O que são Métricas e Dimensões?

Você sabe a diferença entre Métricas e Dimensões? Sabe identificar uma métrica e uma dimensão no Google Analytics, por exemplo?

Listamos neste post as definições desses termos para você poder entender a diferença entre eles em qualquer ferramenta de Web Analytics.

O Que são Métricas?

Basicamente métrica é um número! XD Porém em um conceito mais definido, métricas são sistemas de mensuração para quantificar uma tendência, comportamento de consumo permitindo assim mensurar um negócio, uma ação de marketing, uma campanha e qualquer objetivo.

As Métricas são divididas em 2 tipos, CONT e RATIO.

COUNT - As Métricas COUNT são métricas de contagem, que contam números e nos exibem o valor absolutos delas. Os exemplos de métricas Count são: Sessões, Pageview, Usuários, Transações, Quantidade de produtos entre outros.

RATIO - As Métricas RATIO são métricas de porcentagem, que nos indicam em share e em cálculos o valor daquela métrica, normalmente vem acompanhadas pelo termo “taxa”. Os exemplos de métricas RATIO são: Taxa de Conversão, Taxa de rejeição, Duração Média da Sessão entre outros.

Existe uma maneira bem simples de encontrar e identificar uma métrica no Google Analytics, por exemplo. No GA eles vem sempre em colunas:

Métricas Google Analytics

Agora que você já sabe o que são métricas, seus tipo e como identificá-las no GA, vamos aprender o que são dimensões.

O Que são dimensões?

A dimensão é um atributo típico dos visitantes do seu site. Basicamente as dimensões são as informações que seus visitantes passam a sua ferramenta de Web Analytics. Tornando isso prático:

Dimensoes Google Analytics 2

Todas essas informações que essa visitante nos passou são dimensões. Normalmente nas ferramentas de web analytics, as dimensões vem em uma linha, conforme no exemplo abaixo:

Dimensoes Google Analytics 2

Agora que você já sabe o que são Métricas e Dimensões no Google Analytics, fica muito mais fácil entender os relatórios e montar seus relatórios personalizados não é mesmo?