Métricas Boss

3 alertas SENSACIONAIS para criar no Google Analytics

Já falamos aqui na Métricas Boss sobre os alertas personalizados, e no post de hoje vamos falar sobre 3 alertas personalizados do Google Analytics que são sensacionais para te ajudar no dia a dia do negócio.

Vale lembrar que o alerta personalizado do GA não é em tempo real e o período mínimo é diário, logo você só conseguirá analisar isso ao nível de dia. Os alertas que vamos falar aqui são alertas que lhe ajudam a identificar possíveis problemas no Analytics e que pode te ajudar a se prevenir de um erro maior.

1 - Tráfego Direto elevado

Temos um artigo completo na MB falando sobre o tráfego direto no Google Analytics e sabemos que um aumento expressivo no GA pode identificar uma falha na implementação do código, ou seja, ele estar ausente de algumas páginas por exemplo e este alerta vai te ajudar a entender se é um fenômeno que tem a ver com suas campanhas de marketing ou se de fato é um problema, e você consegue resolver de forma rápida.

Para criar este alerta basta seguir o print da imagem abaixo:

3 alertas sensacionais para criar no google analytics

Você pode ser perguntar qual o motivo escolhi 15% para esse alerta. Escolhi 15% por acreditar que é um aumento estatístico relevante que pelo menos te ajuda a ligar um start sobre algum problema e ou situação do seu site.

2 - Queda Alta na Taxa de Rejeição

Já falamos aqui na Métricas Boss sobre a taxa de rejeição e mencionamos como ela é um excelente indicador de que seu Google Analytics pode estar errado. Uma queda brusca na taxa de rejeição pode indicar a falta de uma tag de pageview, ou alguma alteração nas configurações do GA que fizeram com que os dados já não ficassem mais confiáveis.

Se quiser entender mais sobre a taxa de rejeição, você pode ler aqui.

3 alertas sensacionais para criar no google analytics

Por que também está em 40%? A taxa de rejeição média dos sites bera entre 30% e 98%, logo qualquer queda de 40% será muito, mas muito brusca em seu negócio e no mínimo você precisa entender o por que.

3 - Aumento das sessões em Região fraca

Mencionamos esse caso quando falamos aqui sobre o tráfego direto mas algumas ferramentas de monitoramento de preço e ou site, costumam acessar, ou seja, gerar sessões no GA e em alguns casos de forma bem forte em determinados dias. O Alerta aqui te permite identificar quando isso acontecer para que você possa entender se o mesmo foi alto e entender o impacto disso nas suas métricas.

3 alertas sensacionais para criar no google analytics

Espero que estes alertas possam te ajudar a se prevenir de possíveis problemas com o seu Google Analytics.

Grande Abraço! :)


mail_outline

Está curtindo o post?

Assine nossa newsletter e fique por dentro das noticias do mercado de Web Analytics.