Taxa de Engajamento GA4

Fala aí analítico e analítica de plantão, beleza?

O GA4 está mudando muito não só a forma de coleta de dados e a usabilidade mas também decretando a morte de algumas métricas como a taxa de rejeição e lançando métricas exclusivas como a Taxa de Engajamento, uma das métricas mais pedidas pela comunidade de Analytics \o/

O que é a Taxa de Engajamento do GA4?

Antes de entendermos a taxa de engajamento do GA4, é preciso entender sobre o que é uma sessão engajada no GA4?

Uma sessão engajada só é contada como tal após o usuário ficar no local por 10 segundos, ou seja, o usuário precisa ficar com a página ou tela aberta por 10 segundos ou mais para que seja contabilizada como uma sessão engajada.

A taxa de engajamento é a porcentagem de sessões que interagiram, lembrando que por padrão a interação aqui são sessões que ficaram mais do que 10 segundos.

Cálculo : Sessões com Interação / Sessões

Como usar a taxa de engajamento do GA4?

A taxa de engajamento é uma métrica que te ajudará a analisar de fato a % de usuários que estão interagindo com o seu site ou App e uma das métricas mais interessantes para negócios Blog, Portais de conteúdo, Jogos e muito mais.

Uma utilização dessa métrica que estamos fazendo bastante aqui na Métricas Boss é a análise dessa métrica separada por mobile e desktop e por origem de tráfego e isso pode te gerar insights poderosíssimos!

Um exemplo do que conseguimos concluir é que as pessoas que acessam o Métricas Boss Prime via desktop, engajam (como é bom poder falar disso sem precisar fazer conta) até 3x mais do que mobile e quais são os motivos? Aí que entra a nossa geração de hipóteses, mas sem a taxa de engajamento, seria bem difícil conseguirmos de forma rápida e eficaz realizar essas análises.

Espero que este artigo te ajude a entender mais sobre o GA4 e a taxa de engajamento.

10 AULAS GRATUITAS SOBRE WEB ANALYTICS
Comece a aprender hoje mesmo! 100% online e sem custo!

Métricas Boss: © 2021 - Versão 4.0 - Web Analytics é mais que um gráfico bonitinho!