Métricas Boss

Como o Mundo do Marketing passou a confiar nos seus dados do Google Analytics

Responsáveis:

Objetivos:

O Mundo do Marketing necessitava analisar os dados de comércio eletrônico no Google Analytics para poder analisar quais mídias e parcerias estavam dando retorno para o negócio. Conseguir analisar os planos de assinatura mais vendidos por origens e conteúdos e poder priorizar com a sua redação e social media as postagens e que tipo de assunto iriam abordar perante os dados dos consumidores.

GA Mundo do Marketing antes das melhorias:

GA Mundo do Marketing antes das melhorias:

GA Mundo do Marketing antes das melhorias:

Abordagem:

A equipe da Métricas Boss analisou a implementação do Google Analytics que estava instalada diretamente no código e identificou os seguintes erros:

  1. Código do Google Analytics para Comércio Eletrônico não instalado;
  2. Ausência de uma página de finalização de pedidos;
  3. Ausência do código de captura das informações passadas pelo usuário na compra;
  4. Ausência de informação do plano de assinatura do usuário;
  5. Ausência de informação que diferenciava a renovação de plano para novo plano.

Baseado nessa lista de informações não encontradas a Métricas Boss realizou o processo de migração do Google Analytics para o Google Tag Manager, prestando ainda suporte para a equipe de TI do Mundo do Marketing na implementação de variáveis para a captura de dados do GA. Foram realizadas:

  1. Instalação e criação do Google Tag Manager;
  2. Migração do Google Analytics para o Google Tag Manager;
  3. Instalação da tag de comércio eletrônico;
  4. Criação da página de confirmação de pedido;
  5. Criação do código de captura das informações;
  6. Criação do código informando o plano assinado pelo usuário;
  7. Criação do código para diferenciação de novo plano para renovação.

Resultado

Com a implementação correta da ferramenta e a migração para o Google Tag Manager, a equipe da Métricas Boss pode ser mais eficaz e ágil na resolução do problema e com isso o Portal Mundo do marketing passou a confiar 100% no Google Analytics e conseguiu mensurar suas assinaturas de plano, quais origens de marketing estavam trazendo mais retorno e otimizar seus artigos baseado no que o usuário acessa, e consome.

Google Analytics após a implementação:

GA Mundo do Marketing depois das melhorias:

GA Mundo do Marketing depois das melhorias: