Métricas são maneiras de mensurar resultados, ou seja, os dados comportamentais dos visitantes do site.


As Métricas mais comuns do mercado são:


Sessões do site.

Esta é uma métrica de comportamento. É uma métrica muito comum e com ela conseguimos analisar as visitas que tivemos ao site, ou seja, a quantidade de acessos ao site, uma vez que as sessões expiram a cada 30 minutos.

Usuários do site.

A métrica de usuários do site nos permite identificar a quantidade de pessoas que realmente acessaram o site. Sabemos que as sessões expiram a cada 30 minutos, com isso a métrica de usuários nos traz um número real.

Taxa de Saída.

A taxa de saída é uma métrica importante para entender o engajamento do usuário no site. Com a taxa de saída conseguimos entender em que página do fluxo do site o usuário esta saindo do site. Lembrando sempre que taxa de saída é diferente de rejeição.

O que é KPI?

Já falamos sobre o que são métricas, mas precisamos entender a diferença de Métricas para KPI. Como já dissemos, Métricas são maneiras de mensurar resultados, e elas são atribuídas ao comportamento dos usuários no site. KPI ou Key Performance Indicators, são indicadores criados a partir das métricas, mas mensurando resultados de conversão.

Alguns KPIS conhecidos no mercado:


Taxa de Conversão

A Taxa de conversão é um KPI que pode medir a conversão de metas, ou seja, a quantidade de pessoas que realizaram aquela ação importante do site, como efetuar uma compra, se cadastrar para receber newsletter, fazer download de um arquivo entre outras.

Duração Média da Sessão

Este é um KPI que nos ajuda a entender o tempo que o usuário permanece em seu site. A duração média da sessão é muito importante para sites de conteúdo e comércios eletrônicos, pois você deve ter o tempo mínimo que o usuário realiza uma compra ou lê um artigo.

ROI

O retorno sobre investimento, ou melhor ROI é o retorno que sua ação de marketing obteve. ROI = (Retorno - Investimento)/ Investimento. Este KPI nos ajuda a medir corretamente as ações de marketing e onde melhorar o desempenho ou realocar verbas.

Você sabe a importância de analisar as métricas e KPIS de seu site?

É muito importante analisar as métricas e tomar decisões com os KPIS.

Com uma análise constante desses números, você consegue identificar problemas no site, otimizar a conversão de vendas e assinaturas de newsletter, analisar qual o canal de mídia que tem o melhor retorno em vendas, qual o canal que tem o menor custo.

Você precisa ter em seu modelo de negócios uma equipe dedicada a isso ou uma empresa contratada para analisar essas informações e tomar medidas, pois não adianta analisar e não fazer nada para melhorar ou manter os números.

Como posso melhorar minhas Métricas e KPIS?

Entenda seu usuário

Análise o comportamento do usuário em seu site através das métricas. O Google Analytics permite realizar essa análise.

Analise seu site

Entenda as áreas mais nobres do seu site e veja se as informações principais para conversão estão aparentes.

Planeje Ações

Entendendo seu usuário e analisando seu site, planeje ações para melhorar esses números através de testes.

Não pare de analisar!

A cada dia entram mais usuários no seu site e cada vez são pessoas com comportamentos diferentes. Não para de analisar!

Ferramentas de Métricas que podem te ajudar!

como saber a hora do dia que mais vendo em seu site com o Google Analytics

Google Analytics é a ferramenta free mais utilizada para consultoria de Web Analytics, com ela é possível analisar as métricas e KPIS. A ferramenta free do Google é a melhor solução sem custos para qualquer empresa.

logo-crazy-egg-métricas-boss

Crazy Egg te ajuda a entender seu site. O Crazy egg é uma ferramenta de mapa de calor, com ela é possível identificar as áreas mais nobres e mais clicadas do site. Com esta ferramenta é possível analisar também em que área de scroll do site os usuários mais param o mouse.