Imediatamente após a publicação desse post, a TrustVox entrou em contato com a gente e removeu o evento do ar. Parabéns a equipe da TrustVox pela a agilidade e atenção. Como exemplo de como utilizar o hit de interação do evento, iremos deixar o post no ar, porém, os clientes da TrustVox podem ficar tranquilos que o problema ja foi resolvido. Gostaria de deixar meu agradecimento ao Horário Poblete e ao Bruno Casali pela atenção que deram para gente resolvendo esse bug.
Primeiro vamos conhecer a TrustVox, para quem não conhece a trustvox é uma certificadora de reviews que ao final de uma compra no seu e-commerce pede opinião do seu usuário sobre como foi o processo, beleza?
Não vemos nenhum problema nesse tipo de ferramenta, pelo contrário acreditamos que os dados fornecidos pelo nossos usuários são de extrema importância, não encontramos nenhum bug que fere a privacidade dos usuários nem nada, nesse post iremos mostrar apenas um pequeno bug na importação dos dados da trustvox para o Google Analytics.
A alguns dias atrás recebi de um dos nossos analistas um alerta sobre uma discrepância altíssima da taxa de rejeição de um cliente nosso. Como de costume iniciamos o processo de debug para identificar o problema, depois de verificar uma série de possibilidades, decidimos dar uma olhada na área de eventos do Google analytics para ver o que poderia estar gerando essa discrepância, aí que nos deparamos com isso.
Bem fica claro que existe uma quantidade excessiva de eventos por parte da Trustvox certo? Pois bem, resolvemos ir a fundo e ver quais erão as ações desses eventos e olha o que encontramos:
Para quem já matou o mistério só de olhar o relatório acima meus parabéns, você está em dia com as boas práticas do google analytics e extremamente atento. Um verdadeiro ninja :D Mas, para quem não conseguiu matar o problema de cara vamos isolar e explicar o motivo do problema:
Para te mostrar o problema da melhor maneira possível, antes preciso te explicar o que é um evento no google analytics, vamos a definição do próprio google analytics:
-- Sobre os eventos
Um evento é composto de:
Quando se cria um evento via tag manager ou utilizando a api do Google Analytics existe um parâmetro booleano configurável que possibilita a a definição de interação podendo ser configurado como true, ou false. Com esse parâmetro é possível dizer para o google analytics se esse evento é de interação do usuário, ou não. Beleza?
Com isso ficou um pouco mais fácil entender o problema mostrado na imagem lá em cima? Se não, voltemos ao relatório:
Analisando a ação percebemos que esse evento está sendo disparado toda vez que o usuário visualiza o selo no rodapé e óbvio que o problema não é mensurar o evento e sim não configura-lo corretamente. Partindo de um cenário aonde na maioria das vezes isso não é avisado para o cliente, esse hit de evento deveria estar marcado como hit de não interação, entendeu?
Agora o que isso traz de problema para quem está analisando os dados? Primeiro, ao chegar no relatório você toma um puta susto somado a uma leve sensação de desespero. Segundo, a taxa de rejeição torna a não ser mais a real deixando você no escuro no período que o evento permanecer configurado errado.
Espero que tenham gostado do post :D
Dúvidas? Comentários? Sugestões?
Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D