O google analytics pode até parecer complexo em alguns momentos, mas com um pouco de ajuda e prática, todo mundo consegue entender o potencial da ferramenta.
Já falamos no blog que web analytics é mais do que um gráfico bonitinho, e por isso vamos ensinar como usar o google-analytics. :)
Listaremos aqui alguns dos principais relatórios do GA para você começar a sentir o potencial da ferramenta.
- Relatório de Aquisição - O mais utilizado por analistas de marketing
Neste relatório é possível mensurar as sessões, receita, taxa de conversão, transações e outros KPIS por origem/canais de marketing.
Esta é a área do Google Analytics onde você será capaz de organizar seu planejamento de marketing, analise sua receita, suas sessões e mensure seu ROI.
Os analistas de marketing devem analisar esse relatório diariamente, pois através dele que conseguirão tomar decisões para otimizar seu budget de mídia.
- Comércio Eletrônico (Se não sabe configurar veja aqui)
Relatório padrão do Google Analytics, com ele é possível saber a receita, transações, taxa de conversão e quantidade (quantidade de produtos vendidos).
Aqui é possível ter uma informação mais consolidada sobre o e-commerce, porém é possível saber algumas informação adicionais:
Desempenho do Produto
Através do menu conversões é possível saber o desempenho dos produtos do site. Esta é uma lista de produtos mais vendidos do site, ordenada pela quantidade vendida, mas também é possível ordenar por receita.
Esta é uma maneira rápida de analisar os produtos mais vendidos do site.
Desempenho do produto/origem
As imagens acima explicam como usar o Google Analytics para analisar os produtos mais vendidos por origem, isso mesmo por origem.
Assim como no primeiro relatório onde é possível analisar a receita e outros kpis por origem, nesta aba também é possível analisar os produtos mais vendidos por canal, e caso queira criar um filtro, você pode analisar os produtos mais vendidos por cada canal.
Esta já é uma informação mais detalhada, mas mesmo assim BEM simples de analisar e configurar.
Com essa análise você consegue saber se as promoções ou divulgações de um produto deram certo em um determinado canal e dessa maneira segmentar. :)
Público Alvo Localização
Através da análise de localização é possível saber informações das regiões do país com maior tráfego, receita, conversões, transações e outros kpis.
Este é um relatório muito útil para entender como funciona o público do seu site.
Veja por exemplo na imagem acima, que apesar de São Paulo ter o dobro de sessões que Rio de Janeiro, a diferença de receita é de 1% apenas.
Com esta análise é possível saber que gastamos mais esforço para trazer sessões de São Paulo, mas será que o investimento vale a pena? Será que vale a pena dobrar o investimento no Rio?
E aí, aprendeu um pouco como usar o Google Analytics?
Espero que com esse post você tenha aprendido um pouco mais sobre a ferramenta e como obter maior riqueza de informações com ela.
Se quiser aprender um pouco mais como usar o google analytics e obter mais informações sobre web analytics, veja a séria de posts abaixo:
1 - Como criar um alerta personalizado no google-analytics?
3 - Introdução ao Google Tag Manager
4 - Configurando um funil de metas no Google Analytics
5 - Analista de Web Analytics, o que faz?
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