Seu site possui metas? Veja como calcular metas!

Há pouco tempo em uma entrevista, nossa presidente Dilma, falou a seguinte frase:

“Não vamos colocar meta. Vamos deixar a meta aberta, mas quando atingirmos a meta, vamos dobrar a meta”
Dilma Rousseff,
presidente da República, referindo-se à nova fase do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)

metas para ecommerce

Diante desse cenário, conseguimos perceber que o governo não possui meta para esse nova fase do Pronatec, porém essa não é uma dificuldade apenas do nosso governo, essa dificuldade existe também em vários negócios digitais.

De acordo com dados levantados em uma pesquisa, existem atualmente mais de 23 mil lojas virtuais no Brasil. Dessas, apenas 30% estão ativas, ou seja, investem em divulgação e realizam pelo menos dez vendas por mês.

Um dos motivos para a maioria dessas lojas fecharem é a falta de metas. É preciso SEMPRE ter metas calculadas!

Você possui uma meta em seu site?

Se você não possui uma meta, você corre atrás do quê?

Diversos sites sejam elas de e-commerce, conteúdo, ebook, assinatura entre outros possuem dificuldade de planejar suas metas. Planejamento de metas é um pouco difícil no início e por isso te ajudamos a planejar a sua meta:

dilma aprendendo metas

Qual seu custo para manter o ecommerce no ar?

Sua primeira meta pode ser por exemplo bancar os custos do site. Você precisa levantar todos os custos que você tem para manter o negócio e isso inclui servidor, email corporativo e TUDO o que é custo do site. Essa primeira meta é chamada de Ponto de Equilíbrio ou PE.

Veja esse exemplo do site Pensando Grande:

Empresa: loja de bolsas

Preço das bolsas vendidas: R$ 150,00

Custo de cada bolsa para o empresário: R$ 70,00

Custos fixos: R$ 10.000,00

Como calcular os custos fixos?

Os custos fixos são todos aqueles que a empresa arca independente das vendas. Exemplos: aluguel, salários, encargos, infraestrutura etc.

Vamos calcular a margem de contribuição deste produto, ou seja, o quanto ele colabora para quitar os custos fixos da empresa.

Margem de contribuição = Preço de Venda – Custo do Produto

Neste caso temos:

R$ 150,00 – R$ 70,00 = R$ 80,00

Com estes dados reunidos vamos calcular quantas bolsas a loja precisa comercializar para que seus custos fixos sejam pagos, assim encontraremos o ponto de equilíbrio:

Ponto de equilíbrio = Custo fixo / margem de contribuição unitária

Ponto de equilíbrio = R$ 10.000,00 /  R$ 80,00

Ponto de equilíbrio = 125 bolsas

Fonte: Pensando Grande

Com esse cálculo, você já sabe quanto precisa fazer para pelo menos ter seu Ponto de Equilíbrio e que sua empresa não vá ter prejuízo.

Com isso tudo você tem pelo menos a meta inicial do seu site que é achar seu ponto de equilíbrio!

Se você não tem meta, você corre atrás do quê?

dilma batendo metas