Retrospectiva Web Analytics 2016

Ferramentas de web analytics

O ano de 2016 está praticamente acabando e foi um ano com bastante informação no mercado de web analytics.

Vamos listar neste post os principais acontecimentos do ano e convidamos alguns amigos para poder participar contribuindo com esse post também! E aí, lembra de tudo o que aconteceu no mercado de web analytics em 2016?

Vamos a Lista:

1 - Google Analytics 360 Suite

Talvez o maior acontecimento do ano, o lançamento do Google Analytics 360 Suite, que explicamos detalhadamente nesse post. Seguindo o exemplo da Adobe que oferece um hub com diversas soluções, o Google Analytics 360 Suite passa a oferecer agora.

Essa notícia mexeu muito com o mercado de web analytics, pois diferente da Adobe, a Google passa a oferecer esse pacote também de forma free.

O Google Data Studio já está disponível em português e você pode ter acesso aqui, com um limite de até 5 dashs por conta, a ferramenta já mostrou o seu potencial de integração, como por exemplo, integração com o Google Analytics, Drive, Big Query e demais soluções.

Além do Google Data Studio, temos ainda o Google Optimize 360 (ferramenta de testes a/b), Google Audience Center 360 (a DMP do Google), Google Attirbution 360 (Ferramenta de análise de investimento em Marketing), o Google Analytics 360 e o Google Tag Manager 360.

De todas essas listadas acima apenas o Google Data Studio está disponível no Brasil e o Optmize que está disponível no mercado americano, fora isso nada ainda dessas soluções estarem disponíveis.



2 - Google Analytics Conta DEMO

Esse foi um dos maiores avanços do Google Analytics para o mercado de Web Analytics e também para seu futuro como ferramenta premium.

Para quem não sabe, o Google Analytics, disponibilizou uma conta gratuita baseada em seu e-commerce, google merchandising store e agora qualquer pessoa, mesmo sem ter um site ou saber instalar, já consegue se familiarizar com a ferramenta.

A Google Analytics Demo account, permite dessa forma que as pessoas possam entrar no mercado de web analytics de uma forma mais fácil e menos difícil, já que é a ferramenta mais utilizada no mercado, principalmente no Brasil.

3 - AIDAX

Talvez você ainda não tenha ouvido falar na ferramenta, porém a Aidax é uma ferramenta de web analytics 100% brasileira que veio para competir com o Google Analytics, mas infelizmente também não possui uma versão free.

A Aidax funciona de uma maneira diferente do GA, além de puxar os dados de tudo o que acontece no seu site, ela permite criar segmentações mais fáceis de serem aplicadas, além de conseguir diretamente criar bases de email sobre TODAS essas segmentações que estão sendo feitas. Lógico que a segmentação com email, só é possível se o usuário tiver dado o email ou se cadastrado no seu site, mas o GA nem isso faz.

O principal ganho com a Aidax, foi mexer mais ainda no mercado de Web Analytics e mostrar cada vez mais para as pessoas que o Google Analytics não é o senhor Jesus de Analytics, apesar de ser uma excelente ferramenta.

Caso queira saber mais sobre a Aidax, nós gravamos um podcast falando sobre eles aqui.

4 - Livro Google Analytics e Google Tag Manager

Para quem não conhece, existe uma empresa chamada Lunametrics nos E.U.A que são caras realmente muito fodas, entusiastas e gigantes no ramo de web analytics, e lá eles tinham um livro recém lançado sobre essas duas ferramentas.

A Novatec em uma parceria com eles, traduziu e começou a comercializar o livro Google Analytics e Google Tag Manager para desenvolvedores no Brasil, e isso é muito importante pois os livros sobre GA e GTM no Brasil são muito desatualizados ou totalmente difíceis de serem encontrados, como no caso dos Livros Web Analytics 1 hora por dia e 2.0 do Avinash Kaushik e o Google Analytics do Justin Cutroni, que são 2 gênios e os pais do Web Analytics no mundo.

Com o lançamento desse livro, vamos conseguir divulgar mais informações sobre a área no mercado brasileiro que é totalmente carente desse tipo de informação.

5 - Mobile Website Speed Tool

A Mobile website speed tool, não foi um benefício exclusivo para a área de Web Analytics e sim para todo o mercado de marketing digital. Assim como a page speed insights, a mobile speed tool testa o seu site perante alguns fatores do Google e lhe concede notas para mobile friendless, mobile speed e desktop speed.

O melhor da ferramenta é além de ter uma ajuda do Google para otimizar o seu site, a ferramenta ainda lista os pontos que não foram aprovados, porque não foram aprovados e o que fazer para corrigir isso.

Esse foi um movimento natural do Google, depois de muitos usuários verem o google weblight surgindo em suas análises, tinha que existir uma ferramenta para ajudar os usuários a corrigirem o seu mobile, além do mais, esse agora é um dos principais parâmetros de SEO né?

6 - Nova Visão do Google Search Console no Google Analytics

Em Maio desse ano o Google lançou o aprimoramento do Google Search Console com o Google Analytics, trazendo mais informações sobre a busca do usuário no Google.

Essa evolução na ferramenta permitiu vermos informações como, quais as páginas que mais geram tráfego e conversões de metas ou de comércio eletrônico.

A integração antiga tinha apenas as informações de palavras chaves e não as páginas mais acessadas no Google e suas posições, impressões e conversões.

Essa melhoria facilitou muito o trabalho de análise da galera de SEO.

7 - Morte dos eventos do intelligence

Os eventos do intelligence do Google Analytics são alertas automáticos criados pelo próprio GA de acordo com o comportamento do consumidor. Muito foda né?

Se quiser saber mais detalhes de como funciona o intelligence, clica aqui, e corre logo pois esse relatório será descontinuado. :(

Segundo informações do próprio Google Analytics, esse relatório será descontinuado apenas na versão desktop da ferramenta, ou seja, na versão do app será mantido, menos mal né?

Mas mesmo assim, os eventos do intelligence eram relatórios que ajudavam muito que não tem uma pessoa específica de analytics em sua empresa, pois com eles é possível entender o que aconteceu com o negócio e com as informações automáticas do que o GA esperava.

8 - Novo relatório de Público Alvo do GA

Esse relatório ainda não esta disponível em todas as contas do GA, porém ele é um relatório que soma os dados de interesse, idade, sexo e categoria de compra dos usuários que acessaram o seu site e com isso é possível entender ainda mais sobre o seu público.

Ferramentas de web analytics

Até hoje ainda é possível ter acesso a essa base de informações, mas somente criando um relatório personalizado no GA e muitas pessoas já analisavam esse relatório dessa maneira.

Ainda não temos enxergado esse relatório presente em muitas contas do GA.

9 - User Explorer

Em Março o GA lançou o User Explore, recurso que permite acompanhar toda a jornada de um determinado usuário baseando-se em um ID de cookie ou uma custom var como User ID, onde é possível ver as interações do tipo ( pageview, event, goal completions, transactios average time spend, nº sessions and revenue). mais detalhes aqui.

Contribuido por Huxley Dias

10 - Custom Funnels

Com os funis personalizados é possível adicionar regras variadas intercalando visualizações de páginas com eventos o que aumenta muito a visão de toda a jornada do usuário até a conclusão da meta, permitindo que os analistas atuem em pontos específicos da jornada. Infelizmente essa opção só está disponível na versão Premium do Analytics 360. Mais Detalhes aqui.

Contribuido por Huxley Dias

11 - VWO migra de ferramenta de Teste A/B para Ferramenta de CRO

Para acompanhar a evolução do mercado e não perder fatia do mercado frente a grande investida do GA 360 ( que agora oferece o Optimize) o Visual Website Optimize ( VWO ) depois de 7 anos como umas das principais ferramentas de Teste A/B e pioneira, agora se reposiciona no mercado como plataforma de CRO. A idéia agora é analisar, planejar e testar tudo em uma única plataforma. Mais detalhes aqui.

Contribuido por Huxley Dias

12 - Ferramenta de Auditoria de Google Analytics

A ferramenta de auditoria de Google Analytics, criada pela Métricas Boss, surgiu nesse ano e tem facilitado muito a confiança de dados das pessoas que utilizam.

A ferramenta, testa a sua conta em 16 critérios e depois da validação mostra em 16 critérios quais estão corretos e quais estão errados, e o melhor de tudo é que as configurações que estiverem erradas a ferramenta já linka direto para um post da Métricas Boss ensinando como corrigir aquele problema. :)

Nesse ano tivemos mais de 900 contas testadas na ferramenta e acreditamos tanto no potencial dela que ela é free! :)

Teste agora a sua conta!

13 - Podcast de Web Analytics

A missão deste blog que você esta lendo é compartilhar informações sobre o mercado de Web Analytics, para torná-lo mais fácil e simples para todo mundo e nessa mão tivemos o prazer de entrevistar algumas pessoas dispostas a compartilhar seu conhecimento! :)

O podcast de web analytics da Métricas Boss surgiu nesse ano de 2016 e já teve 5 episódios, sendo disponibilizados a cada 15 dias, tendo abordado diversos temas dentro do mercado de web analytics e tivemos o prazer de entrevistar, Huxley Dias, Will Sertório, Ariel Alexandre, Lucas Coelho e vem muito mais em 2017, como Fábio Seixas da Camiseteria e da Lead Grid, Edu Costa da Supersonic, Franco Zanete da Resultados Digitais, Thiago da Conta Azul e muito mais gente! :)

Com certeza um avanço para o mercado, sendo o primeiro podcast de Web Analytics do Brasil e sendo bem aceito pelas pessoas com uma média de 700 ouvintes por podcast!

14 - Lançamento do novo Firebase Analytics

Em maio deste ano o Google anunciou o lançamento da nova versão do Firebase, plataforma comprada em 2014 e relançada gratuitamente com uma série de melhorias.

Entre as novidades está o Firebase Analytics, ferramenta de analytics com foco 100% em Apps e totalmente integrada com outras plataformas Google como AdWords e Admob (tanto do lado do desenvolvedor, através de um SDK único, quanto nos relatórios).

Com uma visão com foco no usuário, ele já vem “de fábrica” com relatórios específicos do mundo de Apps, como push notifications (gerenciadas na própria plataforma), abertura de app via links dinâmicos, desinstalações de aplicativos e muito mais. Finalmente, para os usuários mais avançados, ele oferece a capacidade de exportar os dados brutos para o BigQuery, permitindo análises mais complexas e criação de relatórios customizados (via Data Studio por exemplo).

Contribuido por Caio Tramontina

O quê esperar de 2017?

O ano de 2017 tem como sua principal atração a tão falada liberação do Google Optmize aqui no Brasil.

Como já falamos acima, ele faz parte do suite do analytics 360 e com certeza mexerá MUITO com o mercado de Web Analytics, CRO e Teste A/B pois facilitará a criação de testes e de forma free, porém não sabemos ainda quais serão as suas limitações :/

Além disso, esperamos muito que o Data Viz cresça bastante, com as agências e profissionais e web analytics sabendo passar de forma mais clara os dados que analisa e os clientes e site possam entender e aplicar mais rápido e de forma mais clara as análises.

Que venha 2017!