Cultura de Web Analytics e Métricas, o que é? Métricas Boss

Cultura de Web Analytics e Métricas

Muitas empresas ainda não possuem uma cultura de web analaytics, métricas ou analise de dados, algo que as vezes nem pensam que possa existir nos dias de hoje, mas ainda existem empresas que não possuem uma cultura de web analytics.

Já falamos aqui no blog sobre como investir em web analytics, já mencionamos que a crise é o momento de investir em web analytics mas mesmo assim ainda não havíamos falado da cultura de web analytics e nesse post falaremos exatamente sobre isso! :)

O que é a Cultura de Web Analytics?

Um dos pontos principais é entender que Google Analytics é apenas uma das várias ferramentas de web analytics e que web analytics é a ciência de analisar os dados e transformar em ações.

Logo, Web Analytics é a ciência!

Web Analytics e a ciência de dados

Uma cultura de Web Analytics ou Métricas nada mais é que retirar do centro das tomadas de decisões os famosos HIPPO definidos por Avinash Kaushik!

O que É HIPPO? Avinash Kaushik no livro Web Analytics 2.0 defende que em muitas empresas as decisões são tomadas por “Highest Paid Person’s Opinion”, ou Opinião da pessoa que recebe o maior salário, basicamente essas pessoas que são lideres acabam mandando suas equipes executarem aquilo que eles acham que é o correto ou que vai dar certo, mas nem sempre são baseados em números e ou em informações do site, mas sim em basicamente AUMENTAR AS VENDAS, mas mal sabem que com mais informações é mais fácil acertar! 😛



Mas como você pode confrontar uma decisão de HIPPO já que ele é seu chefe, gerente, diretor ou líder? Questione a ação dele baseada em números, aí é que entra a Cultura de Web Analytics!

Como diz o ditado antigo, contra fatos não há argumentos mas nesse caso você pode mudar o ditado e falar com essas pessoas que “Contra DADOS não há argumentos” rs.

Mas basicamente se você através de dados comprovar que as informações não darão efeito ou que já foi testado antes e o retorno não foi satisfatório não tem como um HIPPO argumentar pois no final a empresa perderá dinheiro e qualquer empresa precisa justificar seus dados, se não o faz não é estranho que a empresa acabe ou venha a falir!

Curtiu? Deixa seu comentário aqui! :)

Veja como implementar a cultura de web analytics na sua empresa