Dissecando o Google Tag Manager - Tags

Olá, pessoal! Esse post é o primeiro de uma série que criaremos para explicar de forma mais detalhada cada um dos componentes essenciais do Google Tag Manager.

Como o próprio nome diz (e nós falamos em um post anterior, o Google Tag Manager (Gerenciador de Tags do Google) é uma ferramenta que agiliza e facilita o gerenciamento de tags em seu site. Sendo assim, elas são a razão de ser da ferramenta.

Mas você sabe exatamente o que são as benditas tags? A seguir, vamos falar do assunto de forma simples e objetiva.

O que são tags?

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Tags, em geral, são trechos de código HTML ou JavaScript a ser incorporados no código-fonte de seu site, com o objetivo de extrair ou injetar determinadas informações.

No universo do Marketing Digital, através da implementação de tags podemos mensurar informações como: o tempo que usuários passam em determinada(s) página(s), o quanto do scroll é utilizado, a quantidade de cliques em certas áreas do e/ou em elementos específicos, disparo de formulários, adição de produtos no carrinho, entre outros. Além da extração desses dados, é através de tags que “instalamos” uma série de ferramentas (como o próprio Google Analytics, Google Ads, Google Optimize, Crazy Egg, Hotjar, …) e serviços como rede de afiliados, retargeting e comparadores de preço.

Anatomia das tags

Dentro do GTM, cada tag é composta necessariamente de 2 partes: configuração e acionamento.

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Configuração

Na configuração da tag, definiremos o código a ser inserido. Existem várias opções pré-configuradas dentro do próprio GTM (como Google Analytics, Google Optimize, Google Ads, …). Nestes casos o trabalho é bem mais fácil, sendo basicamente inserir o seu id e definir detalhes específicos da ferramenta selecionada. Caso o código desejado não esteja entre os pré-definidos, temos as opções “HTML Personalizado” e “Imagem Personalizada”, onde você pode escrever o seu próprio.

ATENÇÃO: Embora as opções personalizadas nos permitam a inserção de basicamente qualquer código, não recomendamos utilizar a ferramenta para implementações com outros objetivos que não os citados no início do post. Isso foge do escopo e pode trazer problemas sérios para o seu site.

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Acionamento

No acionamento, definiremos onde a tag em questão vai ou não ser disparada em seu site. Para isso, utilizaremos os acionadores, que são o próximo tema da série Dissecando o Google Tag Manager.

Esperamos que este post possa ter sido legal e útil para todos vocês. :)

Até a próxima! 😀

Dúvidas? Comentários? Sugestões?

Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D

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