Como instalar o Google Analytics via Google Tag Manager?

Como já conversamos aqui, o Google Tag Manager é realmente uma ferramenta linda. Ele centraliza todas as suas implementações de tags de parceiros em um só lugar e se só isso já não fosse o suficiente o google-tag-manager ainda tem integrações nativas com as ferramentas do próprio google. Hoje vamos aprender como instalar o google-analytics via Google Tag Manager.

O primeiro passo é abrir seu Google Tag Manager, após se logar, selecione o container para o qual você quer implementar a sua tag. Como instalar google-analytics via Google Tag Manager - Passo 1

Depois de abrir seu container, clique em “Add new tag”, ou “Adicionar nova tag” (Depende do idioma que você está configurado). Como instalar google-analytics via Google Tag Manager- Passo 2

Segundo passo, agora nós estamos na página de inserção de tags, é aqui que iremos adicionar e configurar nossos dados para tag do google-analytics. Essa etapa se dividirá em 4 passos e eles são:

  1. Escolha da tag;
  2. Definição da versão do google-analytics;
  3. Configuração da tag
  4. Adicionar UA;
  5. Selecionar tipo de tag do google-analytics;
  6. Selecionar Acionadores;

2-1. Escolhendo a tag.

Nesse passo iremos selecionar a tag que iremos implementar, escolha a opção Google Analytics: Universal Analytics Como instalar google-analytics via Google Tag Manager- Passo 2

2-2. Definição da versão do Google Analytics.

Agora escolheremos a versão do Google Analytics, essa informação você conseguirá ver dentro da sua conta do Google Analytics. A nossa conta do Google Analytics está na versão Universal Analytics, logo vamos seleciona-la. Como instalar o google-analytics via google-tag-manager

2-3. Configuração da tag

Agora vamos configurar a nossa tag do Google Analytics, primeiro iremos adicionar a nossa UA. Após adicionar a UA (Você acha o ID da sua UA dentro da sua conta do Google Analytics), escolheremos o tipo de acompanhamento, por padrão ele vem configurado como “Visualização de página” e é essa opção que vamos utilizar mesmo. Caso esse campo esteja com o valor diferente, clique na opção e selecione a “Visualização de página”.

Essa é uma configuração simples do GA, iremos abordar em outros posts algumas implementações mais complexas, após configurar esses parâmetros clique em “Continue”. Captura-de-Tela-2015-11-26-as-16.37.56.png

2-4. Selecionar Acionadores

Agora iremos definir em quais páginas a tag do Google Analytics vai estar implementada, como estamos tratando de uma implementação padrão. Selecione a opção “All pages” e cliquem em salvar tag. Captura-de-Tela-2015-11-26-as-17.06.12.png

Banners inside_post Cursos Métricas Boss Prime - GTM.png

O terceiro passo e último será a publicação da tag. Depois de criar a tag, veremos na parte superior da direita de sua página você verá o botão “Publish” clique e selecione a opção “Publish Now”. Captura-de-Tela-2015-11-26-as-17.09.02.png

Captura-de-Tela-2015-11-26-as-17.17.03.png

Pronto, sua tag do google-analytics foi implementada via Google Tag Manager. Que tal agora você instalar a tag de comércio eletrônico? :)

Quer aprender mais? Temos um vídeo que ensina a implementar na prática:

Notícias de Digital Analytics para quem não tem tempo de ler notícias.
Junte-se a turma de 9000 leitores ativos

Métricas Boss: © 2021 - Versão 4.0 - Web Analytics é mais que um gráfico bonitinho!