Youtube Analytics, o Guia Completo!

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Depois de criar um vídeo de alta qualidade e otimizá-lo para SEO, é importante que você entenda como usar o YouTube Analytics para monitorar seu progresso e ir aperfeiçoando o conteúdo de acordo com seu público. Você tem que manter o controle de como é para o seu público encontrar seus vídeos e como eles estão se envolvendo com os vídeos, para que você possa ver quais tem um bom desempenho e quais os vídeos que não estão sendo descobertos na pesquisa.

O sistema de análise integrado do YouTube pode dizer muito sobre o seu público e qual o conteúdo que você deve criar mais para ser bem sucedido.

A seguir, lançamos um guia completo sobre o Youtube Analytics para que você possa entender onde visualizar cada informação e entender as métricas que te ajudarão a gerar os insights para seus vídeos. :)

Visão Geral

Quando você entrar em sua página do YouTube Analytics, a primeira coisa que você verá é o desempenho geral de seu canal e quão popular seus vídeos estão entre seu público-alvo.

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Aqui, você pode obter uma visão geral dos seguintes dados:

Exibições: Esta métrica mede o número de pessoas que clicaram no seu link de vídeo e assistiram. Ele não acompanha se os usuários assistiram o vídeo inteiro ou não.

Tempo Assistido: Esta métrica acrescenta-se o número total de minutos que os usuários passaram a assistir os vídeos em seu canal. Isso mostra quantos minutos totais foram gastos assistindo seus vídeos do YouTube.

Duração média da visualização : A duração média de visualização permite que você veja se as pessoas estão assistindo o vídeo até o fim ou se param o vídeo antes que esteja terminado.


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Informações Demográficas

O YouTube Analytics também lhe dá uma visão sobre quem especificamente está assistindo seus vídeos. Você pode analisar por gênero e idade.

Youtube Analytics - Informações Demográficas

Se você estiver executando um negócio como um local físico ou se você está focado na geração de tráfego mais local, isso pode ser útil para ver se você está exibindo para as pessoas certas.

Locais de reprodução

Um dos pontos mais importantes para o seu vídeo ser bem rankeado no Google é se ele está recebendo backlinks de outros sites de alta autoridade.

Além disso, essa é uma análise bastante importante para saber se seus vídeos são mais reproduzidos em um canal do Youtube ou se ele é mais reproduzido ao ser embedado em um site por exemplo. Diversos vídeos do nosso Canal da Métricas Boss no YouTube, são incorporados em posts, pois ajudam o usuário a entender melhor o passo a passo de uma configuração e no final ainda ajuda o canal e nos faz analisar se isso tem dado retorno.

####faltando essa imagem > Youtube Analytics - Locais de Reprodução

Se você criar um vídeo de alta qualidade que resolve um problema específico para o seu público-alvo, você pode esperar que seu vídeo possa ter diversos compartilhamentos. O relatório “Locais de reprodução” permite ver os locais em que seus vídeos estão sendo visualizados, assim você pode ver exatamente quais sites estão jogando views para o seu vídeo.

Você também pode ver o tempo médio observado e duração média de visualização.

Origens de tráfego

Se você analisar como as pessoas estão encontrando seus vídeos, você pode ter uma noção de quais palavras-chave estão trabalhando e quais palavras-chave o seu público não está procurando. Isso pode ajudar a refinar seus esforços de SEO.

Assim como o relatório de origem/mídia do Google Analytics, este relatório permite analisar como o seu vídeo foi encontrado e as métricas para cada uma dessas origens, como tempo de exibição, visualizações, duração média da visualização entre outros.

Youtube Analytics - Locais de Reprodução

Por exemplo, você pode ver se seus vídeos estão sendo encontrados dentro de pesquisa do YouTube, nos vídeos sugeridos do YouTube, através de uma página do canal do YouTube ou uma lista de reprodução particular. Depois de saber que táticas estão trabalhando.

As principais fontes de tráfego são:

Vídeos Sugeridos- Tráfego através das sugestões de vídeos do youtube após a reprodução.

Externo - Tráfego através de vídeos exibidos fora do youtube, embedados em sites por exemplo.

Busca - Tráfego de resultados de pesquisa do YouTube. Também é possível ver os termos de pesquisa usados pelos espectadores, se fornecidos pelo navegador/player do usuário.

Publicidade no YouTube - Tráfego através de publicidades no youtube, ou seja, os anúncios exibidos antes de assitir aos vídeos.

**Recursos de Navegação ** - Tráfego da tela/página inicial, do feed de inscrições e de outros recursos de navegação de usuários conectados ou desconectados.

Vídeos Sugeridos - Tráfego das sugestões exibidas próximas ou após outros vídeos e tráfego dos links contidos nas descrições dos vídeos.

Playlists - Tráfego de qualquer playlist que incluía um de seus vídeos (pode ser sua própria playlist ou a de outro usuário). Esse tráfego também inclui as playlists de “Vídeos marcados como Gostei” e “Vídeos favoritos” dos usuários.

Páginas do Canal - Tráfego dos canais de tópicos e de outros criadores de conteúdo. Os canais de tópicos são criados automaticamente com base no sistema de detecção de vídeos do YouTube.

Anotações e Cartões de Vídeo - Tráfego de uma anotação, de um cartão ou de um conteúdo em destaque em outro vídeo.

Notificações - Tráfego de notificações automáticas de smartphones ou tablets e e-mails enviados a seus inscritos.

Origens diretas ou desconhecidas - Tráfego da entrada de URL direto, favoritos e app não identificados.

Dispositivos

Este relatório permite que você veja onde seus vídeos estão sendo assistidos, se é via mobile, tv, tablet, video game e desktops e notebooks.

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Ele é discriminado por computador, celular, tablet, TV ou video games.

Dessa forma, você pode ver se precisa otimizar seus vídeos para um dispositivo específico. Por exemplo, os usuários que vêem vídeos no celular podem estar procurando um conteúdo mais curto em comparação com alguém que está procurando vídeos em um desktop.

Ao procurar a partir de um desktop, os usuários podem também estar assistindo o conteúdo a partir de uma lista de reprodução, que oferece um fluxo back-to-back de vídeos. De acordo com o contato constante, a grande maioria das pessoas assistem vídeos do YouTube de um computador, o que significa que você poderia ter mais alcance com seus vídeos, agrupando-os em uma lista de reprodução.

Desta forma, o próximo vídeo da lista começa a tocar automaticamente quando o vídeo atual for concluído, o que pode aumentar o seu número total de minutos assistidos.

Você ainda pode criar listas de reprodução de acordo com assuntos e temas do seu canal. Por exemplo na Métricas Boss, podemos criar uma lista somente sobre Google Tag Manager e outra sobre Google Analytics, isso ajuda o seu espectador a seguir uam trilha de vídeos do mesmo tema.

Retenção de público

Esta métrica mostra o engajamento do seu público com seus vídeos. Você pode ver o quanto do seu vídeo seu público está assistindo antes de sair do vídeo.

** FALTANDO ESSA IMAGEM >> Youtube Analytics - Retenção de Público**

Como o nome já diz, esse relatório permite que você analise quais vídeos do seu canal tem a maior taxa de retenção, que é medida pela média de porcentagem de visualização. Essa métrica vai lhe ajudar a saber se seus vídeos precisam ser mais curtos ou se podem ser mais detalhados e até mesmo a entender quais vídeos não deram certo e talvez criar um novo vídeo com uma abordagem diferente ou pensar em diferentes temas.

Inscritos

YouTube também fornece métricas de engajamento, tais como onde seus assinantes vieram de (fonte, geografia), e data em que tem cada novo assinante.

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O envolvimento dos usuários tem uma alta prioridade para o YouTube quando se trata de classificação do seu vídeo dentro de pesquisa, de modo que este dado é um dado muito importante de ser analisado.

O número total de assinantes mostra quantas pessoas se inscreveram em seu canal dentro de uma janela de tempo. Se você ver que alguns vídeos geram um elevado número de assinantes, então este é uma demonstração que seu vídeo possui uma boa qualidade.

Gostaram e Não Gostaram

O YouTube torna mais fácil saber como as pessoas estão respondendo ao seu conteúdo através de likes e dislikes. Um elevado número de likes mostra que seu vídeo está em sinergia com as pessoas, e assim eles vão priorizar ainda mais os seus vídeos e será uma boa forma de ser melhor rankeado na pesquisa do YouTube. Sim, é por isso que você vê todo mundo pedindo para deixar o famoso “joinha”. 👍

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No entanto, dependendo do tipo de vídeo que você está fazendo, o seu número de likes e deslikes pode não mapear completamente a qualidade de seus vídeos e por isso é legal analisar isso junto com outras métricas como a taxa de engajamento por exemplo.

Vídeos em Playlists (anteriormente Favoritos)

O que costumava ser chamado de “Favoritos” é agora chamado de “Vídeos em playlists.” Ao invés de ver “Favoritos acrescentado” e “Favoritos removido,” agora você vai ver o número de seus vídeos que as pessoas adicionam a uma lista de reprodução. Quando os usuários marcam um vídeo como favorito, adicionando-o à sua lista de reprodução, torna-se parte de seu perfil do YouTube público, o que ajuda a ampliar o alcance de seus vídeos.

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Comentários

Os comentários são uma ótima maneira de manter um guia sobre como está o envolvimento do seu público. Se o vídeo for instigante ou resolve um ponto de dor/dúvida, as chances dos usuários comentarem é enorme.

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Os comentários podem inclusive lhe ajudar a enxergar oportunidades na produção de novos vídeos ou até mesmo na forma como os seus espectadores estão enxergando o seu conteúdo. Juntando essa métrica com as outras que falamos sobre engajamento, você consegue tirar insights muito bons.

Se as pessoas comentam muito e não chegam até o final do vídeo por exemplo, você pode tirar de conclusão que seus vídeos podem estar longos e seu público quer algo mais direto ao ponto.

Compartilhamentos

Esta métrica mostra o número total de vezes que o vídeo foi compartilhado, em que rede social que foi compartilhado e a data em que ele foi compartilhado. Um alto número de ações resulta em um grande número de backlinks, o que pode ajudar com a classificação do seu vídeo do YouTube no Google.

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Vídeos populares normalmente possuem uma boa taxa de compartilhamentos, e isso é uma maneira boa de ver como seus vídeos estão ajudando as pessoas ou quão importantes eles estão sendo.

Anotações

Ao adicionar as anotações em seu vídeo, você pode dar aos usuários a opção de clicar no seu site para ver mais conteúdos semelhantes. Talvez você tenha mais vídeos para compartilhar com eles, um post, ou querer canalizar as pessoas para uma página de geração de lead.

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As anotações são uma boa estratégia para tentar fazer maximizar o tráfego dos seus usuários para todos os seus canais disponíveis, como blogs, sites e demais.

Cartões

Há um ano, o YouTube adicionou um novo recurso chamado “Cards”, que se destina a substituir anotações para tornar ainda mais fácil a interatividade e, assim, aumentar o engajamento. Os cartões são usados como chamadas para a ação e podem “informar os seus espectadores sobre outros vídeos, listas de reprodução, sites e muito mais.” Há seis tipos que você pode usar :

Mercadoria, Captação de Recursos, Vídeo, Playlist, Website associado e Financiamento por fãs. O mais impressionante, eles funcionam no celular. Saiba mais sobre o uso de cartões e acompanhar as métricas aqui.

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Conclusão

Há uma variedade de fatores a se levar em consideração para o crescimento de do seu canal e você possui um forte aliado para lhe ajudar a produzir vídeos, a entender quais vídeos tem a maior aceitação do público e como pode seguir engajando seus usuários.

O YouTube Analytics oferece um conjunto abrangente de análise para ajudá-lo a medir o quão bem os seus vídeos estão, e onde você pode melhorar.

Fizemos também um aulão no nosso youtube onde falamos sobre youtube analytics, confira:


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