Métricas Boss

Novo Relatório de Dispositivos

O Google Analytics lançou um novo recurso para todos os usuários que utilizam a versão Free onde é mostrado o uso de diferentes dispositivos na jornada do usuário. Mas o que isso quer dizer?

O novo relatório chamado de “Todos os dispositivos” nos permite entender qual a porcentagem de sessões entra no nosso site via mobile para consultar e navegar e no mesmo dia acaba convertendo via desktop. Também conseguimos ver pela perspectiva de canais, se um usuário entra hoje no site via Google Ads pelo Desktop e não converte porém na semana seguinte ele é re-impactado com alguma outra campanha no Mobile pelo Facebook por exemplo, ele entra no site e finalmente converte.

Logo, a finalidade desse novo relatório é ajudar a conectar os dados de diferentes dispositivos e suas atividades em diferentes sessões. Dessa forma é possível entender quais as jornadas do seu usuário e como é possível criar estratégias para cada etapa dessa jornada, relacionando canais e dispositivos.

O relatório de Todos os Dispositivos possui 3 tipos de visões e informações diferentes que vou explicar agora:

Sobreposição de dispositivos: esse relatório mostra pra gente os tipos de dispositivos e quantos são usados para acessar o site. O mais interessante do dispositivo é que ele mostra quantas sessões fazem a combinação entre diversos dispositivos, como por exemplo quantas sessões acessam somente via Desktop, somente via Mobile, quantos acessam não só por Desktop, mas também via Mobile entre outros.

No relatório é possível ver também os KPI’s de conversão, logo ele mostra pra gente qual a Receita gerada pelos diferentes dispositivos e pelas diferentes combinações de dispositivo, assim como também a Taxa de Conversão e a quantidade de Transações.

Esse com certeza, é o relatório mais legal entre os 3!

novo relatório de dispositivos

Caminhos dos dispositivos: esse é o mais simples, ele dá as mesmas informações que podem ser vistas através do relatório de “Visão Geral” dentro “Dispositivos Móveis”. A única diferença é que ao invés de você precisar adicionar uma Dimensão Secundária de Origem, Campanha etc, ele já te dá essas opções prontas, é só selecionar o que deseja ver no local destacado na imagem abaixo.

Em resumo, ele mostra a sequência de categorias de dispositivo que o usuário usou para se engajar com o seu conteúdo, descobrindo como os usuários se engajaram com seu conteúdo de acordo com a forma como ele muda de um dispositivo para o outro.

novo relatório de dispositivos

Dispositivo de aquisição: nesse relatório é possível obter informações do número de usuários realização uma conversão no mesmo dispositivo no qual ele foi adquirido. Além disso, conseguimos ver também, quantos usuários realizaram a conversão em um dispositivo diferente e até mesmo os que não realizaram nenhuma conversão.

Esse relatório é importante para que a gente entenda qual dispositivo é mais importante na hora de trazer usuário para o nosso site e como eles se comportam ao longo da conversão para gerar estratégias de conversão através do uso de diferentes dispositivos.

novo relatório de dispositivos

Agora que você já sabe como usar os novos relatórios, analise os dados e monte uma estratégia que seja coerente com o comportamento dos usuários do seu site de acordo com a forma como ele se comporta com os diferentes dispositivos na jornada de compra. Assim você será mais assertivo em suas ações, trazendo melhores resultados :)


mail_outline

Está curtindo o post?

Assine nossa newsletter e fique por dentro das noticias do mercado de Web Analytics.