Bem o Google Tag Manager hoje já não é uma novidade tão grande, iremos destrinchar de maneira geral a grande serventia dessa ferramenta grátis do google. Que veio para solucionar um grande gargalo dentro das equipes de T.I e Marketing digital otimizando o tempo perdido anteriormente em implementações complexas de scripts de parceiros.
Sendo bem direto, Tags na vida real são scripts inseridos no seu código fonte com o intuito de monitorar o comportamento do usuário no seu site, capturar determinadas origens de parceiros e inserções de pixels em suas páginas de sucesso e falha, adicionar transações junto ao seu Google Analytics com a tag de comércio eletrônico, Tag de conversão do Google Adwords, e etc.
Eu como desenvolvedor já passei por poucas e boas com filas e mais filas de demandas, mas o que o google-tag-manager soluciona para nós desenvolvedores e consequentemente para os gestores de marketing digital? Imagine que você acabou de fechar uma parceria excelente para seu e-commerce, um programa de afiliados que tem a promessa de aumentar em 35% a receita do seu negócio, porém, é chegada a hora da temida integração. Você chama seu gerente de T.I e passa a demanda para ele analisar, dentro da fila de incidentes que ele tem para solucionar ele te da um prazo de 2 dias para implementar, porém, como ele tem mais 365 demandas fala que a mesma só vai começar a ser implementada daqui a 15 dias.
É exatamente esse o problema que o google vai resolver, dentro do Google Tag Manager você terá um ambiente apartado do seu código fonte para essa implementações, por exemplo a maioria dos programas de afiliados já tem uma versão de implementação do seu script de conversão para Google Tag Manager, você não vai precisar meter a mão no código para por exemplo definir que essa tag só vai ser disparada na pagina de sucesso. TUDO ISSO JÁ ESTA PRONTO no Google Tag Manager.
O Google Tag Manager parte do mesmo princípio usado nos sistemas de versionamento, a cada nova alteração dentro do seu container é estipulado um ponto de restauração, facilitando assim o gerenciamento de incidentes caso o script que você inseriu esteja com algum problema. Ou seja, nada de trabalhar de madrugada solucionando scripts de parceiros :)
Se todos esse outros argumentos ainda não foram suficientes para convencer seu gerente de T.I a adotar o Google Tag Manager vamos falar um pouco da parte técnica para ele parar de vez com esse pré-conceito. Bem de maneira técnica o google tag manager contém uma série de snippets que são por sua vez disparados de acordo com a regras pré-estabelecidas dentro do Google Tag Manager.
O Google Tag Manager não diminui a quantidade de scripts inseridos na sua página, mas melhora absurdamente o gerenciamento desses scripts os executando de maneira assíncrona, ou seja, quando ele executar não irá bloquear a renderização de outros elementos dentro da sua página. Até porque ele faz esses disparos após o carregamento da página não interferindo no carregamento do site.
Bem já não há mais desculpas para você não usar o Google Tag Manager né? Caso tenha ficado alguma dúvida fizemos um aulão de Google Tag Manager gratuito para você aprender ainda mais:
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