Google Data Studio - Compartilhe relatórios mais faceis

O Google Analytics anunciou mais um produto como parte integrante do Google Analytics 360, o Google Data Studio, um software livre para criação de dashboards, que já esta disponível para o Brasil! :)

Em maio o Google anunciou uma versão gratuita do Data Studio para pequenos negócios. O Google Data Studio permite que você se conecte a todos os seus dados de marketing e transforme os dados em belos relatórios informativos que são fáceis de entender, compartilhar e totalmente personalizáveis.

Deixando o compartilhamento de dados mais fácil para todo mundo :)

Uma das ideias fundamentais por trás Data Studio é que os dados devem ser facilmente acessíveis a qualquer pessoa em um organização. O Google acredita que quanto mais pessoas tenham acesso aos dados, melhores decisões serão tomadas. :)

Com vários conectores de dados, agora você pode facilmente criar painéis de muitos tipos diferentes de dados e compartilhar com todos em sua organização – e você pode misturar e fontes de dados dentro de um único relatório. Por exemplo, você pode combinar dados do Google Analytics e os dados do Google AdWords em um único relatório.

Google Data Studio 3

Hoje, são oferecidas várias formas de conexões de dados, para que você possa conectar-se a muitos outros serviços do Google, Google Analytics, o Google AdWords, Google Sheets e muito mais.

Google Data Studio oferece integração com uma ampla variedade de fontes de dados. Há também um conector para BigQuery e em breve terão conexão para bancos de dados SQL. O Data Studio é mais do que apenas compartilhar de relatórios com outras pessoas – é uma verdadeira colaboração. Utilizando a mesma infra-estrutura, como o Google Docs, para que possa editar relatórios juntos, em tempo real. Isso é útil para você combinar dados de várias equipes e precisamos dos outros para adicionar análise e contexto para o relatório.

Ferramentas de visualização de estilo seus relatórios e dados

Além das novas ferramentas de compartilhamento e colaboração, Data Studio tem muitas maneiras flexíveis para apresentar seus dados . Claro, existem os gráficos de barras, gráficos de pizza, e de séries temporais. Mas fora incluídos também algumas novas visualizações – como gráficos de bala que ajudam a comunicar o seu progresso em direção a um objetivo de negócio.

Google Data Studio 2

Outra característica avançada é a capacidade de criar um mapa de calor utilizando dados tabulares. Esta visualização torna fácil de identificar instantaneamente valores atípicos dentro de uma tabela de dados.

Google Data Studio 3

O Google Data Studio também tem uma série de outros recursos para ajudá-lo a personalizar a forma como você apresenta seus dados. Há um número de ferramentas de estilos que permitem projetar seus relatórios para representar sua marca específica. Há também controles de dados interativos, como um selecionador de data e filtros dinâmicos, que permitem que os editores de relatório criem relatórios interativos para os espectadores. Por exemplo, digamos que você quer deixar o segmento de usuários em um relatório por país. Basta adicionar um elemento de controle para o início do seu relatório e o usuário pode dinamicamente segmentar os dados. Na imagem abaixo as caixas de seleção irão alterar os dados no mapa e dados de tabela de base no que o usuário selecionar.

Google Data Studio 4

Estas são apenas algumas das ferramentas que você pode usar para ajudar os outros em sua organização a entender os dados.

Google Data Studio em duas versões

A principal diferença entre o Data Studio 360 e a versão gratuita, o Data Studio, é o número de relatórios que pode criar, que são cinco por conta. Ambas as versões suportam conexão a fontes de dados ilimitado e oferecem relatórios de ilimitada visualização, edição e colaboração. Para mais informações, consulte a Central de Ajuda.

Como começar

Se você estiver pronto para começar, assista a este breve vídeo que irá ajudá-lo a construir seus primeiros relatórios.

Então confira o passo a passo interativo ele é construído com o Google Data Studio. Basta escolher “Welcome to Data Studio (Comece aqui)” a partir da lista de relatórios em sua conta. Data Studio está disponível para usuários nos Estados Unidos e esta sendo implementado em outras regiões geográficas ao longo do ano.

Esperamos que ele ajude a compartilhar mais dados e tomar melhores decisões de negócios. NÃO VEMOS A HORA DE TÊ-LO DISPONÍVEL NO BRASIL!!!!!!!