Como criar um alerta personalizado no Google Analytics 4?

Criando_Alertas_no_Google0001.jpg

Todo mundo que trabalha com e-commerce, tem uma rotina diária, e em todas as rotinas, um ponto sempre se iguala. Verificar se a loja esta vendendo e depois seguir o fluxo de analises e decisões diárias.

Como o Bruno Oliveira do blog e-commerce na prática listou essa semana, a rotina normal de quem gerencia um e-commerce é:

  1. Acesso minha Loja Virtual e verifico se está tudo Funcionando;
  2. Acesso o Painel Administrativo da minha loja e vejo como Fecharam Vendas do dia Anterior;
  3. Acesso minhas campanhas de marketing e verifico se está tudo “rodando” para o dia de hoje;
  4. Entro no Internet Banking e verifico os Boletos Pagos no dia anterior e calculo quanto entrou de receita;
  5. Verifico quanto a loja vendeu no mesmo dia da Semana Passada e do mês passado e estipulo isso como base pro dia, geralmente minha meta é 20% acima dessa base;
  6. Abro o Analytics e analiso detalhadamente os índices de tráfego, ROI e faturamento… do dia anterior e consolidado do mês…
  7. Vou para o Adwords e faço minha rotina de otimização diária das campanhas com base no dia anterior e últimos 7 dias;
  8. Acesso meus principais concorrentes e verifico tudo que eles estão fazendo no dia, principalmente promoções.

Diante desta rotina, o Google Analytics pode ajudar muito, principalmente no primeiro item da lista!

Poucas pessoas sabem, mas é possível criar um alerta personalizado no Google Analytics. Os alertas personalizados do GA permitem que você peça ao Google para enviar um aviso por e-mail quando a conversão do site for igual a 0% por exemplo, o mesmo para outros diversos KPIS do site.

Como crio um alerta personalizado no GA4?

Criar um alerta é muito simples e o Google Analytics é totalmente intuitivo, mas listamos aqui o passo a passo de como criar um alerta personalizado no Google Analytics.

Vamos criar um alerta no GA para sermos notificados quando as transações do site forem menor que 30:

1 - Acesse a guia resumo dos relatórios do GA4. Depois clique em Ver todos os insights;

criando-alertas-ga4-passo-1.png

2 - Dentro da Aba Insights, clique em criar:

criando-alertas-no-ga4-passo-2.png

Perceba que no nosso caso aparece a aba gerenciar. Como nós já temos alertas criados, conseguimos gerenciar e editar nossos alertas clicando na aba gerenciar.

3 - Clique no botão Criar Novo:

criando-alertas-ga4-passo3.png

Nessa lista acima, você já pode perceber que o próprio Google Analytics 4 sugere alguns alertas automáticos e sugeridos para sua conta e ao clicar no botão "Criar o alerta selecionado" ele já criará e fará automaticamente a gestão desses alertas para você, mas no nosso caso, vamos criar um do zero.

4 - Frequência de ativação:

Um dos grandes avanços do GA4 frente ao Universal é permitir que os alertas possam ser disparados por hora (apenas para sites), dia, semana e mês e antigamente conseguíamos no máximo o disparo por dia.

Pense na sua frequência e selecione o que mais deseja, nesse caso aqui deixarei diariamente.

frequencia-de-disparo-alerta-ga4.png

5 - Agora é onde vamos aplicar as condições do alerta no Google Analytics 4:

alertas-google-analytics4.png

Segmento - Aqui você pode selecionar se o seu alerta se aplica para todos os usuários ou apenas para uma parcela, que é o segmento que você pode ter criado no GA4. Aprenda a criar segmentos do GA4 aqui.

Métrica - Nessa etapa você precisa selecionar a métrica que o alerta será condicionado. É importante ressaltar que até o momento que criamos esse artigo são somente algumas métricas disponíveis na própria caixa de seleção. No nosso exemplo aqui, vamos deixar a métrica selecionada em transações.

Condição - O próprio GA4 demonstrará uma caixa de seleção com os tipos de condições que podem ser usadas e no nosso caso aqui aplicaremos a condição de "é menor ou igual a".

condições-alertas-ga4.png

Valor - Como nosso alerta precisa ser acionado quando as transações forem iguais ou menores que 30, no valor vamos definir de fato o número que ele levará em consideração para acionar o alerta.

Nome do Insight - Esse é o nome do insight que além de tudo será o nome a ser exibido na caixa de insights do seu Google Analytics 4 e se você selecionar para que o alerta seja disparado por email, esse será o assunto do email, tome cuidado, ou não! hehehe

Gerenciar Notificações - Se você quiser que esse alerta também seja disparado por email, basta selecionar o ou quais emails você deseja que recebam o alerta.

E assim fica o nosso alerta do GA4 de transações menor ou igual 30:

alertas-ga4.png

PRONTO! Nosso alerta do Google Analytics 4 está pronto!

Espero que esse artigo te ajude a criar alertas no GA4, pois a grande verdade é que não existe receita de bolo, ou seja, pense nos alertas que deseja criar, implemente e comece a ter a vida salva!

Notícias de Digital Analytics para quem não tem tempo de ler notícias.
Junte-se a turma de 9000 leitores ativos

Métricas Boss: © 2021 - Versão 4.0 - Web Analytics é mais que um gráfico bonitinho!