Métricas Boss

Como instalar google adwords via google tag manager?

O google-tag-manager é uma ferramenta bem versátil, como vimos no post google-tag-manager - Introdução, podemos centralizar todas as nossas tags, pixels e scripts de parceiros em um lugar só. E claro que falando de google,  todas a ferramentas deles tem uma espécie de integração “nativa” com o google-tag-manager precisando apenas de poucos passos para uma implementação.

Ok, mas como eu consigo instalar o google adwords via google-tag-manager ?

1. Primeiro passo

Como podemos ver na imagem abaixo, é bem simples essa parte de seleção dos produtos né? É só clicar em Google Adwords e passar para o próximo passo.

Como adicionar google adwords no google-tag-manager - Passo 1

<div class="mb-section form" id="contact">

<div class="mb-grid-container">
    <div class="mdl-grid">
      <div class="mdl-cell mdl-cell--1-col icon-newsletter">
        <i class="material-icons">mail_outline</i>
      </div>
      <div class="mdl-cell mdl-cell--11-col" id="titles">
        <h4 class="mb-title mdl-layout__title">Está curtindo o post?</h4>
        <h6 class="mb-subtitle mdl-layout__subtitle">Assine nossa newsletter e fique por dentro das noticias do mercado de Web Analytics.</h6>
      </div>
      <div class="mdl-cell mdl-cell--11-col none" id="status">
        <h4 class="mb-title mdl-layout__title"></h4>
      </div>
      <div class="mdl-spinner mdl-js-spinner is-active" style="display:none;" id="spin"></div>
      <form action="#" id="newsletterForm" name="newsletter" class="mdl-cell mdl-cell--12-col">
          <div class="mdl-textfield mdl-js-textfield mb-textfield">
              <input class="mdl-textfield__input mb-textfield__input" type="email" name="email" id="email" />
              <label class="mdl-textfield__label mb-textfield__label" for="email">Email ...</label>
          </div>
          <input type="submit"  class="mdl-button mdl-js-button mdl-button--raised mdl-js-ripple-effect mdl-button--accent mb-button-negative" value="Mande um e-mail pra gente :)"/>
      </form>
    </div>
</div>

</div>

2. Segundo passo

Após a configuração da tag escolheremos a opção acompanhamento de conversão e clicaremos em continue para dar segmento na implementação

Como adicionar o adwords no google-tag-manager - Passo 2

3. Terceiro passo

No passo 3, iremos adicionar as informações do Google Adwords para nossa tag, essa informações estão no painel do Google Adwords, ok? Com a observação de que o valor da tag é baseado no valor do pedido feito pelo seu usuário se você não sabe como adicionar uma variável personalizada clique aqui.

Como adicionar google adwords - Passo 3

4. Quarto passo

Pronto, após a configuração do id de conversão, do rótulo, da moeda e do valor da transação agora iremos vincular um acionador a essa tag. Nesse caso iremos analisar os dados na página de finalização de pedido devido a ser lá a finalização do fluxo de compra do usuário.

Como adicionar google adwords - Passo 4

Algumas observações

Foi fácil né? Agora precisamos ter em mente algumas coisas: Duplicidade é extremamente ruim para seu acompanhamento de conversão, logo se você está passando suas tags de parceiros para o google-tag-manager não esqueça de remover as implementações antigas do seu código, beleza? Como falamos lá em cima deveremos criar uma variável(Macro) para receber o valor da transação do total do pedido, faremos isso pensando em um cenário onde não temos um valor fixo para a transação, caso você tenha um valor fixo (ex.: Curso Online - R$ 79,90) é só voce adicionar esse valor no campo em questão. Caso você ainda não sabe como criar uma variável personalizada clique aqui.

bug_report