5 passos para transformar dados em decisões de marketing

Uma das coisas mais difíceis do trabalho de um analista de web-analytics é transformar dados em insights. Como já mencionamos web-analytics é mais que um gráfico bonitinho e se você não conseguir analisar dados através da sua ferramenta de web-analytics, os dados ali não vão servir para nada.

Por esse motivo que listamos aqui os 5 passos para transformar Dados em Insights. :)
Como Transformar Dados em Decisões de Marketing parte 1

Este é o primeiro passo, você necessita formular uma idéia sobre o desempenho da ação ou de alguma dúvida que você tenha sobre seu negócio. Somente formulando essa ideia que você construir o passo 2 para poder responder as suas perguntas.

Essa ideia é basicamente sua opinião sobre a ação de marketing ou uma inovação no site por exemplo.

Se você não formular uma ideia sobre seu desempenho, você vai acessar a sua ferramenta de web-analytics e vai se perder no mar de informação que esta sendo apresentada e com isso acabará criando um looping infinito analisando todos os dados e formulando uma análise inconstrutiva.
Como Transformar Dados em Decisões de Marketing parte 2

Baseado no primeiro passo, você agora precisa criar uma pergunta que você deseja responder e que vá tirar a dúvida sobre a ideia que você criou sobre seu desempenho.

Basicamente as perguntas que você vai criar são:

Aquela ação de marketing deu resultado? Qual foi o ROI? Qual a nossa conversão? Quanto geramos de receita?

A inovação que fizemos no site surtiu o efeito que eu esperava? Por que não funcionou?

Essa e outras perguntas são as dúvidas que a ferramenta de web-analytics te ajudará a responder.

Como Transformar Dados em Decisões de Marketing parte 3

Agora que você formulou as perguntas que vão te ajudar a saber se de fato o seu desempenho foi satisfatório, bom ou ruim, você precisa analisar ou criar um relatório para responder essa pergunta.

Esse relatório é o ponto chave de todo o processo. É baseado nele que você responderá suas perguntas para de fato saber o que aconteceu naquela ação. É aqui que você vai analisar e pensar:

“A ação deu resultado, perfeito! Agora vamos ampliar esse investimento?”

“Poutz, aquela ação não surtiu efeito! Qual o motivo?”

Percebeu que você só acessa a ferramenta de web-analytics no passo 3? Apenas reforçando, você só acessa no passo 3 pois se acessar antes terá uma confusão e suas análises podem ser inconstrutivas.

Como Transformar Dados em Decisões de Marketing parte 4

Agora que seu relatório esta te ajudando a responder as suas dúvidas, você precisa esboçar as ações que fará baseada nesse relatório.

Se ao analisar o relatório você perceber que a ação de marketing não surtiu efeito, esse é o momento de esboçar as ações que você fará para melhorar o desempenho dessa ação.

Por exemplo:

“Ok, a ação não surtiu efeito pois gastamos uma verba maior em São Paulo e foi a região com a menor receita.”

Qual será a sua decisão ara ajustar a sua ação? Provavelmente, você cortará São Paulo dessa ação para ir ao passo 5.

Como Transformar Dados em Decisões de Marketing parte 5

Com a decisão tomada baseada no relatório que você analisou ou criou, você agora precisa mensurar a ação que foi criada para melhorar ou ampliar aquele cenário analisado.

Ao mensurar essa decisão, você conseguirá saber os detalhes e voltar ao passo 1, onde fará todo esse ciclo novamente.

Quando você mensurar a ação, terá novamente uma ideia sobre seu desempenho, fará perguntas que os relatórios responderão para poder tomar uma decisão baseada em dados e aí mensurar de novo! :)

Veja o ciclo completo: Passo a passo de como transformar dados em insights

Agora que você já sabe como transformar os dados do google-analytics em decisões de marketing, esta esperando o quê para começar a agir?