Gustavo Esteves é o host do quadro de Dicas de Analytics, que é um quadro do podcast rápido de cerca de 10-15 minutos com dicas do setor.
E o tema do episódio de hoje é: Qual a diferença entre Google Analytics e Web analitycs?
De uma forma bem simples podemos dizer que o Google analytics é uma ferramenta e Web analytics é conceito.
O Google Analytics é uma ferramenta gratuita do Google onde podemos analisar o comportamento do usuário no seu site a partir de diversas métricas, seja ele um e-commerce, site institucional ou um blog. É também é uma das ferramentas gratuitas disponíveis no mercado para se fazer análise da web.
Com ela você consegue analisar visitas no site, o comportamento do usuário no site entre outros.
Já para análise de aplicativos, você precisaria usar o Firebase Analytics, que e a ferramenta do Google para análise de Apps, ou outras ferramentas como Amplitude ou Localytics.
Existem várias ferramentas disponíveis no mercado, o Google Analytics é muito utilizado e falado porque é a ÚNICA gratuita. Por ser a única Gratuita, todo mundo conhece ele, mas não necessariamente ela é a melhor ferramenta ( 👀 isso é tema para outro podcast), mas também existem várias outras ferramentas no mercado.
Se você quiser saber mais, pode conferir esse outro Podcast - Como funciona o Adobe Analytics?
É o fato de a gente analisar os dados em ferramentas como o Google Analytics e transformá-los em EXECUÇÃO, em DECISÃO DE MERCADO. Ou seja, Web Analytics, também conhecido como Digital Analytics, é a análise de dados quantitativos e qualitativos sobre a experiência dos usuários no site ou um aplicativo. Essa área tem como norte entender os resultados das sua estratégia de marketing, o fluxo de comportamento do usuário do site, identificar e otimizar problemas e, principalmente, como pautar a s suas tomadas de decisões em dados.
Uma parte muito importante para você entender é que FERRAMENTAS são o MEIO, elas não são o início e nem fim do processo.
O processo de tomada de decisão de web Analytics através do Google analytics, consiste em:
🔸 Criar perguntas - O que você quer fazer? O que você quer mensurar?
🔸 Abrir o Google Analytics para responder essas perguntas.
🔸 Coletar essas respostas.
🔸 Executar ações, baseadas nas respostas, alguma melhoria.
Se você analisou as respostas e não executou nenhuma melhoraria, você só tirou uma curiosidade.
Quando a agente abre o google analytics sem saber o que quer ver, você não vê nada.
O processo das análises no google Analytics, é: saber o que você quer mensurar, abrir o google analytics para obter as respostas para suas perguntas e depois tomar decisões a partir dessas analises.
Quem toma decisões somos Nós e não as ferramentas.
Ferramenta é meio, a gente se adapta. A gente usa e aprende. Agora como eu uso ela, como eu utilizo todo artificio que ela me dá em prol do meu negócio, como eu transformo os dados que ela me fornece, isso é analisar, é transformar dados em decisões, isso é Digital Analytics.
Então, Google Analytics é uma das ferramentas disponíveis no mercado. O fato da gente transformar dados em decisões, dados esses contidos em alguma ferramenta ( Excel, Google Analytics, Mixpanel , etc) isso é fazer Digital ou Web analytics.
Transformar dados em decisões, isso sim, é Web Analytics.
Quer saber mais, dê o play nesse episódio de Dicas de Analytics no nosso podcast.
E acesse Métricas Boss Prime.
Dúvidas? Comentários? Sugestões?
Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima 😄
Siga-nos no Instagram @metricasboss