Já falamos de vários recursos do Google Analytics aqui no site, mas um dos mais importantes para seu negócio, que também é um dos fatores de ranqueamento para a SERP do Google, pouco se fala.
Você já ouviu falar no Google Page Speed Insights? O Page Speed Insights mede o desempenho de uma página para dispositivos móveis e computadores. A pontuação do PageSpeed varia de zero a 100 pontos. A pontuação mais elevada é melhor, e uma pontuação de 85 ou superior indica que a página tem um bom desempenho.
O Google Analytics possui uma área chamada de “Velocidade do site”, nessa área é possível saber por exemplo o tempo médio de carregamento de uma página do seu site ser totalmente exibida. Primeira coisa que vamos saber é:
Meu site é mais lento ou mais rápido que meus concorrentes?
Para isso indico que utilizem a ferramenta Pingdom Tools.
Com o Pingdom Tools, é possível saber a média de carregamento dos seus concorrentes. Basta no campo digitar a URL de seu concorrente e depois clicar em Test Now. O Pingdom Tools informará a média de carregamento e com isso você já possui números para comparar.
E agora, meu site esta mais lento ou mais rápido que meus concorrentes?
Se seu site esta mais lento que seus concorrentes, é um ponto de preocupação, pois a experiência dos concorrentes para o usuário pode estar melhor e com isso você tem MUITO trabalho a fazer.
Se seu site esta mais rápido que seus concorrentes, é um ponto de alívio, mas saiba que seus concorrentes podem estar tão mal quanto você. Como faço para melhorar então?
Como explicamos no início do post, vamos analisar isso com o Google Speed Test e com o Google Analytics.
Após o lançamento do Google Speed Test e diversos usuários betas serem testados, o Google uniu a ferramenta ao Google Analytics na área de “Velocidade do site”.
Vamos ver como melhorar o seu site com dicas do Google? Lembrando que desde 2009, foi incluído um script no robô do Google que considera esse um dos fatores para rankeamento do site.
Acesse a aba de “Comportamento” do Google Analytics e após isso acesse “Sugestões de velocidade”. Como vimos anteriormente, o Google Page Speed dá uma nota de 0 a 100 ao sua página, isso para cada página do seu site.
Vamos entender cada coluna:
Pronto! Agora basta dividir essas informações com a sua área de desenvolvimento e TI.
Com essas informações você pode tornar a experiência do seu site melhor para o usuário e consequentemente para o Google.
Quem sabe a longo prazo seu site não sobe algumas posições na SERP?
Dúvidas? Comentários? Sugestões?
Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D