Novidades no GTM variável padrão de configuração do google analytics

novidade no google tag manager

O que mudou?

O Google Tag Manager não para de se atualizar e cada vez fica mais fácil trabalhar utilizando essa ferramenta. Essa semana foi a vez da tag do Google Analytics receber uma grande otimização, quem lembra aqui de um video que fizemos na Métricas que falava sobre criar uma variável padrão para reutilização do seu para criação de eventos e outras tags? Pra quem nao viu o video ta aqui embaixo para relembrar.


Pois bem, muito bacana a idéia de otimização reutilizando a variável do código de acompanhamento certo? Agora imagina se você conseguisse fazer isso para todas as configurações do Google Analytics no GTM, agrupamento de conteúdo, criação de dimensões e métricas personalizadas, virtuais page views e muito mais. Seria ótimo, certo? Pois foi exatamente esse o boost que o GTM nos deu. Vamos dar uma olhada em como ficou a nova tag?
Tag do universal Analytics

Como vocês podem ver, ele vai passar a carregar uma espécie de livro de regras pré-configuradas por você para todas as suas tags do GA e a única coisa que você e criar uma nova variável de configuração.

Configurando tag padrao do google analytics



E se eu quiser usar a versão antiga

É bem simples, o google deixou pronto um fallback para quem quer usar a versão antiga e criar as customizações separadas para suas tags, é só clicar na opção “Ativar configurações de modificação nessa tag” e pronto a versão antiga volta a aparecer.

Configurando tag padrao do google analytics

E ai galera o que acharam dessa atualização do Google Tag Manager, muito boa né? Não esquece de se inscrever na newsletter e qualquer dúvida entrar em contato com a gente beleza?