Dicas de Analytics [EP.01] - O Que é, Como é calculada e como utilizar a taxa de conversão?

Gustavo Esteves, comanda o nosso podcast especial Dicas rápidas sobre analytics, e o tema de hoje é sobre a TAXA DE CONVERSÃO.


Neste episódio vamos entender um pouco mais sobre:


🔸 O que é a taxa de conversão?

🔸 Como ela é calculada?

🔸 Como utilizar a taxa de conversão?


A Taxa de conversão é uma métrica que além de muito falada é vista como ouro no marketing digital e também no E-commerce.


Mas afinal, o que é taxa de conversão?


Taxa de conversão é uma métrica que mede a quantidade de sessões, ou seja, a quantidade de visitas que entram no nosso site e que efetuam uma conversão. Conversão essa, que pode ser uma compra, ou seja, uma transação ou conversão que pode ser uma meta.


Meta é o objetivo mensurado no Google Analytics. Onde é possível mensurar até 20 objetivos, ou seja, os objetivos no Google Analytics são chamados de metas.


As metas podem ser de destinos, eventos, duração, páginas ou telas por sessão. Toda vez que você configura essas metas o Google Analytics consegue trazer essas taxas de conversão.


Aqui vamos separar a taxa de conversão em duas:


➡️ Taxa de conversão da Meta - Como é calculada?

Nada mais é que o número de conclusões de metas.

Exemplo:

Imagina que você tenha configurado uma meta de downloads do E-book ou configurado uma meta cadastro no Newsletter

vai ser o número de downloads do e-book ou o número de cadastro na newsletter dividido por divididos pelas suas sessões e multiplicados por 100.


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➡️ Taxa de conversão do Comércio eletrônico - Como é calculada?


Número de transações, ou seja, o número de pedidos dividido pelas sessões X 100


Então, se você for em Conversões > metas > visão geral ou Conversões > comércio eletrônico > visão geral você encontrará essas metas.


Importante ⚠️


Embora você não precise calcular, é importante você entender esse conceito de como ela é calculada, porque se você estiver achando que a sua taxa de conversão, seja de meta ou comércio eletrônico está errada ou louca, isso significa que as suas outras métricas estão erradas.

Porque é um cálculo, essa métrica não existe, ela ela pega outras duas métricas que existem e cria um cálculo para que a taxa de conversão exista.


Curiosidade 🔎


Qual é a média do mercado brasileiro? Segundo um relatório da Webshoper Ebit Nilsen a média de taxa de conversão do mercado brasileiro é de 1,56% . O que isso significa? Que 1,56% das pessoas que acessam o site, visitas, convertem no nosso site.

Que 98,44% que não convertem. O que significa que qualquer alteração, qualquer mexida que você dê na taxa de conversão pode fazer que você tenha um grande aumento de conclusão de metas, aumento de receita, porque qualquer alteração significa um número grande de sessões.


Cuidado com o complexo de vira lata!


Comparado com outros países, como a média do Reino Unido era de 16%, mas é um cenário totalmente diferente, um território menor, público menor, a maioria das entregas são feitas de carro e bicicleta, aqui envolve toda uma logística diferente.


Cuidado para não comparar a sua taxa de conversão com a do mercado ou com a dos outros.


Já diz o ditado: " A grama do vizinho sempre parece mais verde".

via GIPHY


Brincadeiras a parte...


E por que não se deve comparar com essas situações?


Porque cada um sabe o que fez diferente frente ano passado, mês passado, frente a outro dia. Quando estamos falando de taxa de conversão tem que te muito cuidado se o seu negocio teve uma expansão grande pode ser que a sua taxa de conversão pode ter crescido muito ou tenha caído muito devido o aumento da expansão.

Como você pode se comparar com seu concorrente se você não sabe o que ele faz?


Tome cuidado com isso 🚨.

Exemplo:


E-commerce de peça de caminhão. Que só vende para empresas. Essa loja, basicamente não faz muito anuncio. O que essa loja faz nesse primeiro momento é a migração da compras por telefone para compras online, pelo site. tentando diminuir o trabalho do time de vendas.

Essa mudança de comportamento, passando das compras por telefone para o site, fez com que o aumento do acesso ao site aumentasse. porém, para você acessar o site dessa loja e efetuar uma compra, você OBRIGATORIAMENTE precisa ter um CNPJ. Você não consegue ver os produtos sem antes informar o CNPJ.

Uma vez informado o CNPJ você passa ter acesso as informações de produto e compras no site.

Contado esse exemplo, temos dois tipos de reação em públicos diferentes.


O primeiro: " Nossa, essa pessoa deve ter uma taxa de conversão elevadíssima!" " Porque tão pequeno e super nichado"


O segundo:

"Nossa isso é baixíssimo, uma loja online para público B2B de peças de caminhão".


A taxa de conversão dessa loja é 60%, e o dono acha a taxa muito ruim, porque o pensamento dele vai de acordo com o que o primeiro público falou, sendo uma loja online, para público B2B, ele achava que a taxa de conversão deveria ser maior do que realmente é.

A taxa de 60% comparada ao mercado é grande, mas para ele não é.

Para ele, a meta dele é aumentar essa taxa.


3 pensamentos baseados nesse exemplos seriam:

1° - " Esse cara está fingindo, está mentindo sobre essa taxa, só pode"

2° -" Nossa, O GA dele está com muito problema"

3° - " Ahh, mole, 60%, ele deve ter umas 06 visitas por mês, então 60% em cima de 06 visitas não é nada!"


Então, tome muito cuidado! ⚠️ Muito cuidado para você não se comparar com negócios diferentes, mercados diferentes, com situações diferentes da sua.


E mesmo assim, com relatórios do Webshopers, com relatórios muitos bons, tome cuidados com esses tipos de comparações.

A taxa de conversão é uma métrica que você deve sempre analisar.

Qualquer alteração ela pode mudar e apresentar diferentes resultados.


Quer saber mais? Aperta o play nesse episódio de Dicas de Analytics no nosso podcast.

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