Métricas Boss

Saiba como configurar eventos no Google Analytics

Eventos do Google Analytics

Se você possui, analisa ou gerencia sites, muito provavelmente gostaria de saber quantos cliques uma determinada área de seu site possui, até mesmo para mensurar as áreas mais importantes e justificar o seu esforço de trabalho. Os eventos do google analytics são a forma correta para mensurar os cliques nas áreas do seu site, tai como, menu, banner, rodapé e afins.

Nesse post vamos falar sobre eventos e explicar como criar eventos do google analytics através do google tag manager.

NUNCA utilize utm_source para mensurar cliques

Caso você não tenha ouvido falar sobre eventos até o momento desse post e precisou saber os cliques em um banner do seu site por exemplo, é muito provável que você tenha feito isso da forma errada! :(

Existe uma possibilidade de você ter mensurado os cliques através da URL, informando a origem e mídia do banner através do utm_source e utm_medium. Essa forma de mensuração é feita exclusivamente para sabermos quais foram as origens de tráfego do nosso site e não para mensurar os cliques internos.

O utm_source quanto feito para taguear cliques em áreas internas do site, gera um prejuízo em suas análises absurdo, que é a perda da origem de venda.

Ao mensurar os menus através de utm_source, você perde a origem de mídia da venda. Se um usuário acessou o seu site através do seu email marketing, clicou em um banner e depois efetuou uma compra, a venda é atribuída ao banner. Ex:

Usuário clica no seu anúncio do Adwords > Origem: google/cpc

Dentro do site clica no seu banner tagueado com utm_source> Origem: banner/nome_do_banner

Venda efetuada > A receita e as transações são atribuídas ao banner e não mais ao google/cpc

Através deste primeiro cenário já conseguimos perceber os problemas que isso causa, pois ao analisarmos a receita daquela origem, vamos ser impactados por uma análise problemática, pois a receita da origem pode ser bem maior do que a que mostra no GA por que algumas das vendas foram atribuídas ao banner.

O que são eventos no Google Analytics?


Segundo o Google eventos do Google Analytics são:

“Eventos são interações do usuário com o conteúdo que podem ser acompanhadas independentemente do carregamento de uma página da Web ou de uma tela. Downloads, cliques em anúncio para dispositivos móveis, gadgets, elementos em Flash, elementos incorporados em AJAX e reproduções do vídeo são todos exemplos de ações que convém acompanhar como eventos.”

Praticamente eventos são as formas corretas de mensurar as interações que o usuário faz com o site, seja o menu, banner, rodapé, vídeos e até mesmo clique em botões de download.

Os eventos do GA é a forma correta de mensurarmos esses cliques, pois dessa maneira teremos as origens com suas vendas e métricas corretas e conseguiremos analisar essas interações de forma independente.

O Google Analytics possui uma área específica para a análise de eventos:

Eventos no Google Analytics

Este relatório só será exibido após você criar os eventos em seu site. Essas informações ficam dentro do relatório de comportamento>eventos.


mail_outline

Está curtindo o post?

Assine nossa newsletter e fique por dentro das noticias do mercado de Web Analytics.


Como criar os eventos no Google Analytics?

Os eventos do GA não são informações que vem por padrão, é necessário criá-los para que possam ser mensurados. No vídeo abaixo, ensinamos como criar os eventos do Google Analytics através do Google Tag Manager:



É dessa forma que você mensura as áreas internas do seu site da forma correta, sem perder dados e tendo mais informações sobre as áreas do site. E a pergunta que deixamos para você refletir após ter os eventos mensurados é:

Os banners do seu site, possuem cliques?


Dúvidas? Comentários? Sugestões?

Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a proxima :D