As principais Métricas de Marketing Digital!

Uma das principais vantagens que o marketing digital tem em relação à publicidade tradicional é o fato de possibilitar análises de dados mais precisos, ou seja, métricas que demonstram com clareza o sucesso ou o insucesso de uma estratégia desenvolvida na web.

Isso é muito importante para os profissionais de marketing, pois, sem dados, não há como saber sobre o funcionamento de uma estratégia, tampouco ter previsibilidade sobre as ações a serem desenvolvidas futuramente.

Por esse motivo, se você é o responsável pelas ações de marketing de uma empresa, é fundamental que tenha conhecimento sobre as métricas que podem ser acompanhadas em uma estratégia digital.

Pensando nisso, listamos as 5 principais métricas que você deve acompanhar e comentamos sobre cada uma delas.

Leads gerados

No marketing digital, são chamados de leads os consumidores em potencial de uma marca, ou seja, pessoas que, em algum momento, demonstraram interesse em consumir um produto ou contratar um serviço de uma determinada empresa.

Geralmente, o primeiro contato entre uma marca e um consumidor em potencial, na Internet, ocorre por meio de canais de comunicação alimentados por materiais provenientes de estratégias do marketing de conteúdo, como artigos publicados em blogs ou posts nas mídias sociais.

Esses leads podem ser gerados de várias formas, como: landing pages, popups, inscrição em newsletter, cadastro em promoções etc. Após esses registros, é possível quantificar o número de pessoas que demonstraram interesse no conteúdo oferecido pela sua marca.

Taxas de conversão no funil de vendas

Outra métrica que não pode deixar de ser acompanhada são as taxas de conversão no funil de vendas. Para isso, é importante que sejam delimitadas as três fases do funil (topo, meio e fundo) e determinados os fatores que motivam um lead a migrar de uma fase para a outra.

Desse modo, no momento em que um lead que está no topo do funil faz o download de um e-book em uma landing page, por exemplo, ele avança no processo de qualificação. Essa taxa de conversão de um nível do funil para outro é relevante para que a empresa saiba quando pode mudar a abordagem com o lead.

Assim, no momento mais adequado, o lead que está no fundo do funil pode ser encaminhado para a equipe de vendas da marca.

Oportunidades de vendas

A oportunidade de vendas demonstra o exato momento em que um lead já foi suficientemente qualificado, podendo, assim, ser abordado pela equipe de vendas da empresa, pois ele tem altas possibilidades de se tornar um cliente da marca.

Sendo assim, após passar por todas as etapas do funil de vendas de uma estratégia de marketing digital, uma pessoa pode ser abordada por um vendedor, que pode entrar em contato via email, redes sociais, chamada telefônica, entre outros canais. Essa abordagem poderá resultar em uma venda efetiva ou não.

É esse o número que deve ser analisado, ou seja, a quantidade de leads encaminhados ao setor de vendas que finalizaram uma compra com a marca.

No caso de o número de vendas estar muito baixo, dois problemas podem ser os motivadores: ou os leads estão sendo encaminhados para o setor ainda desqualificados ou os vendedores não têm uma boa abordagem e não estão realizando a sua tarefa corretamente.

Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Chamamos de Custo de Aquisição de Clientes, ou CAC, o valor que uma empresa investe para conquistar um novo cliente. Ou seja, trata-se do valor monetário aplicado em ações de marketing digital para que uma pessoa com um problema que a empresa pode resolver seja convertida em lead e, posteriormente, em uma compradora da marca.

Para que o CAC seja calculado, é preciso que sejam somados todos os custos diretamente envolvidos na aquisição de clientes. Tais custos abrangem salários, ferramentas, investimentos em mídia paga (compra de anúncios), eventos, relações públicas, telefonia, comissões de vendas, viagens etc.

Essa soma deve ser dividida pelo número de clientes novos conquistados em um determinado período. Sendo assim, se o seu investimento em marketing e vendas é de R$ 10.000 e a empresa conquistou 100 novos clientes, o custo de aquisição de clientes é de R$100.

Retorno sobre o investimento (ROI)

Quando se fala em métricas no marketing digital, é comum que muitas pessoas logo associem o tema ao Retorno sobre o Investimento – ROI, pois ele é um dos principais números acompanhados.

O ROI possibilita que sejam identificados os resultados positivos que os investimentos feitos por uma organização trouxeram. Dessa forma, o resultado que ele representa pode denotar se a adoção de uma estratégia está sendo ou não eficaz.

Para calcular o ROI, basta que seja realizada uma expressão matemática simples, em que a receita total de vendas é dividida pelo valor total investido em um determinado período.

ROI = (receita - custo) / (custo)

Exemplo: Imagine que o ganho da sua empresa tenha sido de 10 mil reais e o investimento inicial tenha sido de 1 mil. Utilizando a fórmula, temos:

ROI = (10.000 – 1.000) / 1.000 ROI = 9

Resultado: campanha teve um retorno sobre o investimento positivo, de 9 vezes o valor do investimento inicial.

Se o resultado alcançado no cálculo do ROI for menor que 1, isso significa que a empresa teve prejuízo e que é necessário imediatamente rever as ações que estão sendo praticadas.

Conforme pudemos perceber, entender as métricas do marketing digital é muito importante para que as ações desenvolvidas sejam sempre aperfeiçoadas, gerando melhores resultados para a organização.

Vale ressaltar que cada uma das métricas aqui citadas é quebrada em várias métricas secundárias. No entanto, esses 5 índices citados são os principais e permitem uma análise “de longe da operação”, demonstrando se os resultados do marketing digital estão sendo positivos ou não.

Conseguiu entender mais sobre como as métricas podem ser úteis para o seu negócio?

Dúvidas? Comentários? Sugestões?

Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D

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