Métricas Boss

Como implementar eventos de Scroll no Google Tag Manager

O que você vai ver aqui

  1. Ativando variáveis incorporadas de rolagem
  2. Criando a tag
  3. Explicando as variáveis
  4. Configurando o acionador

Olá pessoal, hoje iremos aprender a implementar eventos de scroll no Google Tag Manager, caso você ainda não esteja familiarizado com o gtm indico as leituras abaixo:
Introdução ao Google Tag Manager
Dissecando o Google Tag Manager - Tags

** Bora pra action! **

Ativando variáveis incorporadas de rolagem:

Com seu gtm já devidamente configurado vamos para sessão de variáveis, dentro da sessão de variáveis no canto superior direito da janela de variáveis incorporadas clicamos em configurar e “checkamos” todas variáveis de rolagem.

img1

Criando a tag:

Na sessão Tag ou Visão Geral vamos criar uma nova tag do tipo Google Analytics: Universal Analytics com tipo de acompanhamento Evento e vamos preencher os campos utilizando as variáveis que ativamos anteriormente.

img2

Explicando as variáveis

VariávelDescrição
Scroll DirectionDireção do scroll, horinzontal ou vertical
Scroll Depth UnitsTipo de unidade do scroll, estamos utilizando porcentagem
Scroll Depth ThresholdValor númerico do scroll

Configurando o acionador:

Aqui vamos até Engajamento do usuário e escolhemos o acionador Profundidade de rolagem.

img3

Configuramos de acordo com a nossa necessidade;
Profundidade de rolagem vertical;
Porcentagens aqui é a porcentagem da janela do seu site que o cliente atingiu se ele rolou até o final atingiremos o 100%;
Vamos ativar o acionador no carregamento da janela e em todas as páginas.

img4

Salvamos, e assim terminamos esse tutorial de eventos de rolagem, para saber mais de google tag manager clique aqui.

Espero que tenhamos ajudado com esse post. Nos vemos na próxima! (:


mail_outline

Está curtindo o post?

Assine nossa newsletter e fique por dentro das noticias do mercado de Web Analytics.