Como usar o Google Analytics?

google-analytics

Você sabe como usar o Google Analytics?

O google-analytics pode até parecer complexo em alguns momentos, mas com um pouco de ajuda e prática, todo mundo consegue entender o potencial da ferramenta.

Já falamos no blog que web-analytics é mais do que um gráfico bonitinho, e por isso vamos ensinar como usar o google-analytics. :)

Listaremos aqui alguns dos principais relatórios do GA para você começar a sentir o potencial da ferramenta.

  1. Relatório de Aquisição - O mais utilizado por analistas de marketing

google-analytics relatorio de aquisição

 Neste relatório é possível mensurar as sessões, receita, taxa de conversão, transações e outros KPIS por origem/canais de marketing.

Esta é a área do Google Analytics onde você será capaz de organizar seu planejamento de marketing, analise sua receita, suas sessões e mensure seu ROI.

Os analistas de marketing devem analisar esse relatório diariamente, pois através dele que conseguirão tomar decisões para otimizar seu budget de midia.

  1. Comércio Eletrônico (Se não sabe configurar veja aqui)

comercio eletronico google-analytics

Relatório padrão do Google Analytics, com ele é possível saber a receita, transações, taxa de conversão e quantidade (quantidade de produtos vendidos).

Aqui é possível ter uma informação mais consolidada sobre o e-commerce, porém é possível saber algumas informação adicionais:

  1. Desempenho do Produto

desempenho do produto google-analytics

Através do menu conversões é possível saber o desempenho dos produtos do site. Esta é uma lista de produtos mais vendidos do site, ordenada pela quantidade vendida, mas também é possível ordenar por receita.

Esta é uma maneira rápida de analisar os produtos mais vendidos do site.

  1. Desempenho do produto/origem**

desempenho do produto-origem google-analytics

desempenho do produto-origem google-analytics 2

As imagens acima explicam como usar o Google Analytics para analisar os produtos mais vendidos por origem, isso mesmo por origem.

Assim como no primeiro relatório onde é possível analisar a receita e outros kpis por origem, nesta aba também é possível analisar os produtos mais vendidos por canal, e caso queira criar um filtro, você pode analisar os produtos mais vendidos por cada canal.

Esta já é uma informação mais detalhada, mas mesmo assim BEM simples de analisar e configurar.

Com essa análise você consegue saber se as promoções ou divulgações de um produto deram certo em um determinado canal e dessa maneira segmentar. :)

  1. Público Alvo Localização**

relatorio de geografia do google-analytics

Através da análise de localização é possível saber informações das regiões do país com maior tráfego, receita, conversões, transações e outros kpis.

Este é um relatório muito útil para entender como funciona o público do seu site.

Veja por exemplo na imagem acima, que apesar de São Paulo ter o dobro de sessões que Rio de Janeiro, a diferença de receita é de 1% apenas.

Com esta análise é possível saber que gastamos mais esforço para trazer sessões de São Paulo, mas será que o investimento vale a pena? Será que vale a pena dobrar o investimento no Rio?

E aí, aprendeu um pouco como usar o Google Analytics?

Espero que com esse post você tenha aprendido um pouco mais sobre a ferramenta e como obter maior riqueza de informações com ela.

Se quiser aprender um pouco mais como usar o google-analytics e obter mais informações sobre web-analytics, veja a séria de posts abaixo:

1 - Como criar um alerta personalizado no google-analytics?

2 - O que é Web Analytics?

3 - Introdução ao Google Tag Manager

4 - Configurando um funil de metas no Google Analytics

5 - Analista de Web Analytics, o que faz?