CRISE! O momento de investir em Web Analytics

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CALMA! Não vamos fazer nenhum jabá para você contratar a Métricas Boss! O Intuito desse post é explicar os motivos que você DEVE investir (já deveria estar investindo mesmo sem crise) em web analytics!

Já mencionamos em um post sobre o investimento em web analytics e o mercado hoje não investe muito na área, tirando corporações GIGANTES, são poucas as que investem.

Mas por que então devo investir em Web Analytics na crise?

1 – Investimentos

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Uma boa equipe de web analytics ou um agência te ajudará a entender os investimentos que faz nas mídias do seu site. Não apenas o ROI, mas também a conversão assistida, os caminhos até a conversão e até o CPL (Custo por Lead).

Com a visão de uma equipe, você terá dados para justificar em que mídias deve investir, se é necessário um aumento do investimento em alguma outra mídia e até pausar as que não estão obtendo um bom retorno.

Em momento de crise ou não, você precisa saber SEMPRE o quanto entra e o quanto sai de dinheiro da sua empresa, ou seja, quanto você investe e quanto você tem de retorno, mas não somente o ROI. É necessário calcular a conversão assistida, CPL e muitos outros dados antes de saber se um investimento em uma mídia tem ou não retorno!

Além disso, qual o melhor caminho a seguir? Investir em mídia? Quais? Por quê?

2 – Dados

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A equipe de Web Analytics não se baseia e não se baseará NUNCA em achismos, tudo deverá ser testado e comprovado com os dados.

Achismos devem ser postos em prática como testes, executados e comprovados para podermos ter a resposta se é algo que funciona ou não.

A inovação faz parte do crescimento do mercado e se ninguém for ousado para inovar o mercado se mantém no status quo, o que não é saudável, mas a inovação não deve ser colocada em prática apenas por ser legal mas sim por que podemos com ela encontrar melhorias, aumentar a conversão e evoluir.

Ache, mas teste para comprovar! :)

Além disso, é a equipe de Web Analytics que será responsável por dar confiança aos dados apresentados na ferramenta! Muitas empresas não confiam nos dados apresentados em sua ferramenta de Web Analytics e isso deve-se muito ao Google Analytics não possuir um suporte e ser a ferramenta mais utilizada de Web Analytics no mundo, pois é free!

Se a empresa utilizar a versão free de uma ferramenta, é o analista que deve saber como funciona, configura e instala a ferramenta, se ele não souber, quem vai saber????? Como você vai confiar nos dados???

Já pegamos MUITOS, mas MUITOS casos na Métricas Boss de empresas que analisavam dados TOTALMENTE errados no seu GA, e o pior, tomava decisão baseada neles! :’(

O Google Analytics é free, fácil de instalar mas a configuração é a parte PRIMORDIAL e onde acontecem os piores erros!

3 – Advogado do Diabo

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A agência de web analytics é uma equipe da sua empresa que você não tem e sim, para muitos a agência ou equipe de web analytics é o advogado do Diabo pois é ela quem analisa e avalia o tempo todo os KPIS do negócio e esses KPIS possuem vários responsáveis.

O trabalho não é apontar os culpados e sim identificar os problemas, pensar nas soluções e dividir com as equipes essas análises, mas existem pessoas que não conseguem entender que esse trabalho ajuda a aumentar o objetivo final que é de alcançar as metas do cliente ou da empresa! :)

Dessa maneira, é necessária entender que o analista ou a agência esta do lado do cliente e para ele não importa quem cuida daquilo, é necessário entender, justificar TUDO que tem retorno ou não, se você não souber por qual motivo uma ação da retorno, ou uma mídia não deu retorno, como mais justificar se funciona ou não?

O trabalho do analista vai além de investimentos em mídia, ele ajuda a analisar as fugas do site, listar os motivos dessas fugas, as melhorias e executá-las, engana-se quem acredita que o trabalho do analista é só ficar analisando ROI, Receita e Conversão, o trabalho deve e TEM que ser muito além disso e por isso o analista de web analytics deve pensar também em CRO e Teste A/B e por isso que sempre reforço meu posicionamento, UX e Web Analytics devem ser uma equipe só!

4 – Não se analisa somente a receita

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Um dos relatórios mais utilizados do Google Analytics é o relatório de aquisição onde aparecem as origens e mídias, mas não é só a receita que deve ser analisada!

Já mencionamos nos tópicos acima, que existem outros KPIS a serem analisado como a conversão assistida por exemplo, mas existem outros pontos que são necessários fugir do GA para podermos responder as dúvidas!

Como você consegue justificar uma taxa de rejeição de uma página ou origem de tráfego estar 25% acima do padrão? É preciso ser usuário as vezes, você necessita acessar o site, entender o que o usuário esta fazendo ali para que isso esteja acontecendo e muitas vezes isso é “demorado demais” para ser analisado.

Como falamos no tópico 4, o trabalho do analista de web analytics TEM que ser muito maior que isso ele precisa entender os motivos e estar bem alinhado com testes e inovação.

5 – O retorno não aparece em 5 minutos

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Web Analytics não é um investimento a curto prazo, em alguns cenários caóticos até é, mas em sua maioria não! É preciso como já mencionamos aqui analisar, transformar essa análise em ações, executar as ações, aguardar a maturação dos dados para depois analisar novamente e saber o retorno e esse processo não é rápido.

Além de tudo, as ação são executadas por diversas equipe e se nenhuma ação for executada, não adianta achar que cairá do céu ou por osmose os resultados aparecerão e somente colocando em prática as informações analisadas pela equipe que você conseguirá justificar o investimento em web analytics.

Conclusão

Você já deveria estar investindo em Web Analytics, em uma equipe interna ou em uma agência e no momento atual da economia onde temos lojas fechando, uma equipe de Web Analytics é mais do que necessária, você precisa medir TUDO, mensurar TUDO e errar cada vez menos pois unindo os dados do seu site, criatividade e ações, com certeza você dará poder aos dados, verá que um marketing orientado a dados não é o futuro é o PRESENTE e que nada melhor do que poder justificar e saber TUDO o que acontece em seu site e uma última coisa:

“Quando você está lidando com seus relatórios diários e suas métricas mais densas, tudo pode parecer importante. É difícil saber o que explorar e o que ignorar, então você acaba fazendo tudo. Assim não é surpresa que sua empresa falhe” Avinash Kaushik

Dúvidas? Comentários? Sugestões?

Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D

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