Web Analytics é tão importante assim?

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Quando se fala em web-analytics quase sempre associamos com visitas, page views (que só servem para blogs),conversão, receita e origens de tráfego. Na maioria dos sites, esses são os KPIS analisados, isso deve-se muito a maioria das empresas não terem alguém dedicado a web-analytics, é sempre alguém que também faz Web Analytics, como já mencionamos aqui web-analytics é mais do que um gráfico bonitinho e se você não sabe o que um analista de web-analytics faz, você pode ver aqui.

Mas Web Analytics é só isso? As métricas variam a cada negócio, mas o trabalho é muito maior do que só medir o que acontece no site.

Um dos principais e menos falado trabalho de Web Analytics é a interpretação dos dados. Isso mesmo, interpretação de dados!!! Não adianta você medir o que acontece se não souber interpretar se esta bom, ruim, certo ou errado e isso tudo varia por negócios e por metas (se você precisa de uma ajuda veja aqui). Além disso você tem e pode criar novas funções no site sempre com algum propósito seja ela de melhorar a usabilidade ou vendas.

A interpretação de dados é a forma que você analisa os números apresentados em sua ferramenta de Web Analytics e quais as ações você elabora para melhorar ou manter aqueles números.

Vamos fazer um exercício sobre Web Analytics e Interpretação de dados:

Interpretando os dados mostrados na imagem abaixo, o que você consegue concluir?

Clique no gráfico para aumentar.

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Analise um pouco o gráfico antes de saber a nossa interpretação.

Este é um gráfico personalizado mostrando a hora que mais vendo no site (se não sabe criar, clique aqui). Interpretando esse gráfico, chegamos a decisão que a hora que mais vendo no site é as 15:00. Agora a pergunta que tenho que fazer é? Ok, mas porquê? Qual canal que mais vende a essa hora?

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Através do relatório personalizado que criamos no google-analytics conseguimos ver que a hora que mais vende é as 15:00 e que os canais que mais influenciam para isso são email e adwords, seguindo por google orgânico e tráfego direto.

Nessa interpretação de dados, concluímos que se aumentarmos nosso investimento em adwords as 15:00 podemos obter um retorno maior, ou que podemos enviar os emails segmentados para as bases antes das 15, mas vale a pena linkar isso com a taxa de abertura e cliques por hora também.

Outro exemplo:

Interpretando os dados abaixo, o que podemos concluir? Este é um gráfico de pesquisas internas do site!

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Analise um pouco o gráfico antes de saber a nossa interpretação.

Este é um gráfico com mais interpretações. Primeiro ponto que podemos interpretar é que Orquídea é meu produto mais buscado e vendido:

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Segundo ponto que podemos analisar é que estamos perdendo oportunidade com a busca por girassol e margarida. Os usuários acessam meu site, buscam por essa informação e eu não vendo o produto. Se somarmos as buscas de girassol, “girasol” e margarida, temos 20 buscas, se tornam os mais buscados. A PRINCIPAL interpretação desse relatório de Web Analytics é que os usuários estão entrando no seu site e dizendo: “Eu quero comprar margaridas” “Eu quero comprar girassol”, só que você não tem esse produto! Você esta perdendo uma oportunidade aqui!

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O terceiro ponto a ser analisado no relatório é uma possível falha na sua ferramenta de busca. A ferramenta esta separando os resultados das buscas para “lirio” e “lirios” e “orquidea” e “orquideas”. Será que seu site diferencia singular de plural? Ou direciona ambos para o mesmo resultado? “Orquídea” no singular e “lírios” no plural possuem receita já “orquídeas” no plural e “lírio” no singular não possuem receita. Tem algo no mínimo estranho aí!

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O último ponto a ser analisado nesse relatório de buscas é a possível criação de uma categoria chamada “Presente de Aniversário” com dicas para presentear as pessoas com flores.

Se meu site tem 10 buscas por esse termo e ainda sim possui venda, significa que meu usuários QUEREM saber dicas de como presentear alguém com flores. Talvez a criação de uma categoria de presentes de aniversário ou uma página ajudando o usuário a comprar presentes de aniversário pode aumentar a sua conversão, uma vez que os usuários já buscam por isso em seu site.

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Em um gráfico simples de busca do site, analisamos diversos pontos para melhorar ou oportunidades para aumentar a nossa conversão e interação com o usuário.

Um trabalho de Web Analytics vai muito além de analisar as métricas mais conhecidas. Web Analytics é muito mais do que analisar se um site esta bom ou ruim, é interpretar os dados e interpretação de dados requer conhecimento do negócio e criatividade.

No mercado digital, temos junto a Web Analytics e suas ferramentas de monitoramento a possibilidade de mensurar os dados e de criar e inovar no mercado, pois podemos analisar o resultado positivo ou negativo de uma nova funcionalidade em real time.