Web Analytics é mais do que um gráfico bonitinho!

Navegador e sistema operacional google-analytics

Qual a reação que você tem ao ver os gráficos como os da imagem acima, em sua ferramenta de web-analytics, como o google-analytics?

Se você responde, Uau, que legal, Caraca não sabia disso, Nossa que interessante! PARE TUDO, você precisa ler esse post!

Estamos no ano de 2015, e hoje o mercado de web-analytics sofre com o que o mercado de internet sofreu tempos atrás. Quando tivemos o boom da internet no Brasil, muitas pessoas e empresas quiseram entrar nesse mercado e com isso recorreram a mão de obra barata, ou grátis, aquele velho e conhecido ditado “meu sobrinho é quem faz”.

Hoje o mercado de Métricas e web-analytics esta no mesmo momento, são poucas as empresas que possuem uma equipe ou um profissional focado em métricas, normalmente esse cargo é ocupado por uma pessoa “que entende de google-analytics”, mas google-analytics é apenas a ferramenta mais utilizada em web-analytics, porém não é web-analytics.

É preciso entender que:

  1. Google Analytics - É a Ferramenta para monitoramento do site, onde são acumulados dados;**

  2. Web Analytics - É a Análise de dados capturados através de uma ferramenta como o google-analytics.**

A maioria dos profissionais que administram o Google Analytics são capacitados, mas acumulam função e com isso também fazem Métricas e não SÓ MÉTRICAS. Esses mesmos profissionais analisam praticamente em 100% o gráfico de origem e mídia e de comércio eletrônico, quando mais uma vez Web Analytics é mais que isso.**

Avinash Kaushik, diz em seu livro “Web Analytics uma hora por dia”, que um e-commerce ou site deve estar SEMPRE em estado de teste, ou seja, sempre se aprimorando, sempre testando!  Com essa frase da maior referência do mercado, conseguimos entender que Web Analytics é mais do que gráfico bonitinho e que um profissional que acumula funções não teria condições de conseguir focar nas análises necessárias.

O mercado precisa saber que o Web Analytics é uma das principais áreas de um e-commerce ou site, é com ele que  você consegue:

Google analytics

  1. Criar alertas de conversão, acessos e outros KPIS por email;
  2. Analisar seus produtos mais buscados sem receita;
  3. Otimizar sua página de busca;
  4. Analises de Usabilidade por eventos e mapa de calor;
  5. Analisar através de funis a fuga do usuário antes de converter;
  6. Saber os canais que tem importância para o 1º clique ao site;
  7. Saber qual canal que gera mais lembrança de marca;
  8. Analisar os produtos que mais vendem por canal;
  9. A hora do dia com mais acesso, e qual canal é o maior naquele horário;
  10. Validar uma versão Mobile ou responsiva do meu site;

Esses são alguns exemplos do que é possível com Web Analytics, que vai muito mais além do que é feito se você não possui uma equipe dedicada.

Contrate uma empresa especializada em Web Analytics como a Métricas Boss ou monte uma equipe de Web Analytics em seu e-commerce.

web-analytics é mais do que um gráfico bonitinho.