Conversão Assistida No Google Analytics, por que analisar?

Você analisa o relatório de conversão assistida do google-analytics? Sabe como ele funciona?

Antes de cortar um canal, identifique se o mesmo é importante no fluxo de compra do seu site, e é através da conversão assistida que você consegue identificar esta importância.

Conversão Assistida google-analytics

Primeiro vamos saber o que são as conversões assistidas:

A conversão assistida informa as contribuições que cada canal representou para a venda final.

O google-analytics divide as conversões assistidas em 3 modelos:

Modelo Linear - Atribui valor para cada canal que participou da venda.

Exemplo:

  • Segunda - Usuário acessou seu site através do Google orgânico, mas não comprou;
  • Terça - Usuário acessou seu site através do email, mas não comprou;
  • Quinta - Usuário acessou o site através das campanhas de remarketing e efetuou a compra;

Com o modelo linear, atribuímos valor de conversão para cada canal, pois os 3 participaram ativamente da venda.

Modelo Linear de conversão assistida

Analisando o relatório acima, conseguimos identificar que o tráfego direto é o canal que mais representa para a venda indireta, ou seja, a primeira interação do usuário com o site, mas que não resultou na venda final.

Modelo de última Interação - Atribui valor apenas para o último canal, o canal que teve a conversão.

Seguindo o mesmo exemplo:

  • Segunda - Usuário acessou seu site através do Google orgânico, mas não comprou;
  • Terça - Usuário acessou seu site através do email, mas não comprou;
  • Quinta - Usuário acessou o site através das campanhas de remarketing e efetuou a compra;

No modelo de última interação, o valor será atribuído apenas ao último canal, o canal onde o usuário concluiu a compra, que nesse caso seriam as campanhas de remarketing.

O modelo de última interação, é modelo utilizado normalmente, quando você analisa as origens de venda no relatório de aquisição.

Explicado o que são as conversões assistidas e os modelos, precisamos agora saber a importância desse relatório.

Quando analisamos o relatório de aquisição > origem/mídia, vemos as origens que trouxeram a maior receita e conversão para o site e com isso identificamos muitos canais que possuem visitas, mas baixa conversão e baixa receita. Muitas vezes, ao analisarmos o budget de mídia para o mês e em que canais vamos gastar essa verba, cortamos alguns deles que trazem pouca receita e conversão baixa e isso simplesmente é ERRADO!!