Firebase Analytics, o GA para Apps!

Já ouviu falar no Firebase Analytics? O Firebase Analytics é o Google Analytics para aplicativos. Uma ferramenta nova e muito poderosa do Google.

No coração do Firebase está o Firebase Analytics, uma solução de analítica gratuita e ilimitada. O Analytics integra-se com os recursos do Firebase e fornece relatórios ilimitados para até 500 eventos distintos que você pode definir usando o Firebase SDK. Os relatórios do Firebase Analytics ajudam a entender claramente como os usuários se comportam, o que permite tomar decisões informadas acerca das otimizações de desempenho e de marketing do aplicativo.

Assim como o GA, o Firebase permite avaliar as suas ações de marketing que mais estão dando retorno, sendo possível tomar decisões baseadas nesses relatórios.

Firebase Analytics IOS e Android

O Firebase é simples de instalar e funciona tanto para IOS como Android, logo o ideal é ter 2 contas instaladas para seu APP e você analisará IOS de uma forma e Android de outra.

Aqui você pode encontrar o manual de instalação do Firebase para IOS e Android.

Manual de Instalação


Firebase Analytics Cloud Messaging

O Firebase Cloud Messaging é a solução de mensagens do hub de informações do Firebase. O FCM permite enviar push notifications para os usuários do seu APP com informações relevantes e ainda é possível enviar as push notifications de acordo com clusters definidos no Firebase.

Com o Firebase Cloud Messaging é possível:

Direcionamento versátil de mensagens - Distribua mensagens a seu aplicativo cliente de três maneiras — para dispositivos únicos, para grupos de dispositivos ou para dispositivos inscritos em tópicos.

Suporte a mensagens de dados e notificações - Entregue notificações de até 2 KB, cargas úteis de dados de até 4 KB e envie mensagens com carga útil de notificação e dados.

Mensagens ascendentes de aplicativos cliente - Envie mensagens de confirmação, bate-papo e outras mensagens dos dispositivos de volta ao servidor por meio de um canal de conexão confiável e com pouco consumo de bateria do FCM.



Firebase Authentication

O Firebase Authentication foi produzido para facilitar o cadastro dos usuários em seu APP. Ele possui um template de tela de login que você pode usar como padrão Google ou editar para criar um seu baseado no do Google.

Esse template ainda tem suporte com os principais provedores de login e senha da internet como, Facebook, Twitter além lógico do Google e com isso o cadastro e login em seu APP se torna muito mais fácil.


Firebase Realtime Database

Firebase Realtime Database permite que você crie aplicativos colaborativos avançados ao permitir o acesso seguro ao banco de dados diretamente do código do lado do cliente. Os dados são mantidos localmente, mesmo off-line, e eventos em tempo real continuam a ser acionados, proporcionando uma experiência responsiva ao usuário final. Quando o dispositivo recupera a conexão, o Realtime Database sincroniza as alterações nos dados locais com as atualizações remotas que ocorreram quando o cliente estava off-line, mesclando qualquer conflito automaticamente.

O Realtime Database fornece uma linguagem de regras baseadas em expressões flexíveis, chamadas regras de segurança do Firebase Realtime Database, para definir como seus dados devem ser estruturados e quando podem ser lidos e gravados. Com a integração com o Firebase Authentication, os desenvolvedores podem definir quem tem acesso a quais dados e como esses dados podem ser acessados.

O Realtime Database é um banco de dados NoSQL e, como tal, tem diferentes otimizações e recursos em comparação a um banco de dados relacional. A Realtime Database API foi projetada para permitir somente operações que podem ser executadas com rapidez. Isso permite que você desenvolva uma ótima experiência em tempo real que pode atender a milhões de usuários sem comprometer sua capacidade de resposta.


Firebase Storage

O Firebase Storage foi criado para desenvolvedores de aplicativos que precisam armazenar e apresentar conteúdo gerado por usuários, como fotos ou vídeos.

O Firebase Storage proporciona uploads e downloads de arquivos seguros para seus aplicativos do Firebase, independentemente da qualidade da sua rede. Você pode usá-lo para armazenar imagens, áudio, vídeo ou outro conteúdo gerado por usuários. O Firebase Storage é respaldado pelo Google Cloud Storage, um serviço de armazenamento de objetos que é simples e econômico.


Firebase Analytics x Google Analytics

Os principais diferenciais do Firebase para o Google Analytics, são basicamente os mencionados acima, uma vez que o Google Analytics funciona em APPS normalmente, mas não permite push notifications e seu armazenamento de informações é bem diferente.

Além disso o Firebase possui mais recursos pensados e idealizados para APPS dentro seu hub de produtos como mostramos acima.

Nada impede de usar ambas as ferramentas, mas o Firebase é o GA para APPS.

Firebase Analytics Preço

O Firebase Analytics é um recurso gratuito em todos os níveis de preço da plataforma Firebase. Não há níveis de preços ou limites no volume de ocorrências no Firebase Analytics. Também não há amostra de dados no Firebase Analytics. Firebase oferece planos de preços diferentes para permitir a expansão de alguns recursos, como Firebase File Storage (para conteúdo gerado por usuários como fotos). Se você exceder qualquer limite de plano em qualquer mês (por exemplo, você exceder o limite de 5 GB do Free Plan para Firebase File Storage devido aos usuários armazenarem mais fotos do que o seu plano permite), seu aplicativo será desativado para evitar qualquer uso adicional de recursos e cobranças. Você pode atualizar, fazer downgrade ou cancelar a qualquer momento.

O Firebase possui essas e muito mais aplicações e tem sido massivamente divulgado pelo Google, transformando-o assim em sua principal ferramenta para APPS, com cada vez menos foco no Google Analytics para isso.

Quer saber mais detalhes do Firebase Analytics? Dá uma olhadinha aqui!