Google Analytics não serve para intranets

O GA é a solução de análise mais popular do mundo, usada por milhões de sites. Embora seja uma solução eficaz para sites, o Google Analytics NÃO é uma boa opção para sites da Intranet. Você usa o GA para medir a sua intranet?

Porque o Google Analytics não deve ser usado para Intranet?

Google Analytics não foi projetado para intranets O GA é uma plataforma de rastreamento de publicidade e comportamento do consumidor voltada para comerciantes e anunciantes. A maioria dos novos recursos lançados nos últimos anos não são relevantes para os sites da Intranet, como remarketing, melhorias de ligação do AdWords e integração do DoubleClick.

Este não foi sempre o caso: versões iniciais do Google Analytics foram mais amigáveis para intranet. Mas, à medida que o Google Analytics cresceu, o produto tornou-se mais alinhado com os requisitos dos anunciantes e menos para intranet.

Mapeamento de Eventos

Para rastrear downloads de arquivos (como PDFs), o Google Analytics exige que você marque o link clicável com um fragmento de JavaScript. Quando o link é clicado, um evento de rastreamento é enviado aos servidores de coleta de dados do Google. Dependendo do seu ambiente, a configuração desses eventos de rastreamento pode exigir muito trabalho.

Mas há um problema maior: se alguém acessa um documento por meio de um URL direto, o Google Analytics não terá computado a meta de download do PDF. Os ambientes de intranet geralmente possuem URLs diretas para documentos incorporados em aplicativos e sites.



Regulamentos de privacidade

Ao considerar a privacidade dos dados, as duas áreas que merecem destaque são os termos e serviços do GA.

O GA proíbe que você armazene qualquer PII (Informações Pessoais Identificáveis) no Google Analytics. Isso inclui nomes de usuários, endereços IP, endereços de e-mail ou qualquer coisa que permita identificar um indivíduo.

Esses regulamentos interferem na sua capacidade de ver como os funcionários estão usando os sites da Intranet. Por exemplo: se você quiser ver uma lista básica de funcionários que visualizou o site da Intranet no mês passado, você não poderá usar o Google Analytics para criar a lista!

Problemas de segurança

Os pedidos de rastreamento do Google Analytics contêm uma riqueza de informações, como nomes de servidores, endereços IP, caminhos de arquivos e muito mais. Esta informação é enviada aos servidores de coleta de dados do Google sempre que uma página é visualizada. Se essa informação for interceptada por um potencial hacker, ele sabe exatamente onde encontrar seus servidores e documentos. Esta é uma grande preocupação de segurança para sites da Intranet que contêm dados confidenciais.

O GA armazena dados em datacenters em todo o mundo. Quando seus dados são armazenados fora de sua rede na nuvem de outra empresa, você não controla o acesso aos dados. O Google Analytics não foi projetado para intranets, ele foi projetado para sites com o intuito de analisar o comportamento do consumidor e publicidades no Google, tanto que o mesmo só possui integração com as publicidades do Google.

Se você está usando o Google Analytics para medir a sua intranet, tome cuidado e tente verificar outras ferramentas que podem te auxiliar.