Como medir o resultado em uma Copy?

Fala aí Analítica e Analítico de plantão, beleza?

Para começar, você sabe o que é uma copy e para que serve? Copywriting é uma técnica de produção de textos para ações de marketing e vendas. É uma estratégia em montar uma comunicação prioritariamente de vendas, independente do estágio da jornada do comprador, e levar o consumidor a ação final pretendida.

O copywriter é um profissional especializado em construir uma comunicação de vendas, um scripts de vendas através de uma jornada que no final o consumidor será persuadido a comprar produto ou serviço.

A diferença entre textos publicitários, e de conteúdos orgânicos, é que a copy sempre vai levar o receptor da mensagem para uma ação imediata.

Por exemplo, se você ainda não escutou o podcast sobre como mensurar resultados em uma copy, clica aqui no link abaixo e já vai escutar.

No último podcast do canal Analytics Talks, recebemos duas feras no universo de copy, Jéssica Cabede , especialista no universo de copy e Fred Ribas, especialista em Copywriter expert em Neuromarketing.

Perguntamos aos nossos convidados o que pra eles era Copywriting:

Para Jessica, “Copy é sobre narrativas, soluções e pessoas. Você sempre precisa pensar na outra pessoa, que é o receptor da mensagem.

A narrativa é construir uma história levando a sua audiência, e fornecer a solução para quem está lendo, quando você fornece uma solução, o consumidor tende a tomar uma decisão mais rápido.”

Para Fred, “Copy é montar uma comunicação de vendas, através de uma jornada onde no final o usuário estará persuadido a comprar produto/ serviço. A habilidade de construir textos com técnica de influência e persuasão, levando o usuário a ação imediata.”

Entender a linguagem do público é extremamente importante, para alcançar resultados.

E como analisar as métricas em uma copy?

Para todo profissional, independente da área de atuação, é extremamente importante ter o conhecimento pelo menos o básico de análise de métricas, para saber assim, os resultados positivos ou negativos.

Através das métricas você consegue criar hipóteses, e assim desbravar suas hipóteses em resultados.

Segundo Fred Ribas "O Copywriter que não entende de métricas e dados, é apenas um escritor de romance”.

São os dados que vão dar suporte para você saber o resultado de uma copy. Você precisa ver os dados e interpretar, quais pontos tiveram sucesso ou não, assim você consegue elaborar uma estratégia de comunicação.

Uma forma de análise desses dados, seria em cada área de uma landing page, você utilizar um CTA no final de cada sessão de texto, e dentro do GA4 usamos os eventos, que nada mais é, que as interações dos usuários com a sua página.

Através disso conseguimos medir os CTAs, usando diferentes nomes como (CTA1, CTA2, CTA3 e CTA4) assim você consegue analisar qual opção é mais clicada. Usar chamadas diferentes possibilitam também a interação e alcance.

Definir o objetivo precisa ser a primeira opção para elaboração da sua análise, incluindo CTAS e direcionando o usuário a clicar e adquirir o serviço/produto.

Dividir os scrolls em sessões, que seriam as micro conversões, em assuntos que você está informando ao usuário, e assim medir como os usuários vão chegar e interagir.

Assim você vai medir cada evento com número de sessões, para saber qual fez o usuário clicar e de acordo com a sessão, qual porcentagem ele converteu no formulário.

A parte mais importante é aprender a jornada do usuário, e isso você analisa através de métricas.


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