Métricas Boss

Como um site de cosméticos aumentou suas vendas de produto descobrindo um erro

Responsáveis:

Cliente:

Um site de beleza e cosméticos com mais de 10 anos de fundação e especializado em produtos capilares possuía um problema, dois produtos de marca própria estavam tendo um grande acesso mas nenhuma venda, por quê?

A equipe Métrica Boss entrou em ação para a análise do comportamento do usuário no site e com algumas ferramentas adicionais e novas métricas os dados foram ampliados para uma melhor resolução do caso.

O que existe na área mais nobre do site?

Uma vez que o produto está levando um bom tráfego para o site, ou seja, as pessoas se interessam por ele, o que faz com que as pessoas desistam de comprar?

Dividimos a análise em 3 pontos:

  1. Fluxo de comportamento do usuário no site;
  2. Mapeamento e análise dos cliques no botão calcular frete;
  3. Análise em vídeo do usuário na página de produto.

Com o fluxo de comportamento do usuário através das páginas específicas dos produtos de marca própria, podemos constatar que o fluxo chegava até a página de carrinho e com isso não era a falta de alguma informação na página de produto ou algo do tipo.

Através do mapeamento e análise dos cliques no botão calcular frete foi possível identificar uma grande quantidade de cliques no mesmo que é normal, pois todos calculam o frete antes da compra.

Evento do botão no GA

Aplicamos um segmento baseado no clique de calcular o frete, separando quem clicava e comprava x quem clicava e não comprava.

Gráfico cliques no GA

Por último comprovamos em vídeo através do hotjar que os usuários chegavam até o carrinho, calculavam e abandonavam o site e com isso foi possível ver que os produtos da marca própria estavam com o frete custando 50% o valor do produto e após corrigir esse problema a empresa passou a ter os seguintes números:

TRANSAÇÕES: +57% / RECEITA: +73% / QUANTIDADE: +119%