O que a Métrica do M&M'S tem a ver com Web Analytics?

mm-marrom.jpg

Você provavelmente já deve ter ouvido falar da Métrica do M&M marrom, né? Se não tiver lido nada sobre isso, segue uma breve explicação.

Dizem que a banda de heavy metal, Van Halen exigia no contrato de seus shows, uma tigela de M&M’S, porém nessa tigela não podiam conter M&M’S marrons, era necessário retirar todos. Com o passar dos tempos, esta cláusula, intrigava os organizadores de evento e logo se tornou mais uma das listas de excessos das celebridades.

Mas anos depois, os irmãos Heath revelaram que essa não era uma exigência de vaidade e sim uma ferramenta para certificar que a gestão do local do show, havia lido e honrado cada termo do contrato. Para o vocalista da banda, esse ponto era um ponto crítico uma vez que no contrato haviam requisitos técnicos e de segurança bem sérios e com a estratégia do M&M’S marrom, eles garantiam que a banda poderia realizar um show excepcional para os fãs.

Mas o que isso tem a ver com Web Analytics???

uando analisamos algum negócio através das ferramentas de Web Analytics, conseguimos enxergar diversas possibilidades de melhorias, correções e inovações, mas não podemos fazer tudo ao mesmo tempo.

É necessário fazermos as coisas separadas e testadas uma a uma. Quando analisamos uma página específica que necessita de uma melhoria ou correção, temos que testar 1 solução, validá-la, depois analisar novamente se funcionou e ai por último deixa a versão vencedora no ar.

Se incluirmos mais de 1 teste por vez, nunca saberemos qual teste deu certo e qual errado, por isso é necessário que não sejam realizadas diversas alterações e implementações ao mesmo tempo.

A Métrica do M&M’s marrom funciona da mesma maneira, se a banda Van Halen incluísse mais informações para mensurar se o contrato foi lido e honrado, por exemplo 3, não conseguiria saber pois se 1 das 3 tivessem sido realizadas, não seria fácil mensurar qual o motivo das outras não terem sido realizadas e nem se as outras normas do contrato seriam cumpridas.

Por exemplo:

Analisando o site abaixo vimos que a taxa de rejeição nesta página esta acima da média das outras, e podemos testar 3 possibilidades de diminuir isso. São elas:

passo-a-passo-da-configuracao-de-busca-interna-no-google-analytics-1.png

  1. Incluir a explicação do produto no 1º scroll, já que ao acessar a página desse produto não conseguimos entender o que se trata esse produto;

  2. O Site exige que o usuário ao clicar em comprar, selecione a cor da faixa do relógio, mas a informação de Expedição esta muito mais chamativa do que a cor da faixa. Podemos alterar essas proporções;

  3. Usuário ao acessar a página clica em “Visitar a loja”, botão que aparece na lateral direita, o botão direciona o usuário para a loja do vendedor, mas abrindo o link em uma outra guia, ao acessar a loja do vendedor, o usuário pode acabar por fechar a guia onde esta a página do produto.

Só aqui pensamos em 3 possibilidades distintas da taxa de rejeição da página estar alta, são possibilidades totalmente diferentes, se incluirmos as 3 em prática ao mesmo tempo, e a taxa melhorar ou piorar, não saberemos qual delas funcionou e voltaremos a estaca 0.

E por isso que é necessário testar uma solução por vez. ;)

Dúvidas? Comentários? Sugestões?

Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D

Notícias de Digital Analytics para quem não tem tempo de ler notícias.
Junte-se a turma de 9000 leitores ativos

Métricas Boss: © 2021 - Versão 4.0 - Web Analytics é mais que um gráfico bonitinho!