está conseguindo colocar em prática no seu negócio!

O Google BigQuery é uma opção mais barata e mais forte se você estiver passando por esse problema do (other) ou por amostragem de dados, uma vez que os valores são BEEEEEM mais em conta que o GA4 360! Claro, que isso vai variar de acordo com seu investimento.

Se você estiver pensando em usar o GA360 para sanar esses problemas, eu te convido a pensar e testar antes a implementação e utilização do BigQuery, é uma alternativa super bem vinda e de acordo com o seu volume de dados, pode ser mais em conta do que o GA4 360 e ainda te permite conectar outras fontes de dados.

Como resolver o (other) de uma vez por todas?

Aqui na Métricas Boss temos 2 formas de lhe ajudar com o GA4 e também com o Google BigQuery e como explicamos acima nesse artigo, existem 6 dicas de como conviver ou resolver isso mas depende de você:

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