Definindo como montar relatórios no Google Data Studio

Provavelmente você já ouviu falar sobre o Google Data Studio, um ótimo produto do Google, projetado para visualização de dados e relatórios de colaboração. Se você ainda não criou alguns relatórios, aprenda aqui como criar. Semelhante a outras ferramentas de relatório como o Tableau, você pode conectar várias fontes de dados ao Data Studio e criar visualizações personalizadas. Mas, embora seja bom poder fazer relatórios parecer bonitos, é igualmente importante se concentrar nos dados. Lembre-se de por que estamos criando relatórios em primeiro lugar, para visualizar dados de forma que o tornem valiosos e acionáveis para o público. Como qualquer relatório ou esforços de implementação, é necessário ter uma estratégia antes de começar a montar seus relatórios.

Passo 1 - Saiba o que precisa ser relatado e o motivo:

O primeiro passo, se você não fez isso já, é identificar os objetivos do seu site - isso é uma obrigação! Determine quais dados você usará para medir a realização de metas; Diferentes usuários ou equipes podem ter seus próprios objetivos e métricas que eles usam para medição e análise. Se você não tem uma idéia do que você espera realizar com seu site, será difícil visualizar o sucesso.

Além de analisar seus objetivos, você vai querer garantir que você tenha sistemas instalados para coletar os dados certos, seja através do Google Analytics ou de outra fonte. Ao estabelecer métricas importantes no início, você terá direção ao criar relatórios mais tarde.

##Passo 2 - Decida se o Data Studio atenderá às suas necessidades de relatórios

O Data Studio será usado como a visualização final dos dados, ou os relatórios ainda precisam ser compartilhados em um formato diferente? Identifique quem usará os dados e em quais aplicativos. Muitas vezes, muitas pessoas usam conjuntos de dados para medir suas realizações e contribuições para atingir metas. O Data Studio funciona bem para situações como a seguinte:

Você tem várias pessoas em sua equipe de marketing que rotineiramente informam sobre o desempenho da campanha, o engajamento e os objetivos do site;

Você tem gerentes de nível médio que supervisionam vários locais ou regiões; Eles querem visualizar facilmente relatórios individuais e agregados;

Você trabalha com vários fornecedores de terceiros para publicidade, SEO e marketing por e-mail. Eles desejam analisar com frequência quais os esforços que estão funcionando bem, em um nível alto, sem fazer login no Google Analytics e no AdWords;

Você precisa de mais flexibilidade na forma como os dados são apresentados - com controle sobre as cores, branding e dados e a capacidade de gerar insights em tudo;

Você apresenta relatórios para outros e quer mais interatividade, com a capacidade para você e para quem vê seus relatórios de filtrar e explorar sem conhecimentos técnicos.

O Data Studio pode ser uma ótima opção para alguns, mas pode não atender às necessidades dos outros. Tenha em mente que o Google Data Studio ainda está em versão beta, e eles constantemente estão fazendo atualizações, correções e adicionando novos recursos! Não acredite em mim? Confira as notas de versão , eles estão atualizando o Data Studio aproximadamente todas as semanas. Então, embora alguns recursos possam não ser perfeitos ainda, lembre-se de que o Google Data Studio apenas continuará melhorando!

Uma das melhores características do Data Studio é a capacidade de interagir dinamicamente com o relatório, alterar o intervalo de datas, os elementos de filtragem, etc. Compreensivelmente, no entanto, muitos verão o Data Studio como uma substituição ou atualização para visualizações de relatórios existentes nos produtos do Google.

Atualmente, eles estão usando, como o Google Analytics e o Google AdWords. Isso leva a uma das maiores queixas que ouvimos até agora, que é a capacidade limitada de baixar ou enviar por e-mail relatórios estáticos facilmente do Data Studio.

Não é fácil fazer isso dentro da interface. O seu navegador pode suportar a impressão do relatório em um PDF, mas talvez seja necessário costurar manualmente várias páginas. Lembre-se de que, se você usar um método para salvar seu relatório como PDF, você perde os elementos de interatividade e compartilhamento que tornam o Data Studio especial.

Embora o nosso amor pelo Data Studio seja profundo, ele tem limitações em alguns casos. Nessas situações, outras soluções de relatórios ainda podem ser melhor, desde o básico (Google Analytics Dashboards, Excel) até o complexo (R, APIs). Por exemplo:

As políticas da sua organização não permitem que os funcionários usem o Google Drive para criar ou compartilhar documentos;

Você precisa criar relatórios com idiomas e moedas internacionais;

Você precisa fornecer muitos dados complexos em múltiplas abas e tabelas que não podem ser condensadas em visualizações básicas (o Data Studio não é um substituto para Excel ou Google Sheets);

Sua equipe executiva precisa compartilhar um relatório baixado com muitas partes interessadas;

Sua equipe de marketing precisa fornecer relatórios ao público em geral em um formato universalmente acessível. (Embora alguns argumentem que o Data Studio é uma ótima maneira de fazer isso!);

Você precisa criar relatórios de tipo funil detalhados que mostrem caminhos de usuários direcionais;

Sua empresa possui uma estrutura complexa com muitos departamentos, locais ou franquias e precisa fornecer um relatório independente para cada um. Os modelos de compartilhamento podem facilitar isso, mas o esforço inicial e o suporte contínuo serão desafiadores;

Você gostaria de conectar muitas fontes de dados para relatórios, como os arquivos do Salesforce, Marketo, Oracle, Excel, etc. (o Data Studio oferece suporte a muitas conexões, mas ainda não será substituído por um data warehouse).

Passo 3 - Decida quais dados você informará e qual será a fonte

Como você receberá os dados em seus relatórios? São de várias fontes diferentes? Aqui é onde você pode planejar quais conectores do Data Studio você precisará usar para obter as informações corretas em seus relatórios. O Data Studio atualmente fornece vários tipos de conectores que permitem que você traga dados de produtos do Google (incluindo plataformas de anúncios), bancos de dados e arquivos externos.

A lista de conectores cresceu desde o lançamento do Data Studio, e provavelmente continuará a crescer. Embora não inclua muitos conectores de terceiros, ele oferece a capacidade de trazer dados de seus próprios bancos de dados, um arquivo carregado ou nossos favoritos favoritos do Google. Se você pode obter os dados no Google Sheets, via APIS, Add-Ons ou qualquer outro método, você pode visualizá-lo no Google Data Studio.

Passo 4 - Mapear o seu quadro de relatório

Depois de decidir que o Data Studio é o caminho a seguir, comece a planejar seus relatórios ou veja alguns modelos primeiro. Este é um passo que muitas pessoas ignoram, mas podem realmente ser mais eficientes. Ao visualizar a forma como deseja apresentar dados em seus relatórios, você pode acabar precisando gastar tanto tempo configurando ou manipulando os dados dentro da interface do Data Studio.

Se você usa uma ferramenta wireframe, quadro branco, um bloco de esboço ou MS Paint (sem julgamento), faça deste um exercício rápido. Com base nas metas do seu site, quais métricas ou dados mostram que esses objetivos estão sendo alcançados ou fornecem informações sobre as principais interações em todo o site? Seja a partir do Google Analytics ou de outra fonte de dados.

Você pode ter diferentes maneiras de visualizar dados de acordo com o departamento ou equipe, e esta etapa ajuda você a garantir que seus relatórios finais do Data Studio sejam relevantes e úteis.

Passo 5 - Crie seus relatórios do Data Studio

Finalmente! Este é o momento que você estava esperando. Agora que você sabe quais dados deseja incluir e uma idéia de como deve ser apresentada, configure suas fontes de dados e adicione-a ao seu relatório. Existem várias opções integradas para gráficos, para que você possa escolher os que melhor ilustram seus dados. Então, seja criativo, adicionando logotipos de marca e imagens, personalizando cores e fontes, etc. Você pode facilmente adicionar notas e análises em qualquer lugar dentro do relatório, o que não é possível com o Google Analytics Custom Reports ou Dashboards.

Felizmente, porque você desenvolveu uma estratégia e estrutura antes do tempo, você não acabará gastando a maior parte da formatação do seu tempo. Em vez disso, você poderá dedicar mais tempo a usar os relatórios para as coisas interessantes que realmente importam, como análise e medição!

Dúvidas? Comentários? Sugestões?

Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D

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