Selos de segurança, passam segurança?

Esses são os rodapés de alguns e-commerces Gigantes do Brasil, como Walmart e Magazine Luiza:

selos-de-seguranca-01.png

selos-de-seguranca-02 (1).png

Quero levantar um ponto nesse post que não é nada polêmico, mas se de fato esses selos transmitem segurança aos usuários.

Você já perguntou aos seus pais, amigos que não são da área e outros tipos de pessoas que compram online se eles fazem ideia do que é o Ebit, Internet Segura, Site blindado e mais selos de segurança?

Não estou questionando a segurança desses serviços em criptografia de dados e tudo mais mas se de fato os usuários fazem alguma noção do que isso significa.

Já levantei essas informações em alguns clientes e por exemplo o selo de site seguro powered by Google que testamos em alguns clientes se mostrou muito eficaz, pois de fato você é redirecionado para uma página do Google que mostra ao usuário que aquele site não é um site de spam perante ao Google e se isso é realmente eficaz, porque a maioria das pessoas deixa no rodapé?

Em clientes que temos o site todo tagueado corretamente no GA, verificamos que alguns desses selos possuem clique, mas quando incluímos o selo do Google, é um festival de cliques, e por que isso acontece?

Os compradores leigos não conhecem o site blindado, ebit e outros tipos de selos, mas o Google, a Google com certeza ele conhece e isso passa credibilidade para a compra.

O que quero deixar de mensagem nesse post é, você já viu no seu site se isso é clicado, é de fato relevante para o usuário esse selo? Se sim, por que deixar no rodapé?

Um estudo da baymard sobre os selos de segurança no mercado americano comprovou isso que estamos abordando nesse post:

selos-de-seguranca-03.jpg

Lógico que esse estudo foi feito para o mercado americano e isso é diferente no brasil, esse resultado deve ser muito diferente, uma vez que o mercado é mais imaturo e as pessoas desconhecem ainda mais essas informações.

Se quiser olhar de forma mais detalhada e com teste concretos, olha esse post aqui lá do Conversion XL, falando do teste que fizeram sobre os selos de segurança em páginas de checkout reais e a eficácia de cada uma deles.

E aí, no seu site as pessoas clicam nos selos de segurança? Você acredita na exibição deles para converter o cliente?

Teste e nos diga! :)

Dúvidas? Comentários? Sugestões?

Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D

Notícias de Digital Analytics para quem não tem tempo de ler notícias.
Junte-se a turma de 9000 leitores ativos

Métricas Boss: © 2021 - Versão 4.0 - Web Analytics é mais que um gráfico bonitinho!