O que é Web Analytics?

web-analytics

O que é Web Analytics?

Web Analytics é a análise de dados quantitativos e qualitativos sobre a experiência dos usuários no site. São dados analisados para uma melhora constante do site afim de atingir resultados.

web-analytics é diferente de Google Analytics. As definições são:

Google Analytics – Ferramenta para monitoramento do site, onde são acumulados dados;

Web Analytics – Análise de dados capturados através de uma ferramenta como o Google Analytics.

Existem pouco profissionais e agências especializadas em Web Analytics. É normal encontrar no mercado agências de performance (adwords, SEO, comparadores) que também realizam esse trabalho, mas são mais focadas em análise de campanhas de mídias.

O trabalho de Web Analytics envolve:

  • Acompanhar o desempenho das campanhas e acessos do site através das ferramentas de Web Analytics;
  • Analisar constantemente o desempenho das visitas, conversão, vendas e campanhas de marketing;
  • Analisar dados do site e a partir deles ter insights para melhoria constante;
  • Elaborar relatórios de acessos e desempenho;
  • Mensurar cohorts, life time value e payback de cada canal de marketing;
  • Analisar a experiência do usuário no site;
  • Mensurar a verba de marketing por canal, calculando projeção de ROI;
  • Analisar constantemente as metas do site por canal, informando a área de marketing para cumprimento de metas;
  • Criar alertas na ferramenta de Web Analytics para monitoramento de erros no site;

Além desses trabalhos recorrentes, Web Analytics requer também interpretação de dados, como já falamos aqui no blog.

Saiba mais sobre interpretação de dados.