Você sabe se seu site é lento? Saiba com o Google Analytics!

O Google Analytics possui uma série de recursos muito úteis para seu negócio.

Já falamos de vários recursos do Google Analytics aqui no site, mas um dos mais importantes para seu negócio, que também é um dos fatores de ranqueamento para a SERP do Google, pouco se fala.

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Você já ouviu falar no Google Page Speed Insights? O Page Speed Insights mede o desempenho de uma página para dispositivos móveis e computadores. A pontuação do PageSpeed varia de zero a 100 pontos. A pontuação mais elevada é melhor, e uma pontuação de 85 ou superior indica que a página tem um bom desempenho.

O Google Analytics possui uma área chamada de “Velocidade do site”, nessa área é possível saber por exemplo o tempo médio de carregamento de uma página do seu site ser totalmente exibida. Primeira coisa que vamos saber é:

Meu site é mais lento ou mais rápido que meus concorrentes?

Para isso indico que utilizem a ferramenta Pingdom Tools. download-11.png

Com o Pingdom Tools, é possível saber a média de carregamento dos seus concorrentes. Basta no campo digitar a URL de seu concorrente e depois clicar em Test Now. O Pingdom Tools informará a média de carregamento e com isso você já possui números para comparar.

E agora, meu site esta mais lento ou mais rápido que meus concorrentes?

Se seu site esta mais lento que seus concorrentes, é um ponto de preocupação, pois a experiência dos concorrentes para o usuário pode estar melhor e com isso você tem MUITO trabalho a fazer.

Se seu site esta mais rápido que seus concorrentes, é um ponto de alívio, mas saiba que seus concorrentes podem estar tão mal quanto você. Como faço para melhorar então?

Como explicamos no início do post, vamos analisar isso com o Google Speed Test e com o Google Analytics.

Após o lançamento do Google Speed Test e diversos usuários betas serem testados, o Google uniu a ferramenta ao Google Analytics na área de “Velocidade do site”.

Vamos ver como melhorar o seu site com dicas do Google? Lembrando que desde 2009, foi incluído um script no robô do Google que considera esse um dos fatores para rankeamento do site.

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Acesse a aba de “Comportamento” do Google Analytics e após isso acesse “Sugestões de velocidade”. Como vimos anteriormente, o Google Page Speed dá uma nota de 0 a 100 ao sua página, isso para cada página do seu site.

Vamos entender cada coluna:

  1. URL da sua página;
  2. Visualizações de Página, ou seja, quantas vezes a sua página foi visualizada, mesmo que tenha sido pelo mesmo usuário;
  3. Tempo de carregamento da página, quanto tempo o Google demorou para acessar totalmente a sua página, ou seja, fazer o download total dela;
  4. Quantas sugestões de melhorias a ferramenta do Google esta indicando para seu site. Ao clicar nesse número, você é redirecionado para uma nova aba com as sugestões. Essas sugestões são divididas em: downloads.png
  5. A última coluna, é a nota que a Page Speed Test, esta dando para sua página. Lembrando o que já falamos no início do post “A pontuação do PageSpeed varia de zero a 100 pontos. A pontuação mais elevada é melhor, e uma pontuação de 85 ou superior indica que a página tem um bom desempenho.”

Pronto! Agora basta dividir essas informações com a sua área de desenvolvimento e TI.

Com essas informações você pode tornar a experiência do seu site melhor para o usuário e consequentemente para o Google.

Quem sabe a longo prazo seu site não sobe algumas posições na SERP?

Dúvidas? Comentários? Sugestões?

Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D

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